Na madrugada desta terça dia 25, por volta da 01h30min o condutor de uma caminhonete F1000 perdeu o controle da direção e colidiu e arrancou um poste da rede elétrica na Rua Isaura Alves de Oliveira no Jardim Real.
Com o impacto o poste caiu em uma baixada quase atingindo os fundos de uma garagem de veículos.


(Fotos: Bombeiros).
O motorista evadiu-se do local.
Os Bombeiros Comunitários de pronto deslocaram-se até o local e fizeram todo o isolamento da área de risco e acionaram a PM que fez o Boletim de Ocorrência e a Copel fez os desligamentos para a retiradas dos cabos de energia e demais procedimentos operacionais.

(Foto: Bombeiros).
Com os danos na rede, moradores das proximidades ficaram sem o fornecimento de energia.
Nesta segunda dia 24, na Operação Metrópolis a equipe de Rádio Patrulha de posse da informação fornecida pela P2 (Serviço Reservado), que no município de Espigão Alto do Iguaçu, havia um homem com mandado de prisão expedido pela justiça da Comarca de Toledo, deslocaram-se até o endereço que consta no sistema e logrou êxito em cumprir o mandado de prisão.
O indivíduo responde por homicídio e uma tentativa em Toledo.
O mesmo foi entregue na Delegacia de Quedas do Iguaçu, onde permanece na carceragem temporária a disposição da justiça.
Neste sábado dia 22, a equipe policial de Pinhão, foi acionada por uma pessoa, qual informou que uma moto havia colidido com um muro em frente sua residência e que o passageiro abandonou a mesma e saiu correndo.
Diante dos fatos foi localizada a moto caída na calçada, sendo que foi informado as características do condutor e efetuado buscas nas proximidades, onde uma quadra a frente foi abordado uma pessoa cambaleante, com as vestes informadas e com esfolados no rosto e braços, qual foi indagado confessou estar com a moto, que havia achado a mesma em um matagal.
Posteriormente a equipe constatou que a moto havia sido furtada um dia antes.
Diante disso a equipe entrou em contato com o proprietário o qual reconheceu sua moto.
Posteriormente foram encaminhadas as partes e a moto recuperada a Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis.
Na última sexta dia 21, por volta das 13h00min um homem relatou para a PM que comprou um terreno rural na Estrada do Silvérios, Localidade dos Silvérios, sendo que ao chegar no local, foi ameaçado por um indivíduo que estava armado com uma espingarda.
Posteriormente foi ameaçado também por um outro homem que estava armado com um revólver.
Diante dos fatos a equipe deslocou até a localidade, onde entrou em contato com a senhora de 66 anos, a qual foi indagada sobre as ameaças, esta fez a entrega voluntária de uma espingarda, sem marca aparente, de calibre .32, com 14 cartuchos intactos.
A equipe visualizou um indivíduo correndo aos fundos, foi dada Voz de abordagem, porém o mesmo não acatou, vindo a se esconder no matagal.
Indagado a senhora quem era o indivíduo a mesma relatou que era seu companheiro.
Diante dos fatos a equipe encaminhou a idosa para a Delegacia de Polícia Civil de Pinhão, pois a mesma se declarou ser proprietária da arma.
A Cantu FM, Portal Cantu em Parceria com a Cooperativa Cresol, Agro Planejamentos e Andrade Terraplanagem lançam o “Projeto de Porteira em Porteira”.
Neste projeto cada produtor selecionado na região poderá demonstrar sua propriedade e juntamente com as empresas parceiras tem a oportunidade de apresentar seu ramo de atividade no campo e sua forma de renda.
Na abertura do Projeto vamos conhecer a propriedade e ramo de atividade do Agricultor Idanir Paz Maciel (Videira Maciel) na AgroIbema e também o Orquidário Fidelensis da Srª Alais Pinheiro no Pouso Alegre em Ibema. Veja o Vídeo e saiba mais !!!!
Lá do alto, entre as serras e morros que cortam Goioxim, no Centro-Sul do Paraná, dá para notar a intensa movimentação que promete mudar a cara da região central do município. São caminhões, operários, pedras, concreto e asfalto de um lado para o outro para reurbanizar vias importantes da cidade.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, está investindo R$ 3,36 milhões na pavimentação de um conjunto de dez ruas da cidade. A contrapartida municipal é de R$ 17 mil. São 5,7 quilômetros em recuperação, em uma área de 46,2 mil metros quadrados. Metade foi concluída. As outras cinco vias estão em obras, com taxa de execução em 52%. É um exemplo da presença do Governo do Estado nos pequenos municípios.
