Paraná

Paraná precisa vacinar quase 800 mil jovens adultos contra sarampo

Paraná precisa vacinar quase 800 mil jovens adultos contra sarampo

Mais de 11 milhões de doses da vacina tríplice viral estão sendo enviadas pelo Ministério da Saúde para atender demanda da 2ª etapa da Campanha de Vacinação contra o Sarampo. A vacina é a principal forma de prevenir a doença. Esta nova etapa da campanha foca os adultos jovens entre 20 a 29 anos, faixa etária que acumula o maior número de casos confirmados de sarampo, de acordo com o último boletim epidemiológico. São mais de 9 milhões de pessoas nesta faixa etária em todo o País que precisam tomar a vacina, quase 800 mil no Paraná.

 

No Paraná, entre os 368 casos de sarampo confirmados até a última semana, 195 estão na faixa de idade entre 20 e 29 anos. A primeira etapa de vacinação foi voltada para crianças de seis meses e cinco anos incompletos, que são mais vulneráveis às complicações do sarampo. A realização desta segunda etapa é de suma importância para interromper a cadeia de transmissão do sarampo para reduzir o risco da doença e imunizar não vacinados ou com esquema incompleto para o sarampo.

 

“Estamos verdadeiramente preocupados com a situação do sarampo. Precisamos que todos que estão em dúvida ou que não tomaram a vacina sejam vacinados, é a única maneira de prevenir o sarampo”, afirmou o secretário de Saúde, Beto Preto.

 

O sarampo é quase totalmente evitável com duas doses da vacina contra essa doença, que é segura e altamente eficaz. Altas taxas de cobertura vacinal — ou seja, 95% a nível nacional e dentro das comunidades — são necessárias para garantir que o sarampo não seja capaz de se espalhar.

 

Com o calor, febre amarela preocupa

 

Com a chegada do calor, a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba reforça a recomendação da vacinação contra a febre amarela para quem tem a partir de 9 meses de idade. A vacina é oferecida gratuitamente em 110 unidades de saúde de Curitiba, de segunda à sexta-feira, em horário comercial.

 

A dose é única – quem já tomou uma vez na vida não precisa tomar uma segunda dose. Se a pessoa não tem certeza se já tomou, pode verificar se há registro na carteira vacinal fazendo um pré-cadastro no Aplicativo Saúde Já – disponível para smartphones e tablets com os sistemas operacionais Android e iOS – ou procurar a unidade de saúde mais próxima de casa.

 

Pessoas acima de 60 anos, gestantes e mães que estão amamentando bebês menores de 6 meses precisam passar por avaliação clínica para verificar a indicação ou contraindicação da vacina. Até o momento não há registro da circulação do vírus da febre amarela em Curitiba. Mas, no início deste ano, Curitiba registrou quatro casos importado. (Com Bem Paraná)

 

 

 

Hashtag:
SICREDI 02