Saúde & Beleza

Causas da rinite alérgica podem surgir a partir da alimentação

Causas da rinite alérgica podem surgir a partir da alimentação

Crises de rinite são um problema constante na vida de muitas pessoas.

 

No entanto, apesar do cuidado diário com os ácaros e mudanças de temperatura, é comum quem ateste que a alergia persista. Pode não ser mero acaso: além desses dois fatores, a alimentação também pode afetar – e muito – a forma que o organismo responde.

 

“Já se sabe que o aspecto nutricional é crucial para o desenvolvimento ou cura de doenças respiratórias”, diz o otorrinolaringologista do Centro de Rinite, do Hospital IPO, Paulo Mendes Jr. “Nosso sistema digestivo funciona como um verdadeiro segundo cérebro. Para digerir alimentos, o corpo precisa produzir várias misturas químicas específicas que precisam ser transportadas para o local exato, na hora certa. Tudo isso é feito por uma rede de milhões de neurônios que estão presentes por todo o sistema digestivo e, apesar de serem independentes, o sistema digestivo e o cérebro estão sempre se comunicando”.

 

É o caso de alimentos como frutas, que possuem concentração de polén de gramíneas e plantas relacionadas. Essa mistura, em casos mais leves, pode ocasionar forte crise de rinite e, nos mais graves, pode travar a respiração, levando a uma emergência. Por conta disso, é essencial se prevenir com os seguintes itens, conforme explica Mendes:

 

 

Trigo e cereais

“Os cereais em geral contêm partículas que, quando inaladas, podem desencadear doenças como a rinite e a asma. Além disso, o glúten, um dos componentes do trigo, aumenta a produção de muco”.

 

Leites e derivados

“Os laticínios contêm uma proteína, chamada caseína, que causa inflamações que geram rinite e sinusite.”

 

Frutas

“O alérgico ao pólen de gramíneas e outros pólens de plantas relacionadas, pode desenvolver alergia a algumas frutas. É o caso do pêssego e do morango, por exemplo”.

 

Bebidas alcoólicas

“Mais notórias nesse caso, podem provocar vasodilatação e obstrução nasal”.

 

Aditivos industrializados

“Corantes, realçadores de sabor e sabores artificiais são substâncias relacionadas a reações alérgicas”.

 

Histamina

“A Histamina é a substância que é liberada pelo corpo em resposta a uma reação alérgica. Alguns alimentos desencadeiam a sua produção pelo organismo e em outros a histamina já está presente. Pimenta peixe cru, mariscos e frutos do mar podem contar alta quantidade”.

 

Alimentos benéficos para a rinite

Assim como existe o que faz mal, também é possível comer de forma saudável para evitar crises alérgicas. “Água, chás, grãos, mel e frutas cítricas, entre outros, podem fazer bem e gerar anticorpos, devido às suas vitaminas. Os tradicionais vegetais, como brócolis, vagem e folhas escuras também auxiliam no processo de recuperação do organismo”, aconselha Mendes.

 

 

 

Hashtag: |
SICREDI 02