Jogos do Brasileirão - 08/10/2023

INTERNACIONAL X GRÊMIO - 16H - 08/10/2023

No geral, as seleções já jogaram 50 jogos entre si. O último encontro entre as seleções foi em 21.05.23, e o jogo terminou com 3:1. Internacional ganhou em 14 partidas, enquanto Gremio conseguiu ganhar em 19 encontros. Além disso, houve partidas em que as seleções jogaram em pé de igualdade, de modo que eles têm 17 jogos em um empate. Assim, com base nesses dados, as seleções têm uma diferença de 40-53 gols.

 

PALMEIRAS X SANTOS - 16H - 08/10/2023

No geral, as seleções já jogaram 50 jogos entre si. Palmeiras ganhou em 24 partidas, enquanto Santos conseguiu ganhar em 16 encontros. Além disso, houve partidas em que as seleções jogaram em pé de igualdade, de modo que eles têm 10 jogos em um empate. Assim, com base nesses dados, as seleções têm uma diferença de 64-53 gols.

 

FLUMINENSE X BOTAFOGO - 16H - 08/10/2023

No geral, as seleções já jogaram 50 jogos entre si. Fluminense ganhou em 20 partidas, enquanto Botafogo conseguiu ganhar em 17 encontros. Além disso, houve partidas em que as seleções jogaram em pé de igualdade, de modo que eles têm 13 jogos em um empate. Assim, com base nesses dados, as seleções têm uma diferença de 53-48 gols.

 

ATLÉTICO MINEIRO X CORITIBA - 18H30 - 08/10/2023

No geral, as seleções já jogaram 28 jogos entre si. O último encontro entre as seleções foi em 20.05.23, e o jogo terminou com 1:2. Atlético Mineiro ganhou em 17 partidas, enquanto Coritiba conseguiu ganhar em 8 encontros. Além disso, houve partidas em que as seleções jogaram em pé de igualdade, de modo que eles têm 3 jogos em um empate. Assim, com base nesses dados, as seleções têm uma diferença de 42-27 gols.

 

FORTALEZA X AMÉRICA MINEIRO - 18H30 - 08/10/2023

No geral, as seleções já jogaram 9 jogos entre si. O último encontro entre as seleções foi em 31.08.23, e o jogo terminou com 2:1. Fortaleza ganhou em 6 partidas, enquanto América Mineiro conseguiu ganhar em 3 encontros. Além disso, houve partidas em que as seleções jogaram em pé de igualdade, de modo que eles têm 0 jogos em um empate. Assim, com base nesses dados, as seleções têm uma diferença de 18-9 gols.

 

ATLÉTICO PARANAENSE X RED BULL BRAGANTINO - 18H30 - 08/10/2023

No geral, as seleções já jogaram 10 jogos entre si. Atlético Paranaense ganhou em 4 partidas, enquanto Red Bull Bragantino conseguiu ganhar em 3 encontros. Além disso, houve partidas em que as seleções jogaram em pé de igualdade, de modo que eles têm 3 jogos em um empate. Assim, com base nesses dados, as seleções têm uma diferença de 14-13 gols

 

 

Mortes provocadas por terremoto no Afeganistão passam de 2 mil

Subiu para 2.053 o número de mortes causadas por um terremoto no Afeganistão, no sábado (7), de acordo com as autoridades locais. O tremor, de magnitude 6,3, provocou estragos principalmente na região oeste do país.

Mais de 9,2 mil pessoas ficaram feridas. Entre as vítimas estão muitas crianças e mulheres, de acordo com uma autoridade do departamento de saúde de Herat. Ao todo, 1.329 casas ficaram danificadas ou destruídas.

De acordo com Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o epicentro do terremoto foi registrado a 35 km de Herat, que é a maior cidade da região. O tremor foi seguido por sete réplicas, com magnitudes entre 4,6 e 6,3.

De acordo com a AFP, o terremoto provocou deslizamentos de terra em áreas rurais e montanhosas. Já na área urbana, imóveis desabaram.

"Estávamos em nossos escritórios quando o prédio começou a tremer de repente e os revestimentos das paredes caíram. As paredes racharam e parte do prédio desabou", disse Bashir Ahmad à AFP.

A Unicef informou que equipes estão na região, com o auxílio das Nações Unidas, para avaliar o impacto total dos tremores.

“Mais uma vez, as crianças e as famílias no Afeganistão foram afetadas por um terramoto devastador”, publicou a organização em uma rede social.

 

 

 

Por G1

 

 

Sandy e Lucas Lima anunciam separação após 24 anos juntos

A cantora Sandy e o músico Lucas Lima anunciaram o fim do casamento nesta segunda-feira (25).

