Paraná

Profissionais da segurança pública são preparados para ampliar proximidade com a população

Profissionais da segurança pública são preparados para ampliar proximidade com a população

Policiais militares, civis, penais e bombeiros dos cursos de especialização e atualização profissional oferecidos numa parceria da Secretaria da Segurança Pública (Sesp) com a Uniasselvi participaram, nesta quinta-feira (03), de um seminário online sobre saúde mental e mobilização comunitária para estimular ainda mais a proximidade com a população.

A palestra é mais uma etapa na formação dos 6,2 mil alunos dos cursos desenvolvidos em parceria com faculdade desde outubro do ano passado.

Os alunos são integrantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Científica e Departamento de Polícia Penal que já participam dos cursos de pós-graduação Lato Sensu – Especialização em Gestão e Cenários para a Segurança Pública; Curso de Atualização Profissional em Polícia Comunitária; Curso de Atualização Profissional em Mediação de Conflitos e do Curso de Atualização Profissional em Análise Criminal. Todos são oferecidos gratuitamente na modalidade de ensino a distância aos profissionais das regiões de Curitiba e Região Metropolitana, da região de Fronteira, do Norte e Noroeste (Londrina e Maringá). 

Os eixos temáticos tratados nos cursos são polícia comunitária, mediação de conflitos e análise criminal. Para o coordenador do Escritório de Projetos Paraná Seguro da Sesp, tenente-coronel Dalton Gean Perovano, a iniciativa da Secretaria vai permitir um progresso educacional para todas as polícias do Estado. “Esse processo de formação se constituirá no maior esforço de formação, conjugado e realizado entre as forças que compõem o sistema de segurança pública estadual do Paraná, além de configurar um importante marco na integração das ações entre as polícias”, disse.

Ele complementa ainda que a saúde mental e a mobilização social estão atreladas e não podem ficar fora dos estudos. “Esses temas são conjugados quando falamos da construção de perspectiva de polícia comunitária que precisa estar, obviamente, vinculada à condição psicológica desse sujeito, da formação de identidade profissional do integrante da segurança pública, que tem uma relação direta de como pensar o profissional, da sua construção propriamente dita, e aí o tema saúde mental foi absolutamente apropriado dentro desse contexto”, afirma. 

SEMINÁRIO – O objetivo do evento foi abordar a saúde mental dos profissionais da segurança pública e a mobilização comunitária sobre temas que incentivam a interação entre as instituições vinculadas à Secretaria com a comunidade.

“É muito gratificante participar de um seminário em que a gente pode alcançar todos os profissionais e alunos que estão matriculados. A Uniasselvi tem como característica predominante trabalhar com educação, e trabalhar a educação na modalidade EAD”, disse gerente de Projetos Institucionais da Uniasselvi, professor Norberto Seigel.

O perito criminal e gestor do Centro de Atendimento Psicossocial do Programa Prumos em Curitiba, Eduardo Rodrigues Cabrera, falou aos alunos sobre Direitos Humanos e o Programa de Atenção Psicossocial Prumos. Ele afirma que é essencial que o policial cuide de sua saúde mental para que tenha qualidade de vida nas áreas profissional e pessoal.

 “Esse tema é importante porque é pouco trabalhado durante a formação e a vida laboral dos profissionais da segurança pública. O policial tem maior oportunidade de se preparar mais psicologicamente, de fazer uma manutenção mais adequada da sua saúde mental e ter uma melhor percepção da qualidade de vida no trabalho”, disse.

O subchefe da Coordenação Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança do Paraná, capitão Eliéser Antônio Durante Filho, falou sobre o policiamento comunitário e deu exemplos de Consegs que são cases de sucesso no Estado. “Explicamos um pouco sobre a importância dos processos de mobilização comunitária dentro desse contexto de polícia comunitária e, a partir desse diálogo, apresentamos casos concretos que são exitosos, fruto desse trabalho de polícia comunitária e mobilização social, que acabam reverberando na própria melhora da segurança pública no âmbito local”, disse.

Ao final do seminário, o diretor-geral da Sesp, coronel João Alfredo Zampieri, entregou certificados de palestrante para o perito Eduardo, para o capitão Durante e para a professora da Uniasselvi, Ivone Fernandes Morcilo Lixa.

PROGRAMA PARANÁ SEGURO – Os cursos foram contratados por meio de um pregão eletrônico, em que a Uniasselvi foi selecionada, em 2021, para prestar o serviço aos profissionais das instituições vinculadas à Sesp. As matrizes curriculares foram desenvolvidas a partir de contextos práticos e teóricos, considerando as peculiaridades da natureza das atividades desempenhadas pelos profissionais.

Segundo o coordenador do Escritório de Projetos Paraná Seguro da Sesp, tenente-coronel Dalton Gean Perovano, o programa de formação vai qualificar os profissionais da segurança pública que pertencem à Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e Departamento Penitenciário, para contribuir no aperfeiçoamento de suas práticas operacionais no atendimento às comunidades, a partir de estudos e na execução de técnicas de abordagem policial, técnicas investigativas e estudos aprofundados da legislação.

“O Programa Paraná Seguro visa reduzir a criminalidade urbana e rural de jovens na faixa etária de 15 a 24 anos, fortalecer as forças de segurança pública na sociedade, combater o crime organizado, desenvolver soluções informatizadas para o sistema de inteligência policial e tecnologia em segurança, entre outras estratégias que visam dinamizar e tornar efetivas as ações da segurança pública”, detalha.

 

 

 

 

 

 

 

 

Por - AEN

Hashtag:
SICREDI 02