Hussein Bakri homenageia primeira mulher a treinar cães na PM do Paraná

A soldado Angélica Aparecida Chuede, de 28 anos, integra a elite da Polícia do estado, o Batalhão de Operações Especiais (Bope).

 

Por iniciativa do deputado Hussein Bakri (PSD), a Assembleia Legislativa do Paraná homenageou, nesta segunda-feira (14), a soldado Angélica Aparecida Chuede. Natural de União da Vitória e com a família vivendo em Cruz Machado, no Sul do estado, ela é a primeira mulher a fazer parte da Companhia de Operações com Cães (COC) do Batalhão de Operações Especiais (Bope), em 47 anos da unidade.
“Sem dúvida nenhuma, é um orgulho para todos os paraenses ver, em quase 50 anos, uma mulher treinando os nossos cães policiais. É mais uma entre tantas barreiras que as mulheres vêm deixando para trás com muito merecimento. E fazer essa homenagem me deixa ainda mais satisfeito por se tratar de uma policial do Sul do Paraná, região que fez muito e ainda fará mais pelo nosso estado”, afirmou Hussein Bakri, que é Líder do Governo na Assembleia.

 

Angélica, que tem 28 anos, cursou Medicina Veterinária e chegou a trabalhar na área, mas largou a profissão ao passar no concurso da Polícia Militar do Paraná. Ela começou a carreira no 27º Batalhão, em União da Vitória, e mais tarde ingressou no Bope. No grupo de elite da PM, a soldado fez estágio em todas as unidades, tendo passado 60 dias somente na Companhia de Operações com Cães, onde obteve uma das melhores notas dos últimos tempos.

 


Todo o treinamento de Angélica foi feito com o pastor-holandês Hunter (caçador em inglês), que tem aproximadamente um ano. Em muitas situações enfrentadas pela Polícia, o emprego do cão de faro é decisivo para que drogas, armas e outros materiais ilegais sejam encontrados. As capacidades naturais do cachorro em detectar substâncias desafiam as tentativas dos bandidos em camuflar objetos e despistar os policiais militares durante abordagens e revistas.

 

 

 

 

'A Dona do Pedaço': Maria da Paz chega aos Estúdios Globo para participar do 'Best Cake'

Maria da Paz (Juliana Paes) está feliz da vida com a notícia de que foi selecionada para a primeira etapa do Best Cake. Em A Dona do Pedaço, a empresária chega aos Estúdios Globo para a primeira participação no reality de confeiteiros.

 

Após passar pela postaria, ela fica surpresa ao dar de cara com Abel (Pedro Carvalho):

 

"Você?", questiona Maria.

 

"Eu sim. Também fui selecionado", conta o seu ex-funcionário.

 

Maria fica feliz por ele também ter conseguido, mas enfatiza que os dois jogarão limpo:

 

"Vamos competir, Abel... mas cada um respeitando cada um."

 

"Claro, Maria da Paz. Devo muito a você", ele garante. (Com Gshow)

 

 

 

Hashtag: |
'Bom Sucesso': Nana implora por ajuda de Alice

É Natal e estão todos muito preocupados com o estado de saúde de Alberto (Antonio Fagundes). Em uma conversa com Sofia (Valentina Vieria), Nana (Fabiula Nascimento) acaba prometendo para a filha que vai levar Paloma (Grazi Massafera) para ver o seu avô nesta segunda-feira, 14/10, em Bom Sucesso.

 

Nana, então, pede o endereço da costureira para Marcos (Romulo Estrela). Ele se oferece para acompanhar a irmã, mas a executiva não deixa. O bon-vivant, enfim, dá o endereço de Paloma para a aflita filha do seu Alberto. Ela pega o carro e segue para Bonsucesso.

 

Mas Nana se perde e vai parar na quadra perto da casa da costureira. Ela vê o Padre Paulo (Guti Fraga) distribuindo sopas e liga para Marcos. Ele diz para ela conversar com o padre que ele vai ajudá-la. Durante a conversa, Alice (Bruna Inocencio) aparece

 

"O que você quer com a minha mãe?", pergunta Alice.

