Laranjeiras do Sul

Laranjeiras – Município registra 1º caso de gripe do subtipo H3N2

Laranjeiras – Município registra 1º caso de gripe do subtipo H3N2

A Secretaria de Saúde de Laranjeiras do Sul confirmou na segunda-feira, 10, o 1º caso positivo para o vírus Influenza A do subtipo H3N2.

Trata-se de paciente do sexo feminino, 26 anos, profissional da área da saúde, encontra-se internada com quadro clínico estável. Os sintomas são os mesmos da gripe comum e resfriados como febre alta no início do contágio, inflamação na garganta, calafrios, perda de apetite, irritação nos olhos, vômito, dores articulares, tosse, mal-estar e diarreia, principalmente em crianças. Mesmo com letalidade menor que a Covid-19, o H3N2 tem mais chances de evoluir para casos graves em grupos de risco (crianças, idosos, gestantes e indivíduos com comorbidades).

Transmissão

Pelo fato do influenza ser um vírus respiratório, assim como o coronavírus, a gripe, como é chamada popularmente, é facilmente transmitida entre pessoas por meio de gotículas liberadas no ar quando a pessoa gripada tosse ou espirra. A prevenção ocorre da mesma forma, ou seja, com distanciamento físico entre as pessoas, uso de máscara e higiene das mãos. No período de incubação do vírus H3N2 é de três a cinco dias, quando começa a manifestação dos sintomas. Porém, também é possível que uma pessoa tenha a doença de uma forma assintomática, sem apresentar nenhuma reação. 

Durante o período de incubação ou em casos de infecções assintomáticas, o paciente também pode transmitir a doença. O período de transmissão do vírus em crianças é de até 14 dias, enquanto nos adultos é de até sete dias. Mas a doença pode começar a ser transmitida até um dia antes do início do surgimento dos sintomas. O período de maior risco de contágio é quando há sintomas, sobretudo febre.

 

 

 

 

 

Por - Assessoria

SICREDI 02
Farmacia