STF nega em julgamento no plenário virtual pedido de Lula contra atuação de Moro

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou, por unanimidade, em votação no plenário virtual, um pedido apresentado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra a atuação do ex-juiz e atual ministro da Justiça, Sergio Moro.

 

O pedido do ex-presidente era para anular atos de Moro em uma das ações penais contra ele, que apura fraudes envolvendo o Instituto Lula. Nesse processo, Moro atuou apenas no começo, e a Justiça ainda não decidiu se condena ou absolve Lula pelas acusações.

 

A votação começou na última quinta-feira (16) e terminou às 23h59 de quinta (22). O resultado foi confirmado nesta sexta-feira (23).

 

Os ministros seguiram o voto do relator da Operação Lava Jato no Supremo, Luiz Edson Fachin, que não viu atos do ex-juiz que ferissem a Constituição.

 

Os ministros analisaram no plenário virtual um recurso de Lula contra uma decisão tomada por Fachin em abril deste ano. À época, o relator da Lava Jato disse no processo que não viu ilegalidades nos atos de Moro.

 

Os advogados contestaram a autorização para a realização de perícia em documentos da Odebrecht que foram mantidos em sigilo durante o processo, sem que houvesse oportunidade da defesa de contestá-los.

 

Fachin foi o primeiro a inserir o voto no sistema. Ele votou na quinta passada (16) contra o recurso. A partir daí, os outros inseriram seus votos até a noite de quinta.


Casos arquivados

 

Outros dois casos chegaram a ter julgamento iniciado no plenário virtual, mas foram retirados por Fachin depois que a defesa de Lula desistiu dos pedidos.

 

O argumento da defesa foi que a suspeição de Moro já é tratada em um habeas corpus que teve julgamento iniciado e no qual faltam votar os ministros Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello.

 

No habeas corpus, a defesa quer anular tudo o que Moro fez em todas as ações contra Lula e ainda não há data prevista para julgamento.

 

Segundo a defesa, a matéria dos recursos que seriam analisados virtualmente era "idêntica" e não haveria motivo para julgamento.

 

Julgamento presencial

 

Na próxima terça-feira (27), a Segunda Turma vai analisar outro recurso do ex-presidente. Essa discussão, no entanto, será presencial.

 

Na oportunidade, os ministros decidirão se suspendem a ação penal que apura suposto repasse de propina na aquisição de um terreno pela Odebrecht. Este é o mesmo processo em que a Segunda Turma, no plenário virtual, negou anulação de atos iniciais de Moro.

 

Os advogados argumentam que houve cerceamento de defesa, inclusive depois da saída do ex-juiz e da atuação de outros magistrados, porque a Justiça impediu o acesso dos advogados ao acordo de leniência da Odebrecht. Todos os ministros ainda precisam votar sobre esse pedido. (Com G1)

 

 

 

Hashtag:
'A Dona do Pedaço': Beatriz descobre traição de Otávio

Após anos desconfiando das puladas de cerca do marido, Beatriz (Natália do Vale) teve certeza da infidelidade de Otávio (José de Abreu). Tudo acontece quando ela escuta uma conversa do marido com Vivi (Paolla Oliveira), que já descobriu a relação do pai com Sabrina (Carol Garcia), em A Dona do Pedaço.

 

Preocupada com o clima tenso entre Otávio e Vivi, que não tolera as armações do pai, Beatriz trata de levar um suco aos dois para levantar o astral. No entanto, ela ouve o que mais temia: que Otávio engravidou Edilene (Cynthia Senek), obrigou-a a abortar, e arrumou outra amante. Sem chão, a madame derruba a bandeja que carregava e os dois percebem que ela sacou tudo.

 

Otávio pede que os dois conversem, insiste que ama a mulher, que sempre a amou, mas Beatriz não lhe dá ouvidos:

 

"A gente não tem que conversar. Eu sempre me fiz de surda, de muda, de cega. Amor estranho o seu, Otávio... Amor estranho, que não tem nenhum respeito por mim."

 

Vivi e Linda tentam interceder, e a madame desaba:

 

"Todo mundo aqui nesta casa me protegeu, a vida toda. A minha felicidade era fingir, não perceber que meu marido tinha amantes?... A minha felicidade era fazer cara de paisagem cada vez que ele dizia que estava atrasado na empresa, que tinha reunião? Não quero mais viver a mentira em que se transformou meu casamento."

 

Pela primeira vez, Beatriz toma uma atitude e decide ir embora. No entanto, Vivi sugere que Otávio deixe a casa e Beatriz concorda:

 

"Ou vai você ou vou eu. Saber que era pai do filho daquela moça que morreu...é a última gota. Eu sempre soube, mas não queria saber. Eu via os olhos do pai dela, sofrendo... e fingia que não era comigo. Que tipo de monstros nós somos que fingimos que não têm nada a ver conosco a dor de um pai? "


Sensibilizada com a dor de Beatriz, Vivi consola a mãe:

 

"Mãe. Eu... sabia do meu pai, mas não queria que você sofresse. Agora ele chegou longe demais, e eu tava disposta a fazer ele voltar atrás, e não te desrespeitar nunca mais. Só que você ouviu tudo. Me perdoa. Não vou deixar meu pai ser mesquinho com você. Eu ganho muito com a internet, tenho meu dinheiro. Não vai te faltar nada, mãe. Eu te amo! Eu te amo!"