O ex casal, que estava junto há 24 anos, tem um filho de 9 anos, Theo, e afirmou em um comunicado conjunto em suas redes sociais que a decisão não foi fácil, pedindo respeito ao momento que estão vivendo. "A família que a gente construiu é pra sempre", afirmaram - no último dia 12 de setembro, Sandy tinha celebrado o aniversário de casamento se declarando para Lucas.

Sandy e Lucas garantiram que a união terminou de forma harmoniosa. "Não teve briga, mágoa, traumas… A gente conseguiu enxergar que esse era o melhor caminho e vamos deixar de ser um casal do mesmo jeito que a gente foi um: com muito amor, respeito e amizade infinita. A família que a gente construiu é pra sempre. E o nosso amor também", afirmaram.

"E a gente sabe que é pedir demais, mas vamos pedir mesmo assim: por favor, respeitem nosso momento, nossa família. A gente tem um filho lindo de 9 anos que precisa de todo nosso amor e cuidado", pontuou o ex-casal. "Precisamos que esse momento tão íntimo, difícil e particular seja vivido com a mesma discrição com que a gente viveu nosso relacionamento tão feliz, tão bem-sucedido...", explicaram os dois.

 

Sandy e Lucas agradeceram de antemão aos fãs. "Obrigado pela compreensão e pelos pensamentos positivos que a gente sabe que vai receber de quem gosta da gente. Vai demorar um pouquinho, mas vai ficar tudo bem", finalizaram.

Lucas Lima e Sandy ficaram noivos na Disney e retornavam aos parques nas férias — Foto: Reprodução/Instagram
Lucas Lima e Sandy ficaram noivos na Disney e retornavam aos parques nas férias — Foto: Reprodução/Instagram

SANDY E LUCAS LIMA SE CONHECERAM EM SHOW

Sandy conheceu Lucas em 1998, ao conferir um show da Família Lima, em São Paulo Os dois engataram um namoro em junho do ano seguinte, ficando juntos por cinco meses. Os cantores deram uma nova chance ao relacionamento entre 2001 e 2002, terminado outra vez.

Em 2004, Sandy e Lucas voltaram e quatro anos depois de se casaram em Campinas (SP), em um festão que reuniu a nata do sertanejo. Durante os 15 anos de união, o casal manteve um perfil tranquilo, preservando a intimidade e, sobretudo, o filho. Sandy e Lucas raramente compartilharam nas redes sociais imagens em que o menino aparecia, quase sempre parcialmente, e nunca mostraram seu rosto.

Os dois se davam bem com as respectivas famílias e Xororó, pai de Sandy e Junior Lima, elogiou o ex-genro publicamente várias vezes. "Eu vejo o Lucas com o Théo e acho que toda criança deveria ter um pai assim”, afirmou o sertanejo em entrevista ao Altas Horas.

 

 

 

 

 

Por - Quem

Professores apoiam alunos em situações sensíveis na internet

Seis a cada dez professores precisaram apoiar os alunos no enfrentamento de situações sensíveis vivenciadas na internet. Entre essas situações está o uso excessivo de jogos e tecnologias digitais, cyberbullying, discriminação, disseminação ou vazamento de imagens sem consentimento e assédio.

As informações são da pesquisa TIC Educação 2022, lançada nesta segunda-feira (25) pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). 

Os dados mostram ainda que os estudantes, ainda mais os mais velhos, buscam os professores para pedir ajuda e se informar sobre o uso de tecnologias digitais. Por outro lado, ainda há lacunas tanto na formação de professores quanto na oferta de aulas e cursos nas escolas para os estudantes, para os responsáveis e para a comunidade escolar voltados para essas questões.  

A pesquisa mostra que maioria dos professores, 61%, afirmou ter apoiado alunos no enfrentamento de situações sensíveis vivenciadas na internet. Essa porcentagem aumentou em relação a 2021, quando 49% disseram ter apoiado os estudantes nessas questões. Entre os motivos estão o uso excessivo de jogos e de tecnologias digitais (46%); cyberbullying (34%); discriminação (30%); disseminação ou vazamento de imagens sem consentimento (26%); e assédio (20%). 

De acordo com o estudo, quanto mais novos, os alunos buscam mais ou pais ou responsáveis para obter informações sobre o uso de tecnologias digitais, essa porcentagem chega a 80% entre aqueles com idade de 9 e 10 anos.

