Laranjeiras do Sul - Indígena de 105 anos plena de cidadania
Na quarta-feira (6), a indígena de 105 anos Arvelina, da etnia Kaingang, moradora da reserva Rio das Cobras, no município de Nova Laranjeiras (PR), compareceu ao cartório da 45ª Zona Eleitoral de Laranjeiras do Sul para fazer o Título de Eleitor pela primeira vez.
Cidadania Plena
A iniciativa da senhora Arvelina mostra a importância de programas como o Cidadania Plena, implementado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) no ano de 2022, que busca facilitar o acesso das cidadãs e dos cidadãos aos serviços da Justiça Eleitoral, atuando em hospitais, comunidades indígenas e quilombolas, entre outros locais frequentemente esquecidos no processo eleitoral. Trata-se de uma iniciativa idealizada pelo presidente do TRE-PR, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, para quem “a Justiça Eleitoral deve ir aonde o eleitorado está”.
A atuação da Justiça Eleitoral nesse projeto se desenvolve em duas frentes principais: a instalação de seções eleitorais em hospitais e instituições de longa permanência e os mutirões que visam aproximar a população dos serviços prestados pela Justiça Eleitoral, como alistamento, transferência e revisão - sem que o eleitor precise se deslocar até outro município.
As eleitoras e os eleitores residentes em instituições de longa permanência e aquelas e aqueles com mobilidade reduzida ou internados em hospitais são beneficiados, junto com todo o corpo técnico dessas instituições, pela instalação de seções nesses locais, garantindo-se o exercício do voto a essa parcela do eleitorado.
Mais do que garantir o exercício do voto a pessoas historicamente esquecidas pelo Estado, o Programa Cidadania Plena demonstra o reconhecimento de uma instituição pública a essas cidadãs e a esses cidadãos, que muito contribuíram para a sociedade.
Por Tribunal Regional Eleitoral do Paraná