 

Será que Beatriz vai voltar atrás?

 

 

 

Hashtag: |
'Bom Sucesso': Nana acusa Paloma de roubo: 'Cadê o dinheiro?'

Quando Paloma (Grazi Massafera) acha que vai ter um pingo de sossego na vida, sempre aparece alguém pra bagunçar tudo em Bom Sucesso. Agora é Diogo (Armando Babaioff) que vai armar uma pra cima da costureira no capítulo que vai ao ar nesta sexta-feira, 23. Acredita que esse malandro vai colocar dez mil dólares na bolsa de Paloma para que ela seja acusada de roubo na mansão? Isso tudo porque o advogado já percebeu que o bem-estar de Alberto (Antonio Fagundes) está diretamente ligado à presença da mocinha naquela casa.

 

Depois de esconder a grana, Diogo é bem sonso diante da família:

 

"Seu pai está pregando uma peça em mim! Tá certo, eu fui meio relapso, mas eu preciso dos dólares."



Alberto se espanta com o comentário do genro e diz que não tem nada a ver com o sumiço do dinheiro. Era o que o pilantra queria para dar início à confusão.

 

"Mas se não foi o senhor, quem pegou?"

 

Nana (Fabíula Nascimento) não perde a chance...

 

"Só teve uma pessoa que entrou lá. Paloma."

 

Alberto, como sempre, sai em defesa da sua querida acompanhante.

 

"Coloco minha mão no fogo pela Paloma."

 

Enquanto rola a discussão, a costureira tá no quarto de Sofia (Valentina Vieira). É a menina quem encontra os dólares na bolsa de Paloma. A mocinha fica chocada, sem entender como tanto dinheiro foi parar no meio das suas coisas.

 

É quando todos em casa vão atrás dela pra esclarecer essa história. Mas Nana já chega fazendo a acusação:

 

"Cadê o dinheiro que tava na biblioteca? A gente já sabe de tudo."

 

 

 

Hashtag: |
'Órfãos da Terra': Dalila arma novo plano para cima de Jamil

Em Órfãos da Terra, nem o coma de Dalila (Alice Wegmann) vai ajudá-la a se tornar uma pessoa melhor. Após ficar entre a vida e a morte, a vilã vai pensar em mais uma forma de acabar com o relacionamento de Jamil (Renato Góes) e Laila (Julia Dalavia).

 

Em casa, a libanesa terá uma ideia quando estiver relembrando episódios do passado. Ela pensa no pai e, do nada, recorda-se de Salim, funcionário da família que morreu injustamente no primeiro episódio da trama.

 

O rapaz a seguiu e, contrariada, ela inventou que ele tinha a atacado. Revoltado com o relato, Aziz não pensou duas vezes e usou do próprio ódio para matar e proteger a filha da situação.

 

Na época, o sheik ainda pediu para Jamil confessar o crime em seu lugar e o libanês aceitou para demonstrar a lealdade que tinha com o patrão.

 

Relembre:

 

Aziz mata Salim e pede que Jamil assuma a culpa em seu lugar

 

"Papai matou Salim, marido de Mágida. Jamil assumiu a culpa no lugar dele e foi preso...”, arquiteta, imersa em seus pensamentos.

 

Fauze (Kaysar Dadour) entra na sala durante esse momento e Dalila aproveita para fazer um pedido inusitado ao capanga.

 

"Fauze, quero que traga Mágida para o Brasil", diz, deixando-o perplexo.

 

Ele estranha o pedido e relembra a situação em que Salim perdeu a vida por causa de uma mentira dela, mas nem assim abala a confiança da vilã.

 

"Foi papai quem matou, mas todos pensaram que foi Jamil..."

 

O capanga pergunta o que ela tanto quer com a mulher e a vilã responde:

 

"Ela é uma carta que tenho na manga, faz tempo. Quero ver a reação de Laila quando souber que Jamil foi preso no Líbano e que o seu virtuoso marido é, na verdade, um assassino frio e cruel."

 

O PLANO

 

Fauze não acredita que Dalila vai armar mais um plano, mesmo depois de tudo que passou. Ele tenta argumentar com a patroa que a tarefa não vai ser nada fácil, mas ela o surpreende com uma informação inédita:

 

"Vai, sim. A filha dela está no Brasil."

 

Ele se espanta e pergunta como ela sabe disso. Dalila, então, revela um segredo que estava guardando há meses.


"Meses atrás, paguei para uma mulher pegar e trazer a menina para o Brasil, como refugiada. E ainda dei o nome do lugar onde ela deveria deixá-la: Instituto Boas Vindas. O nome dela é Salma."

 

Fauze não entende por que Dalila fez isso e ela explica que essa é apenas mais uma carta na manga que guardou para si. A ideia é que Mágida venha ao Brasil encontrar a filha e tenha uma surpresa e tanto.

 

"Quando ela encontrar Jamil, vai acusá-lo pela morte de Salim! E a felicidade de #Jamaila não vai resistir a mais esse golpe", diz, maquiavélica.

 

 

 

Hashtag: |
'Malhação': Serginho expõe segredo para Max!

Desde que uma amiga comentou que Guga (Pedro Alves) parecia ser gay, Max (Roberto Bomtempo) não se convence - mesmo não sabendo de nada ainda -, e acha que Serginho (João Pedro Oliveira) pode ser uma má influência na vida do filho.