 

Nana pede que Alice a leve para encontrar Paloma. Mas a menina não demonstra a menor vontade de fazer isso.

 

“Eu sei quem é você. E sei também que você não gosta nem um pouco da minha mãe. Fez ameaça e ainda queria entregar o vídeo daqueles bandidos, falando um monte de mentira, pra polícia. Só pra colocar ela presa na cadeia. Foi ou não foi?”, diz Alice.

 

Nana então implora para filha de Paloma ceder.

 

“Eu tô desesperada. Deixei minha família toda em casa. Atravessei essa cidade inteira só pra conseguir falar com a sua mãe. Por favor, me ajuda”, implora Nana. (Com Gshow)

 

 

 

Hashtag: |
'Éramos Seis': João Aranha se declara para Shirley, e Inês flagra os dois

A chegada de João Aranha (Caco Ciocler) promete muitas emoções e reviravoltas em Éramos Seis! Apesar de ser o verdadeiro pai de Inês (Gabriella Saraivah/Carol Macedo), a menina foi criada por Afonso (Cássio Gabus Mendes), que guarda esse segredo junto com Shirley (Barbara Reis). Na novela das 6, ninguém imagina que o dono do armazém não é o pai biológico da criança.

 

Desde que chegou a São Paulo, João Aranha ficou rondando o armazém de Afonso esperando uma oportunidade para abordar Shirley. Antes disso, ele ligou e mandou carta, mas nunca foi correspondido. Quando enfim apareceu, ela ficou atônita, em choque.

 

Mas não há como fugir do próprio passado. Agora frente a frente, os dois terão uma conversa reveladora. Ao relembrarem a época em que se conheceram, Shirley diz que era "a tola filha da empregada que não sabia seu lugar, achava que podia ficar amiga do patrãozinho".

 

"Ficamos amigos, sim, mais do que amigos. Nós nos amamos, era amor...", responde João.

 

"Até sua mãe descobrir tudo e me escorraçar da sua vida. Escorraçou minha mãe também, coitada, que morreu em seguida. E eu fiquei sozinha no mundo, grávida e abandonada", relembra a mãe de Inês.

 

Ela se surpreende quando João diz que queria casar com ela e que os dois foram vítimas de um plano de sua mãe. Naquela época, quando Shirley se viu grávida, a mãe de João a ameaçou e disse que ele havia viajado para a Europa. Mas, na verdade, o rapaz estava doente, acamado, cuidando de sua saúde sempre combalida.

 

"Ela mentiu e você acreditou. Foi embora, sem me deixar uma única pista", ele lamenta.

 

"Quer jogar a culpa em mim? Eu estava sozinha, sem ninguém. A única pessoa que me estendeu a mão foi o Afonso, ele estava vindo tentar a vida em São Paulo", responde Shirley, indignada.

 

"Aí você se entrega a Afonso, dá minha filha para ele..."

 

A conversa segue e João se declara. Diz que ficou procurando sua amada por anos, que é verdadeiramente apaixonado por ela. Mas Shirley é irredutível e afirma sentir ódio dele e da história que eles viveram.

 

"Vai embora! Estou vivendo com um homem bom, ele me abriu uma porta, deu um caminho pra mim e pra sua filha", diz.

 

De repente, os dois são surpreendidos por Inês, que chega com uma travessa de bolo e hesita ao ver o homem conversando com sua mãe no armazém. João Aranha não consegue conter sua alegria por ver a filha e cumprimenta a menina sorrindo. (Com Gshow)

 

 

 

Hashtag: |
'Malhação': Rita e Filipe passam por momentos tensos na estrada

Filipe (Pedro Novaes) fez uma proposta irrecusável a Rita (Alanis Guillen): uma ida à Petrópolis para o Campeonato de Judô que está disputando, com direito, claro, a um passeio pra lá de especial. Após vibrar com a vitória do namorado, a mãe biológica de Nina tira aquela casquinha básica do estudante nos pontos turísticos da Cidade Imperial.

