Laranjeiras - Procon orienta consumidores sobre as compras para o Dia dos Namorados
No próximo dia 12 de junho, domingo, muitos casais irão comemorar o Dia dos Namorados com a tradicional troca de presentes ou um jantar romântico.
Para auxiliar os apaixonados que pretendem presentear seus companheiros, o Procon de Laranjeiras do Sul, preparou algumas dicas e cuidados a serem observados na hora da compra dos produtos.
Presentes
-Os valores das mercadorias devem estar expressos nas prateleiras e na vitrine;
- O comerciante não pode estabelecer um valor mínimo para o pagamento via cartão de crédito ou débito;
- O comerciante deverá expor de forma clara os valores parcelados e à vista, dando assim a opção de escolha para o consumidor;
- É preciso saber sobre a possibilidade de troca do presente, em razão de cor, modelo ou tamanho. A lei só obriga a troca de mercadoria por defeito;
- Se o produto for eletroeletrônico, é preciso testá-lo na loja. Em caso de defeito, o estabelecimento tem 30 dias para reparar o produto e devolvê-lo. A lei não garante a troca imediata;
- Já nas compras pela internet, o consumidor deverá redobrar a atenção. Deve-se certificar de que a página é de confiança. Nesses casos, conforme o Código do Consumidor, o cliente tem sete dias, contados após a compra da mercadoria, para cancelar o pedido.
Jantar
- Os estabelecimentos que cobram couvert artístico devem deixar a informação clara e informar o consumidor previamente;
- Em restaurantes com rodízio não é permitida a cobrança distinta para homem ou mulher.
- O pagamento de gorjeta é opcional. Se o serviço vier incluso na conta, o consumidor não precisa pagá-la na íntegra, pode dar o percentual que achar mais conveniente ou simplesmente não pagar pela taxa.
Se for identificada alguma prática abusiva, o consumidor deve denunciar ao Procon de Laranjeiras do Sul através do telefone 3635-1231, pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pessoalmente na Avenida Ivan Ferreira do Amaral, no prédio da Acils.
Por Assessoria