À medida que vão ficando mais velhos, essa porcentagem cai, chegando a 34% entre aqueles com 18 anos ou mais. Já a busca pelos professores permanece praticamente constante, em torno dos 43% até os 17 anos. Nas áreas rurais, a busca por professores é ainda maior, chega a 56%, considerada a média de todas as idades.  

“A proporção de alunos que buscam pais e responsáveis e familiares vai diminuindo de acordo com a faixa etária. Então, aqueles alunos de 15, 16 17 anos vão se tornando mais independentes. Surgem os amigos, os vídeos e tutoriais na internet ou até mesmo aprender sozinho se torna mais relevante que buscar informações com pais e responsáveis. Mas, os professores são uma fonte de referência mais estável no desenvolvimento dos estudantes”, diz a coordenadora da pesquisa TIC Educação, Daniela Costa.  

A proporção daqueles que aprendem com vídeos e tutoriais da internet variam entre 63% e 90% conforme os estudantes vão crescendo. A proporção daqueles que aprendem sozinhos passam de 76% entre aqueles com 9 e 10 anos e chegam a 97% entre aqueles de 18 anos ou mais. 

De acordo com os estudantes, eles recebem mais orientações de professores à medida que vão ficando mais velhos. No 4º e 5º do ensino fundamental, menos da metade dos alunos diz ter recebido alguma informação. No ensino médio, essa proporção chega a até 67%. Entre os assuntos tratados estão como usar a internet de forma segura, o que fazer quando alguma coisa incomoda na internet, como verificar se uma notícia ou informação é falsa e indicações para trabalhos escolares.  

Cursos e disciplinas  

Diante da demanda por informações, os professores dizem precisar de formação. Para a maior parte dos docentes, 75%, falta um curso específico voltado para a adoção de tecnologias digitais nas atividades educacionais com os alunos.  

Na hora de incorporar a tecnologia na sala de aula, os professores também enfrentam desafios: 50% dizem que os alunos ficam dispersos quando há uso de tecnologias durante as aulas. De acordo com Costa, as escolas devem cuidado na hora de proibir o uso de equipamentos tecnológicos e que isso deve ser incorporado a uma proposta pedagógica.  

“Muitas vezes quando há essa restrição ao uso ou mesmo a proibição, corremos o risco de, novamente, inviabilizar oportunidades de uso para estudantes que já enfrentam desigualdades de oportunidades em outros âmbitos”, diz a coordenadora da pesquisa.

“Verificamos que professores e alunos fazem o uso desse dispositivo, então, há necessidade, nas escolas, de haver uma maior conversa e debate do uso de tecnologia e como ela pode ser melhor aproveitada por estudantes e professores, para usufruírem de oportunidades e uso crítico, seguro e responsável dessas tecnologias”.  

Em relação a como esses assuntos são trabalhados de maneira formal nas salas de aulas, segundo a pesquisa, 47% dos coordenadores das escolas dizem que as atividades fazem parte do conteúdo de um ou mais disciplinas do currículo comum da escola. Outros 27% afirmam que são oferecidas em disciplinas ou atividades extracurriculares e 17% dizem que essas atividades são realizadas apenas quando os alunos enfrentam algum problema no uso da internet ou das tecnologias.  

Quando se trata de envolver a comunidade escolar, cerca da metade das escolas oferece atividades apenas uma vez por ano ou mesmo não oferece atividades voltadas a pais e responsáveis e a outros funcionários da escola sobre o uso de tecnologia. 

Mais acesso  

O estudo mostra ainda que as escolas brasileiras estão mais conectadas após a pandemia, mas ainda faltam tanto dispositivos para acessar a internet quanto uma maior qualificação do uso.  

“Quando a gente pensa de uma conectividade significativa para a escola, não estamos falando só da conectividade em si, do acesso à internet ou aos dispositivos, estamos falando de uma educação significativa mediada por tecnologias digitais. Essa conectividade significativa e educação significativa englobam a educação digital, a educação para o uso e a inclusão desse tema também no currículo das escolas”, diz Costa.  

A pesquisa TIC Educação é realizada desde 2010 e tem o objetivo de investigar a disponibilidade de tecnologias de informação e comunicação (TIC) nas escolas brasileiras de ensino fundamental e médio e o uso e apropriação por estudantes e educadores. Na edição de 2022, a TIC Educação realizou, presencialmente, entre outubro de 2022 e maio de 2023, 10.448 entrevistas em 1.394 escolas públicas municipais, estaduais e federais e em escolas particulares. Ao todo, os pesquisadores ouviram 959 gestores escolares, 873 coordenadores, 1.424 professores e 7.192 alunos. A pesquisa está disponível na internet

 

 

 

 

 

Por -Agência Brasil

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