 

O que a dupla não espera é passar por momentos de tensão na estrada durante a volta. Primeiro, o trânsito chama a atenção deles, e as pessoas começam a sair dos veículos para saber o que está acontecendo. Os dois saem do carro também e procuram ajuda. " Virou uma carreta e não vão liberar essa estrada tão cedo", anuncia o motorista do carro ao lado.

 

"E agora, Filipe, o que a gente vai fazer?", questiona Rita preocupada.

 

À procura de um lugar seguro, o casal pega muita chuva e passa por momentos de tensão na estrada e procuram por um abrigo. É quando Filipe descobre que nem sinal por lá tem: "Nossa, não tem nem internet!". Nem precisa dizer que bate aquele desespero, né?! E agora?? (Com Gshow)

 

 

 

 

 

 

Hashtag: |
Corpo de Guarapuavano que morreu afogado em Guaratuba foi encontrado na manhã desta segunda dia 14

Foi encontrado na manhã desta segunda dia 14, o corpo do jovem guarapuavano que morreu afogado na tarde desse domingo dia 13, em Guaratuba.

 

A ocorrência de afogamento registrada na tarde deste domingo (13) ficou um pouco confusa pela quantidade de pessoas envolvidas. No total, sete pessoas se afogaram no mesmo local, na Praia das Canoas, simultaneamente.


O primeiro caso envolveu quatro jovens de Guarapuava. O jovem Bruno Stori, de 21 anos, estava no mar com o irmão, o primo e um amigo. O grupo fazia parte de uma excursão. Bruno desapareceu no mar e seu corpo foi encontrado na manhã desta segunda feira (14). Os outros jovens foram encaminhados ao pronto-socorro, mas passam bem.


Durante o salvamento do grupo de Guarapuava, uma criança de 7 anos também se afogou. A criança foi resgatada no meio da confusão e passa bem.


Um casal de Irati também estava no mar, no mesmo local, na hora da ocorrência. A garota foi retirada do mar, sem forças, mas passa bem. Ela chegou a informar que seu namorado ainda estava desaparecido, mas, devido ao tumulto, ninguém o viu. O namorado, Ramon Zofiak, de 25 anos, não foi encontrado após o ocorrido. Segundo relatos, um jovem com as mesmas características de Ramon foi visto desnorteado na praia. A família ainda procura por Ramon. (Com Grmais)

 

 

 

Hashtag:
Guaraniaçu - Crianças se divertem e comemoram seu dia em grande estilo

No Dia das Crianças comemorado no último sábado 12 de outubro, o Governo Municipal por meio da Secretaria de Assistência Social, organizou uma tarde inteira de diversão para a garotada.

 

Brincadeiras com brinquedos infláveis, cama-elástica, trenzinho, picolés, pipoca, algodão doce e outras atrações, proporcionaram um encontro com confraternização e diversão para os “pequenos”.

 

O evento foi realizado no Ginásio de esportes, Onofre Garbacheski e contou com a parceria do Sicredi, Rotaract Club e Rotary Club.

 

 

 

Campo Bonito - Município comemora 33 anos

O município de Campo Bonito comemora 33 anos de emancipação nesse dia 31 de outubro, mais as comemorações já começam dia 20 de Outubro.

 

O prefeito Toninho convida todos os munícipes e todos da região para virem comemorar juntos o aniversario do município, também disse estar muito feliz pelas obras realizadas ate aqui em seu mandato em prol de todos.
PROGRAMAÇÃO:

 

-20/10- DOMINGO: 07h00 – VII Caminhada, caminhos de João Maria, saída do clube do vovô,

 

14h00 - Baile da terceira idade no salão paroquial, animação Gaudérios d’Candieiro.