 

Ele resolve surpreender o neto de Margarida (Ana Miranda) na loja em que trabalha, e vai logo sendo bem direto: "Eu preciso saber... Você é gay, não é?!".

 

"Minha vida é problema meu. Desculpa, mas essa sua pergunta é totalmente descabida", retruca o jovem.

 

"Olha, não quero te ofender. É que eu passei por uma situação embaraçosa durante o jantar da Fátima lá em casa. Ela perguntou ao Guga se ela era gay e eu achei graça, mas na verdade, não achei nada engraçado pensarem isso do meu filho", ressalta o pai de Guga.

 

Serginho, então, resolve jogar limpo e assumir que é gay. Mas Max não poupa seus comentários: "Sabia! Sempre teve a maior pinta...". O gerente da loja fica meio nervoso e resolve dizer algo sobre Guga, deixando Max curioso:

 

"O quê? O que é que você tem pra dizer do Guga?".

 

 

 

Hashtag: |
Campo Bonito - Município pagou mais de 340 mil em títulos precatórios

O município de Campo Bonito precisou pagar mais de 340 mil reais em títulos precatórios para não ter obras interrompidas. Este valor se refere a processos movidos contra a prefeitura, transitados e julgados e com parecer desfavorável ao município.

 

“É um dinheiro que poderia ser investido em outras obras e projetos, mas o judiciário expediu ordem de pagamento, se não pagássemos ficaríamos sem certidões negativas e assim obras importantes como o recape asfáltico da avenida Paraná, o calçamento da Vila Rural e até mesmo recursos que estão para chegar seriam interrompidos” Comentou o prefeito Toninho.

 

O que significa precatório?

 

Precatórios são requisições de pagamento expedidas pelo Judiciário para cobrar de municípios, estados ou da União, assim como de autarquias e fundações, o pagamento de valores devidos após condenação judicial definitiva. Após obter o ganho de causa contra o Poder Público, o titular do direito resguardado com a ação judicial passa a ser detentor de um título, denominado de Precatório. Precatório, portanto, nada mais é que o reconhecimento judicial de uma dívida que o ente público tem com o autor da ação, seja ele pessoa física ou jurídica.

 

Valor dos precatórios pagos:

1 – 186.648,00

2 – 76.319,79

3 – 48.414,30

4 – 25.329,94

5 – 1.823,83

6 – 1.459,66

7 – 695,58

 

 

 

 

Candói - No 2º dia de cavalgada, tropeiros percorrem mais de 30 km de estrada para reviver tradição

Cerca de 100 cavaleiros percorreram nesta quinta dia 22, mais de 30 quilômetros pelas estradas da região de Candói.

 

A XX Cavalgada da Integração começou na manhã desta quarta-feira (21), na comunidade da Divisa. Hoje pela manhã por volta das 10h, os tropeiros saíram da fazenda do Sr. Adão Lopes e se deslocaram até a propriedade da Sr. Rita Lopes, onde foi servido um delicioso almoço.

 

O pouso dos tropeiros será realizado no Assentamento Santa Clara, na fazenda do Sr. Elizeu Chaves. Assim como na noite desta quarta-feira, hoje também será realizado o baile com o Grupo Jeito Garoto.

 

 

 

Bancos vão poder abrir aos sábados

O texto da MP da Liberdade Econômica aprovado na quarta dia 21, no Senado, preservou os pontos originais da MP enviada pelo governo, como o fim da necessidade de licenças e alvarás para negócios de baixo risco, e a proibição do "abuso regulatório", como a criação de regras para leis para reserva de mercado ou controle de preço. A MP também permite que bancos abram aos sábados.

 

Permaneceram ainda a previsão de que o eSocial será substituído por outro programa em até 120 dias e a criação da carteira de trabalho eletrônica.

 

Trabalho aos domingos vetado pelo SENADO

 

O Senado derrubou a autorização para o trabalho aos domingos e feriados. Essa permissão, que havia sido aprovada na Câmara, era defendida pelo governo, mas causou polêmica no Senado.

 

Como a MP perderia a validade na próxima terça-feira, dia 27, se não fosse votada, o governo preferiu recuar e concordar com a retirada da autorização de trabalho aos domingos para garantir a votação a tempo.

 

O artigo foi considerado um "jabuti", ou uma matéria estranha à medida, e retirado do texto aprovado sem novas alterações, o que evitou que a medida tivesse que ser novamente analisada pela Câmara.

 

Projeto de lei

 

O governo, no entanto, deve enviar um projeto de lei retomando a autorização de trabalho nesses dias, assim como outros pontos que ficaram de fora do texto final aprovado.

 

Como mostrou o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) na semana passada, ainda na votação da Câmara, parlamentares e a equipe econômica já costuravam um "projeto das sobras", com pontos que foram retirados, como a previsão para que quem ganha mais do que R$ 30 mil não esteja mais protegido pela legislação trabalhista.

 

"A votação da MP da Liberdade Econômica é boa, mas não foi o ideal", disse o secretário de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho.

 

O texto aprovado na Câmara autorizava o trabalho aos domingos e feriados irrestritamente e previa uma folga aos domingos por mês. Hoje, o trabalho aos domingos depende de acordos e convenções de cada categoria. No comércio, por exemplo, há em algumas localidades permissão para o trabalho, desde que haja uma folga a cada três domingos.

