Laranjeiras - CEEBJA está com matrículas abertas

Estão abertas até sexta dia 18, as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria da Educação e do Esporte do Paraná. Os interessados devem procurar uma escola estadual que oferta a modalidade ou um dos Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebja). As aulas começam a partir de 14 de fevereiro.

 

São 309 estabelecimentos de ensino com EJA em todo o Estado.

 

A EJA é ofertada na rede estadual a toda pessoa que deseja voltar à sala de aula para obter sua certificação do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, com metodologia e materiais didáticos específicos para melhor atender esse público. “Concluir a educação básica aumenta as oportunidades no mercado de trabalho, as possibilidades de continuar os estudos e, inclusive, melhora a qualidade de vida da pessoa”, comenta a coordenadora da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria da Educação, Marcia Dudeque.

 

Para fazer a matrícula é necessário apenas original e fotocópia de documento de identificação e ter, no mínimo,15 anos completos para ingressar no Ensino Fundamental e 18 anos completos para o Ensino Médio. O aluno constrói sua grade curricular da maneira que for mais adequada, podendo se matricular em até quatro disciplinas de cada vez.

 

No Ensino Fundamental as disciplinas são: Arte, Educação Física, Ciências Naturais, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna – Inglês, Língua Portuguesa e Matemática. No Ensino Médio: Arte, Biologia, Educação Física, Física, Filosofia, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna – Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia.

 

O Ensino Fundamental pode ser concluído em, no mínimo, dois anos e o Ensino Médio em, pelo menos, um ano e meio. A matrícula e as aulas são gratuitas e o estudante também tem direito à alimentação escolar fornecida pelo Governo do Estado.

 

 

 

Laranjeiras - Dr Marcelo Trevizan assume como Delegado da 2ªSDP

Devido as mudanças nos cargos da cúpula da Polícia Civil no Estado, para gestão e plano estratégico de 2019 á 2022, alguns delegados das comarcas da região assumiram cargos de Delegados Divisionais em Curitiba.

 

Na 2ª SDP o atual delegado Dr. Helder Lauria, assumirá um cargo de escalão na instituição e o Dr Marcelo Luiz Trevisan assumirá o novo comando na Delegacia.


Os delegados desempenham um brilhante trabalho e proporcionam um serviço de excelência para a população.

 

 

 

Laranjeiras - Morre jovem que sofreu acidente na BR 158

O acidente ocorreu ontem domingo dia 13 ,na BR 158 perto do viaduto do trem em Laranjeiras do Sul. PRF e Corpo de Bombeiros foram acionados, no local o veículo Ford/Focus de cor branca OEJ-7180 de Palmital estava em uma ribanceira as margens da BR.

 

Três ocupantes estavam no veículo, o teto precisou ser cortado para que as vítimas fossem retiradas. As vítimas foram encaminhada para a Casa Hospitalar em Laranjeiras do Sul, o motorista em estado grave, as outras vitimas mãe e filha sofreram ferimentos moderados.


Na manhã desta segunda o motorista do veículo Junior Neves 27 anos, não resistiu aos ferimentos e entrou em óbito na Casa Hospitalar, o corpo foi encaminhado para o IML da cidade de Guarapuava.

 

 

 

Laranjeiras - Grave acidente é registrado na BR 158

Um acidente deixou três pessoas feridas no fim da tarde deste domingo dia 13, na BR-158, na altura do trilho do trem, em Laranjeiras do Sul.

 

De acordo com o Corpo de Bombeiros, um carro capotou após o motorista se perdeu e capotou o veículo, o mesmo ficou presa às ferragens. O homem precisou ser removido com a ajuda de equipamentos da corporação.

 

O veículo caiu em uma ribanceira as margens da BR-158. O teto do carro precisou ser removido para que a vítima fosse retirada.

 

O carro Ford/Focus de cor branca OEJ-7180 de Guarapuava ficou totalmente destruído, as três vítimas foram encaminhada a Casa Hospitalar em Laranjeiras do Sul, o motorista corre risco de morte, as outras vitimas mãe e filha sofreram lesão moderadas.