-24/10 - QUINTA FEIRA: 19h00: 1ª Noite do III FESTICAMPO no salão paroquial.

 

-25h10 - SEXTA FEIRA: 19h00: 2ª Noite do III FESTICAMPO no salão paroquial.


-26/10 - SÁBADO: 19h00: Grande final do III FESTICAMPO e as 23h00 Baile popular com a Banda FACINYUS, no salão paroquial.


- 28/10 - SEGUNDA FEIRA: 09h00-Mostra de trabalhos na Escola Municipal Lauro Luiz e CMEIS Terezinha Foschera e São Francisco.


-29/10 - TERÇA FEIRA:14h30-Entregas de CDIS na Escola Municipal Lauro Luiz.


-30/10 - QUARTA FEIRA: 09h00-Mostra de Poesia na Escola Municipal Lauro Luiz.


-31/10 - QUINTA FEIRA: No Bairro são Francisco: 09h00-Feira do Agricultor,as 14h00 rua do lazer e as 19h00 Bolo Alusivo aos 33 Anos de Campo Bonito.

 


Mais informações: www.campobonito.pr.gov.br

 

 

 

 

Hashtag:
Campo Bonito - Em visita a departamentos públicos Toninho faz convites para o aniversário do município

O prefeito Toninho esteve na manhã de terça dia 08, visitando alguns departamentos públicos distribuindo panfletos e convidando pessoalmente para as festividades do aniversário do município que será de 20 a 31 de outubro.

 

Primeiramente esteve convidando a terceira idade na ACADEMIA TOP SAÚDE local onde a prefeitura tem parceria que oferece aos idosos academia gratuita e de qualidade.

 

Conseqüentemente esteve no Clube do Vovô, convidando as equipes de saúde, ação social e educação que estavam em treinamentos de trabalho com palestras e ações voltadas a melhoria de atendimento ao público em seus setores.

 

Toninho em ambos os lugares convidou a todos, falou da felicidade dele como prefeito em comemorar junto com a população mais um aniversario, falou da programação e tão importância em ser município mesmo que alguns políticos tenham idéias de abolir os municípios com menos de cinco mil habitantes.”Vamos sempre e juntos lutar pela nossa independência,serei o porta voz de todos para que isso não ocorra e não devemos admitir nem que a ideia de propague”, disse Toninho.

 

 

 

Campo Bonito - Saúde vai atender 302 pessoas no Brasil Sorridente

A Secretaria de Saúde de Campo Bonito através da Secretária e 1ª Dama Eliane de Camargo Dominiak, vai devolver e garantir o sorriso de 302 Campo Bonitenses, com concessões de prótese no PROGRAMA BRASIL SORRIDENTE, uma parceria do município com o Governo Federal.

 

Com um investimento de 90.000,00 (Noventa mil reais) já estão sendo atendidas as 158 pessoas que estão na lista de espera em um total de 302 que serão concedidas dentro do programa. ”Quem necessitar de próteses, precisa entrar em contato comigo, com os dentistas ou com nossos servidores na Secretaria de saúde para cadastrarmos e de imediato serem atendidas e obtidas as próteses.” Disse a Secretária Eliane, ela que assumiu a secretaria no dia 1º de outubro.

 

O prefeito Toninho disse que o programa não trata só da estética, mais também da qualidade de vida, bem estar e os benefícios que as próteses podem oferecer, além da eficiência na mastigação a auto-estima de quem as receber.

 

 

 

 

 

Pinhão - Xadrez conquista medalhas no município de Castro e agora disputa os Jogos Abertos do Paraná

A equipe de Xadrez de Pinhão esteve participando de uma competição da modalidade, desta vez no município Castro. A competição aconteceu no domingo dia 06 de outubro e os pinhãoenses conquistaram várias medalhas, confira:

 

João Paulo – 4º lugar Absoluto

André da Silva Araujo – 4º lugar sub 20

João Henrique – 1º lugar sub 18

Fernando Inocêncio – 2º lugar sub 18

Mateus Lima – 5º lugar sub 16

Paola Torres – 5º lugar sub 12

 

Entre os dias 11 a 16 de outubro, na cidade de Toledo, o município de Pinhão estará participando dos Jogos Abertos do Paraná 2019 / Divisão A, competição que conta com a elite estadual da modalidade. Pinhão será representado pelos enxadristas Andre Araújo, Genoir dos Santos, Joao Paulo Pereira e Fabio Gomes.