 

Com o risco de perda da validade da MP, os parlamentares governistas trabalharam ontem durante todo o dia para que fosse aprovado o texto conforme veio da Câmara, que ratificou a medida na semana passada.

 

 

 

 

Hashtag:
Quedas - Sanepar e Prefeitura assinam contrato de bonificação

Nesta quinta dia 22, a Prefeitura de Quedas do Iguaçu e a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) assinaram contrato de bonificação de 50% nas tarifas de saneamento dos prédios públicos municipais.

 

O diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, e o diretor Comercial, Toco Zanetti, receberam a prefeita Marlene Fátima Manica Revers, para a assinatura do documento.

 

Com o contrato, válido por cinco anos, o Município terá uma economia nesse período estimada em mais de R$ 1,5 milhão.

 

 

 

Pinhão - Drogas apreendidas e três pessoas encaminhadas pela Polícia Militar

Nesta quinta dia 22, equipe do Destacamento Policial Militar de Pinhão, realizava patrulhamento na Av. Trifon Hanysz, próximo a esquina da Travessa Elpidio Kitcki, quando visualizou um adolescente, 17 anos em atitude suspeita.

 

Dada voz de abordagem, realizado busca pessoal e encontrado dentro de uma caixa de cigarro 11 invólucros de substância análoga a maconha (35,2 gramas), as quais se encontravam dividas e prontas para comercialização, como também certa quantidade em dinheiro, em notas trocadas.

 

O adolescente informou quem lhe fornecia as drogas. Deslocado até a residência do denunciado no bairro Azaléia, e realizada abordagem do denunciado sendo localizado com este um invólucro com 11 frações prontas para venda, de substancias análogas a maconha, as quais totalizaram 29,7 gramas, e certa quantia de dinheiro e no quarto o total de meio tablete de droga, análoga a maconha, ainda sem fracionar, o qual totalizou 244 gramas.

 

Também foi encontrado três buchas de cocaína, prontas para venda, as quais totalizaram 1,3 gramas. E cinco invólucros maiores de cocaína, ainda em pedra, os quais totalizaram 23,5 gramas. Também foi localizada uma faca, a qual apresentavam odor característico de maconha.

 

Dada voz de prisão e apreensão ao adolescente e ambos encaminhados a Delegacia de Pinhão.

 

 

 

Campo Bonito - Secretaria de Esportes promove Campeonato de Canastra

Começou na noite desta quarta dia 21 no Clube do Vovô o Campeonato Municipal de Canastra edição 2019.

 

São 12 duplas inscritas na competição que será disputadas todas as quartas feiras a noite a partir das 19h. A premiação é do 1º á 4º Lugar e com previsão de término em 90 dias.

 

O prefeito Antonio Carlos Dominiak (Toninho) esteve presente e disse que o governo municipal sempre esta incentivando e apoiando o esporte no município em todas as modalidades.

 

O chefe de divisão de esportes Douglas Rafael Pinheiro, disse que além do campeonato de canastra a secretaria de esportes esta organizando os campeonatos municipal de Voleibol Livre com o congresso marcado para quinta dia 29 de agosto as 19h00 e Futsal Masculino ,Feminino, Veterano ,congresso técnico será sexta dia 30 de Agosto,também ás 19h00 no Ginásio Municipal Luis Carlos Picolli dos Santos.

 

 

 

Guaraniaçu - Alunos assistem a Espetáculo Teatral

A Secretaria de Assistência Social por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), contando com a colaboração da secretaria de Educação e juntamente com Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Conselho Tutelar, proporcionaram no dia de ontem, quinta dia 22, uma apresentação teatral em alusão ao Combate a Exploração e Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes.

 

O espetáculo do Grupo Teatral Reminiscências“Flor e Ser”, conta a historia de três amigos que montam um jardim com a orientação de um jardineiro-músico e por meio de músicas e brincadeiras conversam sobre questões importantes do nosso tempo.

 

O evento foi realizado no período da manhã no Centro Cultural e contou com a participação de alunos do Colégio Desembargador e da Escola do Campo da comunidade de Planaltina e a tarde, o espetáculo foi apresentado aos alunos do Distrito de Guaporé.

 

A peça teve como objetivo provocar a inquietação sobre como nos comunicamos e em quem realmente devemos confiar. Em meio a tantas tecnologias como identificar pessoas mal intencionadas, como utilizar essas ferramentas para aproximação de novos amigos.

 

O grupo formou-se na cidade de Joaçaba no ano de 2011. É Composto por atores oriundos do Rio Grande do Sul e do Paraná, que se dedica a montagens teatrais para todos os públicos. O Grupo já montou sete espetáculos ao longo de sua trajetória, destes seis estão em cartaz, desenvolve trabalhos como arte e educação.

 

Em suas experimentações cênicas a narrativa e o trabalho corpóreo do ator, permeia o processo de criação do grupo, que pesquisa também as linguagens do teatro de rua e da palhaçaria.

 

 

 

Banco do Brasil moderniza cobrança do IPVA e pagamento poderá ser feito até pelo WhatsApp

O pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) vai ficar mais fácil para os clientes do Banco do Brasil ou para quem optar por este banco para quitar seus débitos. A Secretaria da Fazenda e o BB desenvolveram um sistema que possibilitará o recolhimento do imposto online, o que vai permitir que isso seja feito por todos os canais de atendimento ao cliente, até mesmo pelo whatsapp.

