A prefeitura de Laranjeiras do Sul expediu decreto na manhã desta quarta dia 05, onde homologa o plano de retomada das atividades esportivas do município. Conforme o documento, o plano tem por finalidade orientar as diversas modalidades esportivas, entidades de prática do desporto, profissionais do esporte e atletas, acerca da retomada, com segurança e controle, à prática de atividades físicas amadoras ou de rendimento, com a finalidade de buscar desempenho e performance em competições de diversas categorias e níveis.
As tratativas foram firmadas durante reunião realizada na terça-feira, 4, no Auditório da Acils, que envolveu a Secretaria de Esportes, Secretaria de Saúde e Comitê de Enfrentamento a Pandemia do novo Coronavirus. Entre as principais observações, está de que as atividades de esporte deverão obedecer a um intervalo de no mínimo 30 minutos, para a saída de um grupo e a entrada de outro, evitando-se, com isso, aglomerações. As pessoas autorizadas a frequentar as instalações, deverão promover a higienização das mãos com álcool gel, realizar sanitização de calçados, nos tapetes sanitizantes que devem estar à disposição e ser submetidas à aferição de temperatura corporal.
O início das atividades ficará previsto para quinta-feira, 6 de agosto de 2020, somente nos locais privados, desde que o local seja previamente aprovado pela Secretaria Municipal de Esportes em conjunto com a Vigilância Epidemiológica do Município. A retomada fica autorizada somente para locais privados e que já tenham firmado o compromisso com o termo de responsabilidade sanitária e entregue juntamente a Vigilância Epidemiológica.
O limite de atletas para a realização dos esportes coletivos é de 14 (quatorze) pessoas dentro do campo/quadra no total da atividade, sendo vedada a possibilidade de plateia ou qualquer tipo de público. Também fica vedada atividades para crianças de 0 (zero) a 12 (doze) anos, bem como aquelas com idade superior a 70 (setenta) anos, além de fica expressamente proibido o consumo ou comércio de bebida alcoólica nos locais em que serão realizadas estas atividades, inclusive a realização de outra atividade no mesmo local, mesmo que por grupos distintos.
A realização destas atividades deverá ocorrer no máximo até as 22h, com intervalo mínimo de 30 (trinta) minutos entre o final de uma atividade e o início de uma nova atividade. É obrigatório o uso de álcool gel e o monitoramento de temperatura antes do início de toda e qualquer atividade. As medidas de controle, prevenção e fiscalização instituídas no âmbito do Município de Laranjeiras do Sul, poderão ser reavaliadas a qualquer tempo, dependendo dos resultados levantados pelo monitoramento clínico-epidemiológico, que evidenciarão a evolução da pandemia em âmbito local, no Paraná e no Brasil.
RECOMENDAÇÕES ESPECÍFICAS
-Controle das pessoas que estão participando dos jogos;
-Evitar paradas durante o trajeto de casa até o local do jogo;
-Utilizar calçado diferente para fazer o deslocamento e realizar os jogos;
-Álcool gel ao entrar em campo;
-Bebedouros fechados;
-Bares Fechados/consumo de bebida alcóolica vedado;
-Não permitir que pessoas que não estejam jogando fiquem no local;
-Aferir temperatura de todos ao chegar no campo (caso alguém apresente 36.8º deve ser encaminhado a unidade de referência;
-Proibição de utilização de coletes;
-Os horários deverão ser sempre alternados. Com 30 (trinta) minutos de diferença um do outro. Não podendo ultrapassar às 22h.
O barracão para a instalação da fábrica foi totalmente construído com recursos próprios da prefeitura municipal, já os equipamentos é uma parceria com o governo do estado.
Com investimento de aproximadamente um milhão de reais, a fábrica visa o fortalecimento da agricultura familiar e ficará sob a responsabilidade da AFAMIG E COASFAG, com supervisão da Secretaria Municipal da Agricultura e apoio técnico da EMATER.
Serão processadas frutas tais como, uva, maracujá, morango, acerola, abacaxi, entre outras.
A Fábrica de Polpa de Frutas fica próxima ao abatedouro municipal.