 

 

 

Hashtag:
Pinhão - Mais de 150 famílias serão beneficiadas com rede de abastecimento de água

A parceria firmada entre a Prefeitura Municipal de Pinhão e a Sanepar está possibilitando grandes investimentos em saneamento básico e uma nova demanda apresentada para a Sanepar deve ser atendida ainda neste ano.

 

Atualmente a Prefeitura realiza o processo de regularização de lotes urbanos em quatro área da cidade, as quais hoje não contam com rede de fornecimento de água potável e ao receber a visita do chefe regional da Sanepar, senhor Evandro Dalmolin, o Prefeito Odir Gotardo apresentou uma demanda para atender mais de 150 famílias com essa infraestrutura.

 

Evandro se comprometeu com a demanda apresentada e falou da importância de atender essas famílias. “Água potável é questão de saúde e nós não vamos medir esforços para atender essas pessoas”

 

Estamos muito adiantados no processo de regularização destas áreas e a rede de água é uma necessidade das famílias “São pessoas humildes e trabalhadoras que lá vivem. Nós vamos dedicar todo o esforço necessário para proporcionar a eles o direito de ter uma água de qualidade na torneira de suas casas”.

 

 

 

 

Pinhão - Jogos da Criança começa na próxima quarta feira dia 16 outubro

A Prefeitura de Pinhão, através de uma parceria entre as Secretarias de Esportes e de Educação e Cultura, promove neste mês de outubro mais uma edição dos Jogos da Criança. O evento é alusivo ao mês das crianças e vai contar com a participação de alunos da rede municipal de ensino e escolas particulares, em diversas modalidades.

 

Os jogos estão programados para acontecer entre os dias 16 a 18 de Outubro, e as competições serão realizadas no Ginasião. A Abertura será às 13h30min no Ginasião, e neste ano a novidade é a participação dos CMEIs.

 

Secretária de Educação e Cultura Maria Aparecida destaca que o evento é uma ferramenta que proporciona uma grande integração entre os alunos através do esporte e acontecem em comemoração a mês das crianças.“Além de comemorar o mês dos baixinhos, os jogos também fortalecerão os vínculos entre as crianças das escolas da rede municipal e particular de ensino, por meio do esporte”

 

Já o secretário de Esportes salienta que a intenção não é apenas promover a competição, mas sim proporcionar alegria e muita diversão através de uma prática esportiva. “Nossa intenção é despertar nas crianças o gosto pela prática do esporte, porém o evento é muito mais do uma competição em si, é na verdade uma oportunidade para que nossos pequenos atletas tenham alegria e muita diversão, principalmente pelo fato de que outubro é o mês das crianças”.

 

 

 

Hashtag:
Pinhão - Município deve dobrar o número de pessoas atendidas com saneamento básico

Um dos maiores problemas enfrentado pela administração municipal é o de saneamento básico, pois Pinhão tem um dos mais baixos números de residências e estabelecimentos comerciais atendidos pelo serviço de coleta de esgoto, fazendo com que boa parte da população opte pelo sistema de fossas, agredindo de forma muito grave o meio ambiente com a contaminação do solo de os lençóis freáticos.

 

O trabalho de negociação para renovação do contrato de serviços com a Sanepar, iniciado pela atual administração no ano de 2017 já começa a dar resultados e em breve o atendimento a população deve dobrar, passando 33% para mais de 60%. As obras já estão acontecendo e os investimentos em Pinhão deverão ultrapassar os 15 milhões.