 

A Secretaria mantem convênio com sete instituições bancárias para o pagamento do IPVA. A preferência dos proprietários de veículos tem sido pelo Banco do Brasil. Neste ano, por exemplo, até o momento, 35% das operações foram feitas neste banco.

 

O sistema online, desenvolvido em conjunto por técnicos da Celepar e do BB, permite que os recolhimentos sejam registrados em até 30 minutos nos sistemas da Secretaria da Fazenda, quando os extratos de consulta de débito já contemplarão o pagamento.

 

Também vai permitir o pagamento de parcelamento e de débitos já inscritos em dívida ativa, sem a necessidade de imprimir a guia de recolhimento (GRPR) em papel. Isso significa que, a partir de agora, o contribuinte poderá pagar qualquer tipo de dívida do IPVA também no Banco do Brasil, somente com informação do número do Renavam do veículo.

 

A solução vem sendo discutida há anos, mas tomou impulso nos últimos seis meses, explica o gerente- geral de Agência Setor Público de Curitiba, Joel Giovani Lopes Saraiva.

 

“O novo sistema substitui outro bastante limitado que exigia trabalho extra dos analistas da Secretaria da Fazenda e vem ao encontro dos processos de modernização da Secretaria”, explica Alexandre de Souza, assessor da Inspetoria Geral de Arrecadação da Receita Estadual. “Portanto, gera também significativa economia de recursos”, afirma.

 

Ágil e confiável

 

A base de dados do Banco do Brasil precisava ser atualizada pelo menos três vezes por dia. Como o IPVA deve ser pago anualmente, a cada novo exercício os dados precisam ser lançados nos últimos dias do ano, exigindo enorme trabalho extra.

 

No último ano, o lançamento de 11 milhões de registros tomou onze horas para ser realizado. Embora os veículos tributados no Paraná somem 4,3 milhões, o número de registros é bem maior em função de débitos atrasados. Com o desenvolvimento da nova tecnologia, essas tarefas não precisam mais ser executadas, tornando o processo de pagamento mais ágil e confiável para o contribuinte paranaense. (Com AEN)

 

 

 

 

 

 

Hashtag:
Laranjeiras - Projeto “Hora do Mate” realiza encontro neste domingo

A UFFS – Campus Laranjeiras do Sul promove, no domingo dia 25, o encontro “Hora do Mate”. A atividade será realizada, a partir das 15h, na Praça José Nogueira do Amaral, em Laranjeiras do Sul.

 

O evento é aberto para todos os interessados. O objetivo da atividade é promover a confraternização entre a comunidade acadêmica e regional, resgatando elementos da cultura do Sul do país, tendo como objeto central o chimarrão, além da música, da dança, das artes em geral. Durante o evento ocorrem apresentações musicais e danças com talentos locais.

 

A organização do evento pede aos participantes que, se possível, levem os utensílios para o chimarrão (bomba, cuia e térmica) caso tenham e, aqueles que puderem contribuir com o lanche que será servido, podem levar um prato de doce ou salgado. No local, será disponibilizado água quente e a erva-mate.

 

Feira de produtores da agricultura familiar.

 

Junto ao evento Hora do Mate, será promovido feira de hortaliças, panificação e embutidos de leite e carne. Essa atividade será coordenada pelo Projeto de Extensão da UFFS “Gestão coletiva em Associação de pequenos produtores da agricultura familiar: trabalho, educação, produção e geração de renda”.

 

Conforme explica o Coordenador do Projeto e Coordenador Adjunto de Extensão e Cultura do Campus, Luiz Carlos de Freitas, “os produtos da feira serão comercializados por agricultores familiares que integram a Associação dos pequenos produtores da agricultura familiar e camponesa”.

 

A atividade cultural dará direito a declaração de participação. Venha confraternizar e prestigiar a cultura local!

 

Serviço:

Hora do Mate

Praça José Nogueira do Amaral.

Dia 25 de agosto, a partir das 15h

 

 

 

Laranjeiras - Assistência Social como direito do povo será o tema da 12ª Conferência Municipal

A Secretaria de Assistência e Segurança da Família de Laranjeiras do Sul promoverá, na sexta dia 30, a 12ª edição da Conferência Municipal de Assistência Social, às 13h, no auditório do Centro da Juventude. No evento, os participantes discutirão aspectos importantes que norteiam o tema central do encontro, voltado à Assistência Social: Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social.

 

A Conferência Municipal é um importante momento para a política de assistência social. Nela são revistos aspectos do trabalho que é realizado e discutidas as próximas ações. “O tema deste encontro traz o valor do fortalecimento da participação do controle social. Temos a necessidade de discutir financiamento público pelas três esferas de governo, pois só se faz política pública com aporte de recursos”, declarou o Assistente Social da Secretaria de Assistência, Nilson Bronholo.

 

Os interessados poderão se inscrever na data e local da conferência, partir das 13h. Na oportunidade três eixos serão discutidos entre os participantes: 1- Assistência Social é um direito do cidadão e dever do Estado; 2-Política Pública tem que ter financiamento público e 3 - A participação popular garante a democracia e o controle da sociedade. A Conferência será encerrada com a escolha do delegado que vai representar o município na Conferência Estadual de Assistência Social, que ocorrerá em Curitiba. A programação segue com atividades até as 17h.

