Nesta terça dia 04, compareceu no Dpm de Ibema um agricultor, o qual relatou que a porta de sua casa foi arrombada e alguns objetos foram furtados sendo uma (máquina de solda marca “wonder”, parafusadeira marca “wonder”, botijão de gás e algumas roupas); os objetos estavam no casa localizada na Linha Alegria.
O agricultor informou que não há moradores na residência, sendo que o local fica vários dias sem ninguém ir.
A equipe realizou patrulhamento nas proximidades com intuito de localizar algo suspeito, contudo sem sucesso.
Suspeitos denuncie 190.
Nesta terça dia 04, compareceu no destacamento da Polícia Militar um agricultor o qual relatou que na data de 28/07, percebeu que uma vaca havia sido subtraída de sua propriedade e carneada dentro da propriedade.
O proprietário ainda informou que não sabe sobre possíveis autores.
O animal era produtora de leite da raça Nelore com Gir.
A PM fez as devidas orientações.
Nesta terça dia 04, por volta das 14h00min a equipe da PM recebeu a solicitação da Copel, para que fosse efetuado a escolta dos técnicos, pois durante a tarde teria sido agendado uma manutenção na rede elétrica que passa nas proximidades do Assentamento de “Sem Terras” localizado na Linha São Roque.
A equipe policial acompanhou os técnicos até o local, permanecendo até que fosse feito a manutenção necessária e retornassem até a cidade.
Todo o procedimento ocorreu sem alterações.
A Secretaria de Assistência Social iniciou na segunda dia 03, a entrega de cestas básicas para as famílias quilombolas de Candói.
As entregas iniciaram na comunidade do Despraiado e nesta terça-feira (4) seguiu para as regiões do Cavernoso e Vila Tomé.
De acordo com a Secretaria de Assistência Social, serão distribuídas cerca de 250 cestas básicas que vão atender a população quilombola em situação de vulnerabilidade, por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
A ação é uma parceria entre a Fundação Cultural Palmares, em atuação com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e a Prefeitura.
Na manhã desta terça dia 04, a Prefeita Marinez Crotti através da Secretaria de Agricultura em parceria com a SEAB (Secretaria de Agricultura e Abastecimento) representado pelo Chefe de Núcleo Valter Rodacki, onde na presença de vereadores foi realizada a assinatura do termo de uso e entregue os equipamentos para as associações comunitárias.
Na oportunidade o Presidente do CMDR, Paulo Roth agradeceu a presença de todos de modo especial o empenho e o incentivo por parte da administração municipal, no fortalecimento das patrulhas por meio desses equipamentos. “Temos certeza que cada associação aqui vai fazer um bom uso de cada equipamento e aquelas associações que ainda sentem alguma demanda, devem encaminhar o pedido junto a secretaria de agricultura ou EMATER do Município, para que sejam atendidas”, completou.
O Chefe da SEAB, Valter Rodacki reforçou a parceria como representante do Estado, destacando que o município sempre terá o apoio para este setor, considerando que a agricultura é o carro chefe da economia no município.
O Vereador presidente da Câmara, Sebastião Mendes, também fez uso do espaço e parabenizou o trabalho de todos junto aos agricultores, destacando ele, que o legislativo municipal será sempre um aliado da agricultura, para que juntos possamos fortalecer e gerar mais lucro para as famílias.
O Secretário de Agricultura Agnaldo Cassol usou espaço para agradecer os Deputados e aos vereadores que estiveram em busca dos Recursos para aquisição desses equipamentos. Da mesma forma anunciou que o programa de inseminação foi retomado pela secretaria de agricultura, seguindo todas as recomendações de saúde da prevenção ao coronavírus.
A prefeita Marinez Crotti destacou as inúmeras entregas que o Conselho junto a Administração entregou para as associações, bem como estendeu o agradecimento ao Secretário de Agricultura do Estado, Norberto Ortigara pela parceria e apoio através do Governo do Estado. Na oportunidade também anunciou novos recursos para aquisição de mais equipamentos para a agricultura. “Teremos nos próximos dias a aquisição de mais uma carreta basculante, três arados subsolador, três enciladeiras e um trator. Serão mais R$ 222,000,00 em investimentos que serão repassados ao conselho e posteriormente destinado para as associações”, completou.
Na sua totalidade, 6 associações estiveram assinando o termo de uso e retirando os seguintes equipamentos;
1 Ensiladeira para o setor do Sertãozinho
1 Ensiladeira para o setor Guarani do Cristo Rei
1 Carreta basculante para o Setor da Barra Grande I
1 Carreta basculante para o setor Porto Leite (SEDE)
1 Carreta para o setor da Linha Gonçalves/Linha Lima
1 Semeadeira Hidráulica para o Setor Porto Pinheiro
Além dos equipamentos, também foram adquiridos dois veículos para a Secretaria de Agricultura.
O prefeito Berto Silva recebeu na terça-feira, 4, a visita do reitor do Centro Universitário Campo Real, Edson Aires da Silva. O vice-prefeito, Valdemir Scarpari e a Secretária de Educação, Maria Luíza Simões Nunes dos Santos, também acompanharam a visita. Com sede em Guarapuava e extensões em várias cidades do Paraná e Santa Catarina, a Faculdade Campo Real, pretende se instalar em Laranjeiras do Sul. Na oportunidade, o reitor esteve vistoriando o imóvel localizado na Rua Marechal Cândido Rondon (antigas instalações do Núcleo Regional de Educação), local escolhido pela reitoria para implantação de uma Extensão da Universidade.
As tratativas para implantação de uma Extensão da Campo Real em Laranjeiras do Sul, foram iniciadas ainda em 2019. “O nosso primeiro contato foi com o Pró-reitor de desenvolvimento, Adailton Marcelo Lehrer. Agora com a presença do reitor, fizemos uma visita técnica sobre o local onde a Faculdade poderá se instalar. A pandemia do coronavírus atrapalhou um pouco o cronograma, mas ainda é possível o início das atividades da Campo Real neste ano com aulas em 2021, em Laranjeiras do Sul. A Prefeitura trabalha forte para que isso aconteça”, afirmou o prefeito Berto Silva.
O início das atividades deve ocorrer em 2021. Os próximos passos serão de ajustes, além da liberação da documentação junto ao Ministério da Educação, MEC, para abertura e funcionamento das atividades acadêmicas. “O plano de expansão da Campo Real fará com que possamos levar ainda mais conhecimento para mais regiões, exercendo o nosso papel social e contribuindo para o crescimento e desenvolvimento local. A parceria trará mais oportunidades para a comunidade de Laranjeiras do Sul e municípios da região, com a qualidade de ensino da nossa instituição que todos já conhecem”, afirmou o reitor Edeson Aires da Silva.
Em relação a oferta de cursos, com exceção de Medicina qualquer outro poderá ser ofertado em Laranjeiras do Sul. “Nós estamos fazendo um trabalho final de levantamento. Pela estrutura que está sendo oferecida, nós pensamos nos cursos de Administração, Direito e Engenharia Civil que seriam os primeiros presenciais e que estamos pensando em implantar em Laranjeiras do Sul, mas ainda existe os cursos na área da saúde que estão nos planos”, concluiu o reitor.
CENTRO UNIVERSITÁRIO CAMPO REAL
Atualmente, a Campo Real oferta os seguintes cursos: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia de Software, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Psicologia e Publicidade e Propaganda.
A Universidade também oferece cursos de Educação a Distância (EAD), além de cursos de pós-graduação.

