 

A nova Estação de Tratamento de Esgoto e a estação de coleta de agua já estão pontas. Agora as obras se concentram na construção da tubulação de água e na rede coletora de esgoto.

 

Na tarde de terça-feira, 08 de outubro, o prefeito Odir Gotardo recebeu a visita do chefe do escritório regional da Sanepar Evandro Dalmolin e acompanhados dos secretários de Meio Ambiente, Urbanismo e Habitação Valter Israel, de Administração Adilson Santarém e do vereador Samoel Ribeiro, Odir e Evandro vistoriaram as obras que estão em andamento.

 

Evandro destacou que Pinhão esta recebendo o maior investimento de sua historia nesta área. “São mais de 15 milhões em investimento em dos mais modernos sistemas de saneamento básico”.

 

O vereador Samuel lembrou que muita gente duvidou que isso acontecesse, “Ouvi muitas pessoas duvidarem, mas aqui tem pessoas comprometidas com o bem estar da população e o resultado esta ai para quem quiser ver”.

 

O prefeito Odir Gotardo disse estar satisfeito com o andamento das obras. “Assumimos a Prefeitura com esse compromisso e graças ao empenho da nossa equipe, o comprometimento das pessoas que estão a frente da Sanepar e a dedicação do deputado Artagão, as obras estão adiantadas e em breve vão resultar em mais qualidade de vida para as famílias pinhãoenses”.

 

 

 

 

Candói - Centenas de pessoas participam de audiência pública sobre regularização fundiária, na comunidade da Paz

Cerca de 180 pessoas participaram na noite desta quinta dia 10, no Centro Comunitário da comunidade da Paz, da audiência pública sobre regularização fundiária.

 

Na ocasião, estiveram presentes o prefeito Gelson Costa, os vereadores Nilson José Rodrigues, Leônidas Matos de Deus, Osmar José Mis, Valdir da Costa, secretários, representantes da Associação para o Desenvolvimento Habitacional Sustentável de Santa Catarina (ADEHASC) e a população.

 

A comunidade da Paz possui cerca de 230 lotes, a maioria deles estão irregulares. Durante a audiência foi apresentado aos moradores o passo a passo para a regularização dos terrenos, como, medidas jurídicas, urbanísticas e sociais.

 

Depois da audiência, os moradores deverão entregar os documentos solicitados para a ADEHASC, empresa responsável pelo processo de regularização. Após análise da documentação, será realizado um levantamento topográfico de todos os terrenos da comunidade.

 

A associação intensificará os atendimentos a partir deste sábado (12) até a próxima quarta-feira (16), das 8h às 11h30 e das 13h às 18h, no centro comunitário, localizado na rua Emílio Francisco Silva, s/nº, na comunidade da Paz.

 

Documentos necessários para o início do processo de regularização fundiária:

 

- CPF do responsável pelo imóvel

- RG

- Certidão de Casamento

- Certidão de Nascimento

- Contrato de compra e venda

- Comprovante de residência do local onde mora (conta de água Sanepar ou energia elétrica Copel)

- Comprovante de renda

- Documentos que comprovam a existência do lote há mais de cinco anos, como: IPTU, SANEPAR, COPEL ou notas fiscais de compra, com endereço do imóvel que moram.

- Nome dos vizinhos confrontantes

 

 

 

Laranjeiras - Crianças atendidas pelo CRAS ganham dia das crianças

Muita alegria e animação marcaram a comemoração antecipada do Dia das Crianças, na quinta dia 10, em Laranjeiras do Sul.

 

230 crianças que frequentam as atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Laranjeiras do Sul, receberam brinquedos e participaram de atividades. A iniciativa foi uma parceria entre a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social com as empresas Romancini Troncos e Balança, funcionários da Rede Lar e Banco do Brasil.