Nesta quarta dia 05, por volta das 19h31min à equipe policial recebeu uma ligação via 190, na qual uma mulher relatou que seu convivente estava bêbado e a ameaçou com uma faca e ao longo do dia vinha agredindo-a fisicamente e verbalmente.
De imediato equipe deslocou ao local e logrou êxito em localizar o autor dos fatos, foi dado voz de abordagem o qual acatou de imediato, sendo localizado na sua cintura a faca que utilizava para ameaçar a mulher.
A vítima relatou ainda que levou um tapa no rosto na parte da manhã de hoje, e por conta de uma brincadeira do pai da mesma com o autor, este começou a ameaçar o pai dela dizendo que mataria ele.
O agressor disse também que se a vítima chamasse a policia, iria matá-la, e deu uma facada no colchão onde ela estava deitada, passando perto de sua perna.
Em conversa com a vítima esta relatou que não possuía nenhuma lesão aparente, porém deseja representar contra o agressor.
Diante dos fatos a equipe efetuou a prisão do autor e encaminhou até a Delegacia de Quedas do Iguaçu para os procedimentos cabíveis.
Nesta quarta dia 05, por volta das 10h50min, a Polícia Militar em patrulhamento na Avenida Abilon de Souza Naves, em frente a um banco, abordou uma motocicleta Honda/CG 160 start cor vermelha com dois ocupantes em atitude suspeita.
Em consulta via sistema SESP INTRANET de identificação, foi constatado que um dos indivíduos que reside na cidade de Ibema, possuía em seu desfavor um mandado de prisão em aberto Expedido pela Comarca de Catanduvas pelo artigo 33. (Tráfico de Drogas).
Diante do fato após ser cientificado de seus direitos constitucionais, foi elaborado o boletim de ocorrência e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Guaraniaçu onde ficou na carceragem temporária à disposição da Justiça.
Neste quarta dia 05, a equipe policial recebeu uma ligação do plantonista do Hospital Municipal o qual relatou ter dado entrada no pronto atendimento um homem, o qual estava com varias escoriações pelo corpo sendo uma possível vítima de agressão.
No hospital a vítima foi questionada pelos policiais sobre qual seria o motivo das lesões, mas o mesmo não soube explicar.
A equipe efetuou buscas nas redondezas não logrando êxito em localizar os autores, sendo posteriormente confeccionado o presente boletim de ocorrência.
As diligências sobre o fato estão em andamento para tentar identificar o possível autor(s).
Na tarde desta quarta dia 05, a Polícia Civil de Guaraniaçu a Comando do Del. Dr Bruno Falci instaurou o inquérito para investigar uma tentativa de homicídio ocorrida na tarde de hoje na Comunidade de Alto Piquiri em Diamante do Sul.
De acordo com informações o agricultor de 62 anos, estava tratando das novilhas em sua propriedade quando o autor chegou no local armado com um revólver e efetuou dois tiros na vítima e na sequencia fugiu.
O agricultor baleado foi socorrido por vizinhos e encaminhado primeiramente ao Posto de Saúde local e de imediato foi levado ao Hospital Nossa Senhora de Fátima em Guaraniaçu, onde foi constato pelo médico de plantão que o idoso foi atingido por dois tiros um no pulmão e o outro no fígado e devido a gravidade foi aerotransportado pela aeronave do Paraná Urgência para o Hospital Universitário em Cascavel, onde inspira cuidados.

(Foto: Consamu).
A Polícia Militar de Guaraniaçu foi acionada e em conjunto com a Polícia Civil deslocaram-se para Diamante do Sul e na comunidade do ocorrido iniciaram buscas pelo autor o qual já foi identificado, mas o mesmo conseguiu fugir.
Nas apurações foi constatado pelas autoridades que a motivação da tentativa de homicídio está relacionada à uma divisa de terra, pois anteriormente houve um desentendimento entre a vítima e o autor pelo tal motivo.
Os investigadores e PM prosseguem nas diligências.
Nesta quinta, testemunhas do delito serão ouvidas na Delegacia de Polícia para o prosseguimento das investigações.