 

Podem participar profissionais da área, instituições, entidades governamentais e não governamentais, além da comunidade em geral. O evento é resultado de uma parceria entre Conselho Municipal de Assistência Social e Prefeitura de Laranjeiras do Sul, através da Secretaria de Assistência e Segurança da Família.

 

 

 

Encceja 2019 é neste domingo: veja horário, consulta dos locais de prova e documentos necessários

As provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) serão realizadas em todo o País no próximo domingo, 25.

 

Na região da CANTU, os inscritos devem procurar com antecedência os locais onde farão o exame para que não haja problemas de localização no dia da prova.

 

As provas serão realizadas nos Colégios Floriano Peixoto, Érico Veríssimo , Colégio Laranjeiras e José Marcondes Sobrinho todos em Laranjeiras do Sul .

 

Haverão provas no período da manhã e tarde, dependendo da disciplina que irão realizar. Para consultar os locais de prova, o candidato tem que entrar onde fez a inscrição.

 

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), todas as informações estão disponíveis na página do participante do Encceja. Lá, os candidatos encontrarão os locais de provas, horários e demais orientações para a realização das provas no domingo.

 

 

 

Laranjeiras - Jovens que cumprem medidas socioeducativa farão o Encceja

Paraná tem 461 adolescentes inscritos no Encceja Nacional PPL - Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Jovens que Cumprem Medida Socioeducativa de Privação de Liberdade. O número representa 67% do total de jovens em cumprimento de medida de internação durante o período da inscrição.

 

Os inscritos não completaram o ensino fundamental ou médio e têm o direito de participar do Encceja. As provas acontecem nos dias 8 e 9 de outubro, nas unidades Socioeducativas do Estado.

 

"Dar oportunidades ao adolescente que cumpre medida socioeducativa é fundamental para que ele possa concluir seu estudo e consiga voltar ao convívio social e recomeçar a vida", afirma o secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost.

 

Os participantes poderão usar o desempenho no exame como mecanismo de certificação para conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, ou para fins de obtenção de declaração parcial de conclusão.

 

UNIDADES - Todas as Unidades Socioeducativas no Paraná de internação participarão do Encceja PPL/2019. São elas Campo Mourão, Cascavel II, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Joana Miguel Richa (Curitiba), Laranjeiras do Sul, Londrina II, Maringá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Santo Antônio da Platina, São Francisco (Piraquara), São José dos Pinhais, Toledo e Umuarama.

 

PROVAS - Os adolescentes realizarão provas objetivas, para fins de obtenção da certificação de conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, de acordo com sua inscrição. As provas são organizadas por área de conhecimento e respectivos componentes curriculares.

 

Para o Ensino Fundamental serão aplicadas provas das seguintes áreas de conhecimento: Ciências Naturais, História e Geografia, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação e Matemática.

 

Já para o Ensino Médio serão aplicadas provas das áreas de conhecimento de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação e Matemática e suas Tecnologias.

 

 

 

Laranjeiras - Secretaria de Saúde intensifica chamado para vacinação contra febre amarela e sarampo

A Secretaria de Saúde de Laranjeiras do Sul reforça para a população sobre a importância de estar em dia com a sua caderneta de vacinação, especialmente em relação à vacina da Febre Amarela e Sarampo devido o registro de casos dessas doenças no estado do Paraná.

 

“Tanto a Febre Amarela quanto o Sarampo são doenças que há muito tempo o estado do Paraná não tinha registro e hoje estamos vivenciando a circulação desses vírus. Por isso precisamos continuar sempre em alerta principalmente em relação ao esquema vacinal de toda a população”, afirmou a Enfermeira responsável pelo setor de epidemiologia, Patrícia Massuqueto.

 

A Febre Amarela e o Sarampo são "doenças imunopreveníveis", que podem ser prevenidas com a VACINAÇÃO. “Em relação ao esquema vacinal as pessoas de 9 meses a 59 anos 11 meses e 29 dias precisam ter 1 dose da Vacina Febre Amarela. Já em relação ao esquema vacinal da Tríplice viral que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, lembramos que o Ministério da Saúde instituiu a “dose zero” da vacina Tríplice Viral a qual deve ser aplicada em crianças entre seis e onze meses. Por isso é importante que os pais e responsáveis procurem uma unidade de saúde para que seja aplicado essa vacina de extrema importância”, concluiu a enfermeira.

 

O esquema vacinal deve ser respeitado, ou seja, as doses subsequentes permanecem iguais, ou seja, a dose número 1 aos 12 meses de vida e a dose número 2 aos 15 meses. O recomendado é que pessoas na faixa etária até 29 anos 11 meses e 29 dias precisam ter na sua carteira de vacinação 2 doses. Já a faixa etária de 30 a 49 anos apenas 01 dose.

 

Para facilitar aos pais que trabalham durante a semana, as Unidades de Saúde Carlos Felipe de Sio e do Cristo Rei estarão abertas no sábado, dia 24 de agosto, para atualização da Caderneta de Vacinação das pessoas que pertencem a essas unidades. Diariamente as vacinas da Febre Amarela e Sarampo estão disponíveis em todas as salas de vacina do município.