 

ESTAÇÃO CRIANÇA

 

A programação voltada para as crianças, terá continuidade no sábado, dia 19 de outubro com a realização do Estação Criança. Será das 14h às 17h, no Lago Municipal. Na oportunidade, além de muitas brincadeiras, o “Estação Criança” vai oferecer para a garotada pintura de rosto, oficinas de artesanatos, maquiagem e cabelo, brinquedos infláveis, esporte, leitura, atividades culturais e distribuição gratuita de pipoca e doces.

 

O objetivo do projeto “Estação Criança” é proporcionar momentos de lazer, através do lúdico, evidenciando o valor da brincadeira, oferecendo inúmeras dinâmicas que possibilitem o brincar de forma criativa e prazerosa, além de realizar jogos e brincadeiras, viabilizando o desenvolvimento de suas habilidades, bem como, raciocínio lógico, expressão oral e corporal.

 

 

 

 

Irmã Dulce é canonizada pelo papa e se torna a 1ª santa brasileira

Irmã Dulce, baiana com dois milagres reconhecidos, foi canonizada neste domingo dia 13, pelo papa Francisco, em cerimônia no Vaticano, e tornou-se a primeira santa brasileira. Com o reconhecimento, ela passa a se chamar Santa Dulce dos Pobres.

 

A canonização ocorre nove anos após o colegiado de cardeais e bispos da Congregação para a Causa dos Santos, da Cúria Romana, atestar o primeiro milagre atribuído à Irmã Dulce descrito no processo de beatificação da religiosa iniciado pela Arquidiocese de São Salvador da Bahia. A decisão do colegiado é baseada em avaliação de peritos de saber científico (como médicos) e teólogos.

 

O milagre que levou à beatificação foi a intercessão da freira, a pedido de orações de um padre, para salvar a vida de uma mulher que deu à luz a um menino e estava desenganada por causa de uma hemorragia depois do parto, que os médicos não conseguiam conter. O caso ocorreu nove anos após a morte de Irmã Dulce (2001), em uma cidade do interior de Sergipe.

 


Segundo milagre

 

Para a canonização, a Constituição Apostólica exige a comprovação de um segundo milagre e semelhante ritual processual e comprobatório. A segunda graça, conforme publicado pela Arquidiocese de Salvador, foi a recuperação da visão do músico e maestro José Maurício Bragança Moreira, após 14 anos sem enxergar por causa do glaucoma.

 

“Eu fui paciente de glaucoma muito grave que me cegou durante 14 anos. No dia do milagre, 10 de dezembro de 2014, o meu coral ia cantar, mas a minha esposa nem me deixou sair de casa por causa do derrame que eu tive nos olhos devido a uma conjuntivite viral. Eu passei a noite sem conseguir dormir e por volta das 4h eu peguei a imagem de Irmã Dulce, que fica na cabeceira da minha cama, a coloquei nos meus olhos e pedi que ela aliviasse a minha dor”, descreve Moreira em relato publicado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

 

De acordo com o músico, após colocar o santinho impresso sobre os olhos, sentiu sono e adormeceu. “Quando eu acordei de manhã, a minha esposa me deu umas compressas de gelo e foi quando eu comecei a enxergar o gelo e a ver a minha mão, e aos poucos a visão foi voltando. O momento que começou o retorno da visão foi pouco tempo depois da oração. É um milagre”, afirma. Após o reconhecimento do milagre pela Igreja, o Papa Francisco anunciou a canonização de Irmã Dulce

 

Vocação social

 

A vocação religiosa de Irmã Dulce é revelada ainda na adolescência sob influência de uma tia paterna. Ela tornou-se freira no começo da década de 1930 pela Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, em São Cristóvão (Sergipe).


Formada como professora, teve como primeira missão ensinar a crianças em colégio de sua congregação em Salvador. A vocação para as causas sociais teve início naquela década quando passou a prestar assistência à comunidade pobre de Alagados, e a participar da União Operária São Francisco.

 

Em 1937, funda o Círculo Operário da Bahia, juntamente com Frei Hildebrando Kruthaup. Em 1939, Irmã Dulce inaugura o Colégio Santo Antônio, escola comunitária voltada para operários e filhos de operários.

