O boletim da Secretaria Estadual de Saúde confirmou na tarde desta terça dia 26, mais um caso de Coronavírus para Rio Bonito do Iguaçu.
O paciente é um homem que está há mais de 20 dias internado em um hospital de Maringá, onde contraiu a doença e segue no local (vários pacientes contraíram a doença no hospital).
A Secretaria de Saúde do Município informou que o paciente está tratando de outra doença no município e deve seguir em Maringá no período de isolamento.
Segundo a secretaria ele não teve contato nenhum com outra pessoa de Rio Bonito.
Com esse novo caso Rio Bonito chega a duas confirmações de Covid-19 no município. (Com Secretaria de Saúde/E103FM).
A Secretaria de Saúde de Quedas do Iguaçu divulgou na manhã desta terça dia 26, um novo boletim com mais 02 casos suspeitos de Covid-19 no município.
Há 01 caso confirmado trata-se de um paciente homem de 36 anos, motorista que teve contato dia 9 de maio com alguém infectado em outra cidade.
Os sintomas iniciaram no dia 14 e na quinta dia 21, o mesmo procurou a equipe designada para tratamento a Covid-19 da Secretaria de Saúde para fazer o teste confirmado pelo laboratório de referência Lacen.
A novo boletim aponta ainda que 19 pacientes estão sendo monitorados e 17 casos foram descartados após exames.(Fonte Boletim Secretaria de Saúde).
O Secretário de Saúde Edimir Kozak pede para a população quedense “redobrar os cuidados, não saindo de casa por qualquer coisa onde pode haver aglomeração de pessoas e utilizem máscara”.
No final da tarde desta terça dia 26, a onça -suçuarana capturada por um morador na Comunidade de Santa Luzia no interior de Guaraniaçu foi entregue pelos bombeiros comunitários no zoológico de Cascavel, onde recebeu os primeiros atendimentos pelo médico veterinário.
O animal passará por uma bateria de exames.
Há indícios conforme o veterinário de que possivelmente o felino foi domesticado, pois na sala veterinária durante os primeiros procedimentos o animal, mesmo com o transporte não estranhou a presença das pessoas.

(Foto: Defesa Civil).
O felino ficará em quarentena no zoológico recebendo os cuidados necessários e após a sua recuperação será solto novamente na natureza.
O Prefeito de Pinhão, Odir Antonio Gotardo, anunciou o pagamento do reajuste de salário para os servidores públicos, retroativo ao mês de janeiro, conforme foi o compromisso assumido no início deste ano. O reajuste havia sido negociado em janeiro, mas no período vários recursos estaduais e federais estavam para se concretizar e por isso a reposição naquele momento não seria possível.
Odir agradeceu o a compreensão dos servidores e destacou que todos saíram ganhando, pois além do reajuste, também foi possível acessar recursos que estão tendo resultado em importantes obras na cidade.
“A compreensão dos servidores públicos foi essencial, pois conseguimos concretizar o acesso de importantes recursos, os quais já estão sendo revertidos em obras que irão trazer mais qualidade de vida para a nossa comunidade”.
Os recursos acessados são para investimentos em obras de pavimentação, construção de galerias pluviais, melhorias rede de iluminação pública, renovação da frota, dentre outros. Algumas ações já estão em andamento, como é o exemplo da rede de manilhamento que está em execução no Bairro Lindouro, próximo ao Colégio Santo Antonio.
O dinheiro chega ao bolso dos servidores em um momento delicado para a economia em razão da pandemia por coronavírus, por isso a Administração Municipal entende que os recursos aplicados através do reajuste devem somar de forma significativa no comércio local. (Com Assessoria).
Uma farmácia de Pinhão foi alvo de bandidos na noite desta segunda dia 25.
De acordo com o relato policial, por volta das 21h20, três ladrões assaltaram uma farmácia que fica perto da prefeitura.
No local, o funcionário de 53 anos relatou que os bandidos usavam máscaras e vestiam calça e moletom, tênis e boné.
Conforme o funcionário da farmácia, um dos ladrões estava armado com um facão.
Os bandidos exigiram que o funcionário entregasse o dinheiro que tinha no caixa.
Eles fugiram levando certa quantia em dinheiro e alguns sucos e refrigerantes.
A equipe policial fez patrulhamento nas proximidades, mas não encontrou os ladrões.(Com RSN).
Nesta tarde de terça dia 26, um morador da Comunidade de Santa Luzia capturou um filhote de onça-suçuarana que estava com dificuldade para caminhar.
O morador entregou o felino na Base da Defesa Civil de Guaraniaçu, e a guarnição fez todos os procedimentos para o transporte do animal.


(Fotos:Defesa Civil).
De acordo com informações do Comando da Base, o felino será entregue no Zoológico de Cascavel e passará por avaliações pelo veterinário e se for necessário o animal será atendido no Hospital Veterinário de Cascavel.
Informações sobre a onça-suçuarana:
Características:
É o segundo maior felídeo neotropical, menor apenas que a onça-pintada. Chega a atingir 1,08 m de comprimento, mais a cauda que é longa medindo até 0, 61 m e 63 cm de altura e a pesar até 80 kg. Seu pêlo é em geral bege-rosado, pode ser cinza, marrom ou cor-de-ferrugem. O comprimento do pêlo varia conforme o habitat - vai de curto a muito longo.
Seu período de vida é de 20 anos em cativeiro. Entre os felinos é um dos melhores saltadores, podendo saltar para o chão, de alturas de até 15 metros, pode dar também saltos de até 6 metros de extensão isto facilita sua caça. Suas garras são muito longas.
Habitat:
São variados, incluindo florestas tropicais e subtropicais, caatinga, cerrado, pantanal , desertos e montanhas.
Hábitos:
É um animal solitário, terrestre. Sua atividade é noturna. O seu território compreende áreas de 65 km2, necessita no mínimo 20 km2 para sobreviver. Os machos toleram-se e evitam-se.
Alimentação:
É muito variada, pois habita territórios vastos. Desde pequenos roedores até mamíferos de grande porte (capivaras, veados, catetos, aves e répteis).








-PortalCantu-27-06-2026_large.png)
-1-PortalCantu-27-06-2026_large.png)
-PortalCantu-27-06-2026_large.png)
-PortalCantu-27-06-2026_large.png)
-PortalCantu-27-06-2026_large.png)
-PortalCantu-27-06-2026_large.png)