 

 

 

PRF flagra dupla com mais de 5 mil munições na BR 277, em Cascavel

Dois rapazes, de 20 anos, foram presos pela PRF (Polícia Rodoviária Federal), na noite de quinta dia 22, ao serem flagrados transportando mais de 5 mil munições coladas ao próprio corpo. A apreensão aconteceu em frente à unidade operacional, na BR 277, em Cascavel.

 

Os suspeitos eram passageiros de um ônibus da linha Foz do Iguaçu/Curitiba, abordado durante fiscalização de rotina, por volta das 23h30. No total, foram apreendidas 5.005 munições calibre 9 milímetros - para pistola -, 201 munições calibre 5.56 e 2 munições calibre 7.62 - ambas para fuzil.

 

Os presos afirmaram que pegaram as munições em Foz do Iguaçu e levariam para a capital do Estado. Eles foram encaminhados à Delegacia de Polícia Federal em Cascavel.  (Com Catve)

 

 

 

 

 

 

Hashtag:
Catanduvas - Município tem parecer prévio pela aprovação das contas 2018 sem apontamentos ou ressalvas

O Município de Catanduvas teve parecer prévio da equipe técnica do Tribunal de Contas do Estado do Paraná pela aprovação das contas 2018 sem nenhum apontamento, ressalvas ou restrições. De acordo com o prefeito municipal Professor Moisés isso é fruto de um trabalho realizado em equipe com transparência, seriedade e honestidade acima de tudo.

 

“Enquanto vemos inúmeros municípios respondendo questionamentos e inclusive recebendo sanções por falhas de gestão, isso nos faz crer cada vez mais que estamos no caminho certo, trabalhando sempre com transparência e honestidade” afirma o professor Moisés.

 

O apontamento preliminar pela aprovação das contas foi emitido no dia 07 de agosto pelo TCE e declara não ter encontrado irregularidades de acordo com texto do próprio documento:

 

PARTE IV – CONCLUSÃO

 

Efetivado o exame da prestação de contas de governo do MUNICÍPIO DE CATANDUVAS, relativa ao exercício financeiro de 2018 e à luz das constatações relatadas neste instrutivo, as contas não apresentam restrições, sendo possível a emissão de Parecer Prévio no sentido da Regularidade.
INSTRUÇÃO Nº: 2359/2019 – CGM/TCE

 

 

 

 

Sicredi figura entre as '10 Maiores do País' em finanças do Valor 1000

O Sicredi – instituição financeira cooperativa com mais de 4 milhões de associados e atuação em 22 estados brasileiros e Distrito Federal – está novamente entre as maiores do País, de acordo com o Valor 1000. A instituição manteve a 10ª posição na classificação dos 100 Maiores Bancos do anuário, além de se destacar também em outros 12 rankings da edição. Todos eles levam em consideração o balanço combinado do Sistema.


 
Entre os 20 Maiores Bancos, o Sicredi ficou com a 4ª colocação entre as instituições mais rentáveis sobre Patrimônio, a 5ª entre as que mais cresceram em Operações de Crédito e com a 7ª posição das que mais cresceram em Depósitos Totais. Já nos rankings que destacam os 20 Maiores Bancos em Depósitos Totais, Lucro Líquido e com o Melhor Resultado Operacional sem Equivalência Patrimonial, o Sicredi figurou o 7º lugar, enquanto que entre os maiores em Operação de Crédito e Patrimônio Líquido, a instituição ficou em 8º lugar.

 

A instituição financeira cooperativa também ocupou o 9º lugar entre os maiores em Receita de Intermediação, 10º entre os bancos com Melhor Rentabilidade Operacional sem Equivalência Patrimonial e 12º entre os bancos com Menor Custo Operacional.

 

Elaborado pelo jornal Valor Econômico e pelo Serasa Experian, com base em dados do ano contábil de 2018, o Valor 1000 conta com o trabalho de homologação da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (Eaesp/FGV). A publicação traz informações completas sobre as mil maiores empresas do Brasil, com rankings comparáveis, demonstrações financeiras consolidadas, faturamento bruto e outros itens estratégicos retirados dos balanços ou informados pelas companhias ou instituições.

 

 

 

 

Hashtag:
'A Dona do Pedaço': Rael ameaça contar todos os crimes de Jô: 'Vai para a cadeia'

Depois de muitas armações, Josiane (Agatha Moreira) consegue arrancar a mansão e a fábrica de Maria da Paz (Juliana Paes). Em A Dona do Pedaço, a garota tem uma surpresinha nada boa quando começa a desfrutar a boa vida: Rael (Rafael Queiroz) vai até a casa da prima e, depois de exigir a melhor bebida, abre o jogo:

 

"Olha pra mim, Josiane. Eu sou um sujeito que não tem nada a perder. Não tenho nada, vivo de bico. E um desses bicos foi fazer um incêndio pra você."



A blogueira diz que não está a fim de conversa e pergunta por que ele foi até a mansão. É então que o justiceiro a surpreende e exige parte da fortuna que ela conseguiu arrancar de Maria da Paz:

 

"Quero metade do que conseguiu. Metade. Já disse que não tenho nada a perder. Quer que eu abra a boca? Conto pra Deus e o mundo que você armou aquele incêndio. Foi a mandante. Me dá a metade. Ou vai pra cadeia."