 

Dez anos depois, ocupa um galinheiro ao lado do Convento Santo Antônio de Salvador para acolher 70 doentes. Em 1959, é instalada oficialmente as Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) e no ano seguinte é inaugurado o Albergue Santo Antônio. (Com Rede Tv)

 

 

 

 

Hashtag:
Caminhonete com mais de 20 passageiros despenca de ribanceira em Cerro Azul e cinco pessoas morrem

Um acidente no final da tarde deste domingo dia 13, deixou cinco pessoas mortas e pelo menos 20 feridas. A tragédia aconteceu na PR-092 em Cerro Azul, na Região Metropolitana de Curitiba, cerca de 10 km antes de chegar no município de Dr. Ulysses.

 

Segundo informações preliminares, uma caminhonete do modelo F-4000 transportava cerca de 30 pessoas na carroceria do veículo, quando em um determinado ponto o motorista teria perdido o controle da caminhonete que caiu em uma ribanceira. Quatro pessoas morreram na hora. Cerca de 20 pessoas ficaram feridas e precisaram ser socorridas.

 

O socorro foi acionado e até mesmo o helicóptero da Polícia Militar foi deslocado para socorrer as vítimas que foram encaminhadas para hospitais da região.

 

No hospital mais uma vítima acabou falecendo.

 

Ainda não se sabe gravidade dos ferimentos das demais vítimas do acidente.  (Com Plantão190)

 

 

 

Hashtag:
Deputados aprovam projeto da licença especial dos servidores do Governo do Estado

Por 39 votos contra 12, a Assembleia Legislativa do Paraná aprovou na terça dia 08, em primeira votação, o projeto que trata da licença especial dos servidores públicos do Poder Executivo. Pelo texto, a licença-prêmio será substituída pela licença capacitação, segundo a qual o funcionário poderá tirar as folgas remuneradas se comprovar um curso de aperfeiçoamento na sua área de atuação. Quem tem licenças a receber manterá o direito de ser indenizado. O objetivo do Governo é zerar um passivo de R$ 3 bilhões.

 

Na segunda votação, a proposta recebeu 30 emendas e, por isso, terá de ser reanalisada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O texto deve retornar ao plenário na semana que vem.

 

“Procuramos escutar todos os envolvidos e dialogar ao máximo para chegarmos no melhor entendimento possível, tanto que avançamos muito em relação ao texto original. O benefício da licença será modificado e não extinto, atendendo a uma necessidade do Estado e também ao anseio do funcionalismo”, afirmou o deputado Hussein Bakri (PSD), que é Líder do Governo na Assembleia.

 

O texto aprovado em plenário prevê a licença capacitação para os servidores que ainda não completaram cinco anos de serviço, com exigência de cursos de carga horária de 140 horas e frequência mínima de 75%. Para os que já atingiram os cinco anos, continua valendo a licença-prêmio atual, com três meses de descanso remunerado. A única diferença é que ela poderá ser fracionada, em no mínimo um mês, ou o servidor poderá optar por recebê-la em dinheiro.

 

Outra mudança diz respeito aos policiais, que terão redução de dez para cinco anos no tempo estipulado para a licença, mesmo prazo dos servidores civis. Em vez de uma licença de seis meses a cada dez anos, o policial também terá três meses a cada cinco anos.

 

Ainda conforme a proposta aprovada nesta terça-feira, ao completar cinco anos de serviço, o servidor terá um ano para requerer o benefício. Além disso, fica vedada a acumulação de períodos. Isso evitará que siga aumentando o passivo do Estado – mais de R$ 385 milhões por ano –, na medida em que muitos funcionários não usufruíam da folga ainda em atividade e carregavam esse direito até a aposentadoria.

 

Todas as novas regras valerão apenas para os funcionários já em serviço. Novos contratados pelo Estado não terão direito à licença especial.