Goioxim - Defesa Civil manda ajuda humanitária a moradores afetados pelas chuvas

A Defesa Civil do Paraná enviou ajuda humanitária para o município de Goioxim, na Região Central do Estado, que registrou diversos alagamentos em função das fortes chuvas.

A estimativa do órgão é de que 3.168 pessoas tenham sido afetadas pela intempérie, com 42 casas danificadas e 168 moradores desalojados. Comunidades rurais chegaram a ficar ilhadas. Diante disso, foram disponibilizados pelo poder público 50 colchões, 200 cestas básicas, 100 kits dormitório e 100 kits de higiene para as famílias atingidas.

As enxurradas causaram estragos ainda nos municípios de Pérola (Noroeste), Cantagalo (Centro-Oeste), Turvo (Central) e Verê (Sudoeste). Em Cantagalo, 16 pessoas foram afetadas, sendo 4 desalojadas. Pérola teve esse mesmo número de desalojados, mas a quantidade de moradores afetados chegou a 20, do mesmo modo que em Verê. Em Turvo, não houve registro de pessoas afetadas ou desalojadas, mas 20 residências ficaram danificadas. A Defesa Civil monitora a situação nesses municípios.

Outras localidades também enfrentam excesso de chuva. Altônia (86,8 mm), Guarapuava (74,2 mm), Ubiratã (73,6 mm), Guaratuba (65,4 mm), Irati (63,4 mm), Santa Maria do Oeste (52,6 mm), Cascavel (49,6 mm) e Paranavaí (45 mm) foram alguns dos municípios mais castigados pelas tempestades, embora sem prejuízos significativos.

A alta ocorrência de chuvas desde o último fim de semana é resultado do encontro de uma frente fria que avançou sobre o oceano, com um sistema de baixa pressão formado na região do Paraguai. Segundo o Simepar, as chuvas devem dar uma trégua na quinta-feira, com ocorrências pontuais e rápidas no Centro e Norte do Paraná.

 

 

 

 

 

Por - AEN

Goioxim - Mulher tem WhatsApp clonado em golpe aplicado por falsos atendentes

Em 26 de setembro de 2025, uma mulher compareceu à polícia para relatar que foi vítima de um golpe virtual resultando na clonagem de sua conta do WhatsApp. Segundo seu depoimento, ela recebeu uma ligação informando que havia sido sorteada em um prêmio e, durante a conversa, repassou códigos recebidos a um suposto atendente.

Pouco depois, contatos da vítima começaram a receber mensagens pelo WhatsApp se passando por ela, solicitando transferências de valores via PIX. A mulher também perdeu o acesso à sua conta Google associada ao aparelho celular.

Diante dos fatos, a equipe policial orientou a vítima sobre os procedimentos a serem adotados, incluindo o registro formal da ocorrência e as medidas para recuperar suas contas e evitar novos prejuízos.

 

 

feed-image
SICREDI 02