Saúde & Beleza

Comer carboidratos de manhã é melhor do à noite?

Comer carboidratos de manhã é melhor do à noite?

Na hora de encontrar o potencial causador do ganho de peso ou da incapacidade de perdê-lo, eis que todos os dedos são apontados aos carboidratos.

 

Este macronutriente deve fazer parte de um plano alimentar variado e saudável, contudo, importa escolher a sua melhor versão.



Os carboidratos complexos são mais saciantes e oferecem melhores níveis de nutrientes e fibra ao contrário dos refinados. Contudo, e independentemente do tipo de carboidratos, a hora a que o alimento é ingerido faz toda diferença.

 

 

Esta ideia é defendida pelo mais recente ‘Trust Me, I’m Doctor’ da BBC, que decidiu analisar o impacto da ingestão de carboidratos nos níveis de glicose no sangue.

 

Para o estudo, conta o canal britânico, os cientistas recorreram a um conjunto de voluntários saudáveis que, em momentos diferentes, tiveram de incluir uma maior quantidade de carboidratos ao café da manhã ou ao jantar.

 

Todos os participantes comeram uma quantidade fixa de vegetais, pão e massa ao longo do dia – numa primeira fase (ao longo de cinco dias), comeram a maior parte dos carboidratos de manhã, numa segunda fase, seguiram a sua dieta normal pré-estudo e numa terceira fase, sempre durante cinco dias, comeram os carboidratos à noite. Em qualquer uma das fases foram analisados os níveis de açúcar no sangue dos participantes.

 

Assim que cruzaram os dados de cada uma das fases do estudo, os cientistas notaram que os níveis de glicose eram superiores quando os carboidratos eram ingeridos de manhã do que à noite (15,9 unidades e 10,4 unidades, respectivamente).

 

Para os cientistas, esta mudança nos níveis de glicose deve-se, em parte, ao tempo de ‘jejum’, isto é, à quantidade de tempo entre cada refeição com carboidratos. Deste modo, e uma vez que o organismo esteve em jejum durante a noite, a capacidade de processar os carboidratos é menor de manhã, daí que os níveis de açúcar no sangue estejam mais elevados.

 

 

 

SICREDI 02