Os recursos são do Tesouro do Estado, repassados a fundo perdido, e também via Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM), linha de crédito administrada pelo Paranacidade e pela Fomento Paraná. “As pessoas precisam de estrutura nos locais em que residem, nas cidades. Por isso o compromisso do Governo do Paraná com o desenvolvimento sustentável e a modernização dos municípios”, ressalta o governador Carlos Massa Ratinho Junior.
Ele lembra que uma nova pavimentação gera qualidade de vida, segurança, empregos e aumenta a autoestima dos cidadãos. “O Governo fez muito em pouco mais de um ano e meio. E queremos ampliar o diálogo com os prefeitos e deputados estaduais para o que Paraná avance ainda mais, em busca ações que tenham impacto direto na melhoria da vida das pessoas”, afirmou Ratinho Junior.
SEM BARRO E SEM POEIRA – É exatamente o que está acontecendo na pequena Goioxim, cidade com cerca de 7 mil habitantes de acordo com a mais recente estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - de 2019.
Manoel Nolla sabe bem disso. Ele passa o dia em casa depois que perdeu a visão de um olho e se viu obrigado a parar de trabalhar. Morador de uma esquina que une duas obras de pavimentação, Nolla disse que já perdeu a conta do número de vezes em que se viu obrigado a intervir devido à má condição das ruas.
Com tempo seco, contou, sofria com a poeira. Quando chovia, o barro se tornava o grande inimigo. A roupa no varal não tinha sossego, relembrou, rindo. “E os caminhões que ficavam parados na chuva porque não conseguiam subir? Agora, não. Está ficando tudo muito caprichado. Praticamente a vila toda aqui será asfaltada, algo muito importante para um município pequeno como o nosso”, destacou.
Um pouco mais para baixo da casa dos Nolla, na pizzaria Forno a Lenha, a chegada do asfalto definitivo também é motivo para muita comemoração. “Nos dias de chuva, caminhão não conseguia chegar para fazer entrega e os motoboys reclamavam para pegar os pedidos, tudo muito difícil”, afirmou a comerciante Cirene Schadeck. “Mas vai melhorar, ficar bom e mais gente poderá vir aqui degustar uma pizza”, completou a filha Catherine Schadeck, enquanto começava a arrumação do salão à espera dos clientes da noite.
PACOTE COMPLETO – As obras, explicou o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, João Carlos Ortega, vão além da aplicação do asfalto novo. Incluem drenagem, sinalização, meio-fio e calçamento. Ações com impacto na circulação viária, mas também voltadas para garantir a acessibilidade dos pedestres.
“Acabam com buracos, asfalto velho, calçadas irregulares e vias urbanas com problemas de acúmulo de água da chuva”, comenta o secretário. “Significa também um estímulo à comercialização de produtos e, por consequência, empregos em maior número”, acrescenta.
EM TODO O PARANÁ – O secretário Ortega lembra, ainda, que pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas já foram liberados desde o início do ano passado recursos para 690,7 quilômetros de asfalto, a fundo perdido, em 517 convênios. Apenas nessa linha, que desonera as prefeituras, o investimento direto já ultrapassou R$ 404 milhões. Os recursos cobrem uma área de 5,5 milhões de metros quadrados.
Também foram 806,6 quilômetros em 329 convênios pelo Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM). Foram disponibilizados R$ 689 milhões para renovar a malha viária em uma área de 6,4 milhões de metros quadrados.
Prefeita de Goioxim, Mari Terezinha da Silva destaca o efeito cascata que as obras têm na cidade. “Está mudando a cara de Goioxim. Melhora a qualidade de vida, valoriza os imóveis, o comércio local e é garantia de mais saúde e segurança para as pessoas.”
Ela ressalta, também, a importância de atuar em conjunto com o governo estadual, especialmente para os pequenos municípios. “A cidade tinha pouco calçamento e muitas ruas de chão batido, por isso essa parceria com o Governo do Estado é essencial”, completou. (Com AEN)





