 

Jô avisa que ele também seria preso caso a polícia descobrisse que eles são os responsáveis pelo incêndio na fábrica. Mas Rael explica que não ligaria se fosse preso. Sem saída, Jô lembra que mandou Márcio vender dois pontos comerciais da confeitaria:

 

"Eu... eu arrumo algum dinheiro pra você. Minha mãe tava montando duas novas confeitarias. Já mandei vender os pontos. Quando vender, dou uma parte do dinheiro na tua mão."

 

Rael diz que esse dinheiro é só para começar e lembra que ele ainda pode ser muito útil para os planos de Josiane:

 

"Eu não me importo em matar, se for preciso. Você também não, não é?"

 

 

 

Hashtag: |
'Bom Sucesso': Alberto acusa Marcos de assediar Paloma

O beijo que Marcos (Romulo Estrela) deu em Paloma (Grazi Massafera) ainda vai mexer com muita coisa na mansão dos Prado Monteiro. No capítulo da novela das 7 desta quinta-feira, 22/8, a própria costureira vai se sentir incomodada com o que aconteceu e dizer para Alberto (Antonio Fagundes) que está indo embora.

 

“Olha, eu preciso desse emprego, gosto muito do senhor, mesmo, mas não posso continuar aqui assim. Não dá mais”, decreta Paloma.

 

Diante da situação, Alberto culpa o filho e seu comportamento irresponsável pela decisão da sua acompanhante.

 

“Óbvio! O que você está fazendo com a Paloma é assédio! Ela é uma funcionária desta casa e você usa o fato de morar aqui pra constrangê-la”, repreende o editor.

 

Mas Marcos sabe que a companhia de Paloma faz bem para seu pai, então o empresário toma uma decisão quando a costureira diz que vai mesmo embora:

 

“Não, você fica. Quem vai embora dessa casa sou eu”

 

 

Hashtag: |
'Órfãos da Terra': Norberto descobre que foi roubado por Valéria: 'Desgraçada!'

Todo mundo já sabia que Valéria (Bia Arantes) ia aprontar alguma com Norberto (Guilherme Fontes) em Órfãos da Terra. Menos ele, que tinha esperança que a esposa tivesse casado por amor, e não por dinheiro. Mas depois de alguns anos juntos, a ruiva resolveu mostrar as caras. Após saber que o marido escondia uma grana no exterior, Valéria investigou a fundo, conseguiu as senhas e decidiu se mandar com Camila (Anaju Dorigon) para a Europa. Norberto vai ficar chocado quando descobrir que foi roubado pela esposa. Confira o resumo do próximo capítulo.

 

O empresário chega em casa e chama pela esposa. Ele estranha o silêncio e vai até o quarto dos dois ver o que pode estar acontecendo. Incrédulo, dá de cara com uma cena que o deixa em choque: o guarda-roupa de Valéria está completamente vazio e, para completar, ela deixou um bilhete bem direto:

 

"Norberto, eu fiz o melhor que eu pude. Mas não aguentei seu mau humor e sua indisposição. Sou jovem, quero aproveitar a vida. Fui ser feliz com uma amiga, bem longe de você. Me esquece."
Ele fica em choque e chora, desesperado.

 

"Não pode ser... Ela me deixou! Desgraçada! Ela foi embora! Não, não é possível!"

 

Com o susto, Norberto vai até o escritório e percebe que alguém entrou na sua conta. "Mas que porcaria é essa?", se surpreende. O empresário liga imediatamente para Gabriel (Anderson Mello), mas descobre que o "amigo" viajou. Depois, pergunta para a secretária se Valéria lhe pediu algo nos últimos dias. A funcionária conta que a ruiva solicitou a compra de passagens em seu nome e no de Camila para a Europa.

 

Assustado, ele percebe que tudo não passou de uma armação.

 

"Gabriel viaja, sem data pra voltar. Valéria some. Meu dinheiro some. Só pode ser. Os dois fugiram com minha grana!", diz, irado.


Missade dispensa Elias


Elias (Marco Ricca) se apaixonou perdidamente por Helena (Carol Castro) e, durante meses, levou uma vida dupla, traindo Missade (Ana Cecília Costa). Quando ela descobriu a traição, pediu a separação, mas acabou aceitando o marido de volta. No entanto, o sírio não havia esquecido totalmente Helena e o casal se separou novamente. Elias tentou mais uma vez se entender com a psicóloga, mas o relacionamento não deu certo e eles terminaram de vez.

 

Agora, depois de tantas idas e vindas, o sírio retorna para casa disposto a reconquistar a ex-mulher. Ele se mostra arrependido por suas atitudes e diz que terminou mais uma vez com a ex-namorada.

 

"Eu não tenho mais nada com Helena! Me aceite de volta, Missade. Eu cometi uma loucura e estou arrependido. Vamos retomar a nossa vida", ele pede.

 

Missade fica surpresa com a notícia, mas diz a verdade ao ex.

 

"Eu já aceitei você de volta uma vez, Elias. E te disse que não ia te aceitar mais! Não confio mais em você. Sofri demais por tua causa. E prometi pra mim mesma que não ia sofrer de novo."
Ele tenta convencê-la a aceitá-lo de volta, mas a síria o repreende e lhe dá um fora.

 

"Você escolheu isso, Elias. Eu não tive escolha. Agora, me dê licença. Estou muito cansada. Preciso descansar", diz, ao sair de sua frente.

 

 

 

Hashtag: |