Laranjeiras do Sul

Laranjeiras - Secretaria de Saúde orienta população a evitar contato com morcegos

Laranjeiras - Secretaria de Saúde orienta população a evitar contato com morcegos

A Secretaria Municipal da Saúde de Laranjeiras do Sul, orienta a população como proceder caso se depare com morcegos, mortos ou vivos, no quintal ou dentro de casa. A orientação é evitar qualquer contato direto com o animal. Ele pode estar contaminado com o vírus da raiva, não dá para avaliar simplesmente ao olhar. Dois casos já foram registrados em Laranjeiras do Sul, onde as pessoas foram orientadas e encaminhadas para atendimento médico.

 

O vírus da raiva está presente na saliva de mamíferos infectados. Ela pode ser transmitida por animais domésticos, como cães e gatos; animais de produção (bovinos, equinos, suínos, etc) e animais silvestres (morcegos, quatis, macacos, raposas e outros). A pessoa que sofrer agressão ou acidente por manuseio e/ou contato de qualquer tipo destes mamíferos deve procurar atendimento em uma unidade de saúde.

 

Qualquer espécie de morcego, inclusive os que se alimentam de frutas e ou de insetos podem transmitir a raiva. Por isso é importante:


- Evitar tocar em qualquer morcego vivo ou morto
- Os morcegos são animais de hábitos noturnos. Quando encontrados caídos ou voando de dia, podem estar doentes, com o vírus da raiva.
- Ao encontrar um morcego nessas condições, ou mesmo morto, avise o serviço de saúde de seu município (Vigilância em Saúde) para que faça a coleta segura deste animal e encaminhe para análise laboratorial.
- O contato direto com morcegos por arranhões, mordida ou toque é grave. Caso isso aconteça, procure a Unidade de Saúde mais próxima.
- Mantenha seus animais de estimação, cães e gatos, com a vacina contra a raiva em dia.

 

Quando detectada a presença de morcegos utilizando alguma área da residência como abrigo é orientado efetuar o desalojamento dos animais, sem a necessidade de exterminar a colônia. Para tanto, se faz necessário providenciar a vedação do acesso ao abrigo por frestas ou quaisquer espaços existentes, seguindo os seguintes passos:


1. Localizar onde os morcegos estão através dos ruídos, chiados e odores causados pelo acúmulo de fezes e urina;
2. Procurar os locais utilizados como entrada e saída do abrigo observando, no horário de saída dos morcegos (ao entardecer);
3. Vedar definitivamente os espaços e frestas ao redor do local utilizado como saída pelos morcegos. Após este procedimento, aguardar a saída dos animais do referido abrigo;
4. Após a evasão dos morcegos, vedar provisoriamente a saída, utilizando jornais, espumas ou panos;
5. No dia seguinte, antes de escurecer, retirar esta vedação para permitir a saída dos indivíduos que não saíram na noite anterior;
6. Fechar novamente e no dia seguinte, proceder a vedação definitiva do local com material adequado (cimento, areia, tela, massa plástica) e
7. Evitar a vedação dos abrigos no período de reprodução dos morcegos (primavera/verão), pois há o risco de permanência e morte dos filhotes nestes locais.

 

Importante ressaltar que em casos de contato com morcego vivo ou morto procurar imediatamente atendimento na unidade mais próxima de sua residência ou uma unidade hospitalar.

 

 

 

 

SICREDI 02
Farmacia