Nesta quarta dia 26, por volta das 12h50min na Rua Francisco dos Santos, centro, durante patrulhamento, a equipe da PM recebeu informação de populares que havia uma motocicleta de cor vermelha que estava estacionada em via pública, podendo ser a que foi furtada durante a madrugada.
No local foi verificado que se tratava da motocicleta Honda/CG 150 Titan que havia sido furtada.
Diante dos fatos foi recolhida a referida motocicleta e encaminhada até a Delegacia de Polícia Civil de Cantagalo para procedimentos cabíveis.
Nesta quarta dia 26, por volta das 18h35min, a equipe de Polícia Militar de Catanduvas recebeu uma denúncia anônima dando conta de que um indivíduo estaria ameaçando as pessoas com uma pistola, na Avenida Adolfo Chagas esquina com a Rua Felix Kovaleski.
De imediato a equipe policial se deslocou até o endereço, onde realizou abordagem a um indivíduo com as características repassadas na denúncia.
Os policiais encontraram de posse do indivíduo um simulacro (réplica) de arma de fogo.
Juntamente com o indivíduo a equipe policial também abordou uma mulher, mas nada de ilícito foi encontrado em sua posse.
Tendo em vista que o simulacro de arma de fogo se trata de produto controlado pelo Exército Brasileiro, bem como o abordado estava portando o objeto em desconformidade com a legislação vigente e que não possuía nota fiscal, tampouco adornos ao simulacro que fizesse distinção de arma de fogo, a equipe realizou a apreensão do objeto e o indivíduo foi encaminhado até a Delegacia de Polícia Militar de Catanduvas, juntamente com a abordada.
Por fim, o detido informou aos policiais que está sendo ameaçado por seu desafeto que é proprietário de um bar aqui na cidade de Catanduvas, dizendo o abordado aos policiais que irá acertar as contas com quem fez a denúncia, pois ele tem ciência de quem se trata. (Com PM/Catanduvas em Foco).
Nesta quarta dia 26, por volta das 10h00min, compareceu no DPM um homem relatando que foi se tratar em outra cidade do Estado e ao retornar a residência percebeu que a janela da cozinha estava arrombada e a casa toda revirada e percebeu que vários objetos foram furtados.
Diante dos fatos a equipe orientou o proprietário sobre as medidas cabíveis e confeccionado o presente boletim de ocorrência.
Ameaça:
Nesta quarta dia 26, por volta das 18h00min, entrou em contato via 190 um homem relatando que foi ameaçado por um indivíduo, o qual estaria portando um revólver.
Prontamente a equipe deslocou-se até o endereço e encontrou o solicitante e mostrou na qual residência havia se evadido o suspeito.
A equipe conseguiu realizar a abordagem no suspeito, onde nada de ilícito foi encontrado.
Questionado sobre onde estaria a arma de fogo, ele negou e autorizou a equipe fazer buscas na residência, porém nada de ilícito foi encontrado.
Posteriormente a equipe conversou com ambas as partes, e a vítima relatou que o indivíduo estaria perturbando o bairro com seu veiculo e foi tirar satisfação onde acabaram discutindo.
Ambos foram orientados e posteriormente confeccionado o presente boletim de ocorrência.
Nesta quarta dia 26, a equipe da PM em patrulhamento próximo a Igreja Matriz de Guaraniaçu, avistou um veículo I/Toyota Hilux estacionada com tarjeta da placa de Blumenau - SC, e ao consultar via sistema Sesp, não apresentou nenhum registro do veículo.
Em seguida entrado em contato com a delegacia de Polícia Civil, o investigador de plantão informou que havia algo errado, pois não constava no sistema.
Diante disso a equipe conseguiu localizar o proprietário em um clube nas proximidades, o qual se identificou como sendo proprietário do veículo.
Sr. A.G., foi indagado quanto a documentação do veículo, o mesmo apresentou um CRLV de 2018, em nome de terceiro, informou que seu filho comprou o veículo e ainda não havia conseguido transferir.
Foi então consultado o Renavan do veículo pelo apresentado no documento e foi identificado uma placa, o qual foi conferido o número do motor e do chassi que estavam igual ao do CRLV apresentado pelo condutor.
O veículo foi encaminhado ao pátio da Delegacia de Polícia Civil para melhor averiguação das informações, juntamente com o condutor responsável pelo veículo.
Na tarde desta quarta dia 26, a Polícia Civil através do G.D.E (Grupo de Diligencias Especiais) da 2ªSDP prendeu em flagrante um empresário da cidade de Laranjeiras do Sul no momento em que ele negociava objetos furtados de uma residencia.
Os investigadores do GDE já vinham monitorando o indivíduo pois havia informações de que ele estava comprando celulares e notebooks de criminosos que praticam furtos a residencia em Laranjeiras do Sul.
Foi então que no momento em que um dos criminosos adentrou no matagal e buscou um notebook (furtado na terça-feira em uma residencia no bairro São Francisco em Laranjeiras do Sul) e trouxe até o empresário que os policiais civis realizaram a abordagem dos elementos.
No matagal foram encontrados ainda outros objetos referente a mesma residência em que foi furtado o notebook e outros objetos que possivelmente sejam oriundos de outros furtos.
Os três elementos que praticaram os furtos dos objetos foram conduzidos para a 2ªSDP para os procedimentos cabíveis.
As diligencias em relação ao empresário continuaram pois havia informações de que ele estava traficando em sua residencia. Os policiais então deslocaram até a residencia do empresário onde porções de maconha foram localizadas e apreendidas. O empresário foi autuado pela autoridade policial por Receptação na forma tentada e por Tráfico de Drogas.
Alguns relógios e um fone de ouvido foram apreendidos e até o momento a polícia não identificou de qual boletim de ocorrência estes objetos estão relacionados. Caso alguém reconheça estes objetos favor procurar a 2ªSDP.
A regulamentação de terras é um sonho para muitos, mas nem sempre é um processo fácil. Especialmente para pequenos agricultores, que precisam das terras para produzir.
Conforme informações da Agência Estadual de Notícias, o Estado ajudou pequenos produtores a adquirir terras e a saírem da condição de possuidores reconhecidos para se tornarem, de fato, proprietários. Em seis meses de ação, o apoio estadual chegou a 13 municípios, incluindo Candói (que fica cerca de 75 quilômetros de Guarapuava), alcançando um total de 1.600 famílias.
A estimativa é de que até o fim de 2020 serão cerca de três mil famílias nesses municípios. Nesse sentido, o Programa de Regularização Fundiária abrange áreas localizadas em vários municípios paranaenses e é executado pelo Instituto Água e Terra (IAT), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo. A meta é alcançar 15 mil famílias até 2022.
PROCESSO:
Desse modo, como a terra que ocupam não são pertencentes ao Estado, a regularização se dá por ação de usucapião. Em outras palavras, essa é uma maneira de aquisição do direito de propriedade, durante o prazo legal estabelecido. De modo individual, o processo é lento e pode ter muitos gastos. Por isso, o apoio do Estado é fundamental. Primeiramente, o Instituto Água e Terra fornece os mapas e memoriais descritivos. Posteriormente, toda documentação que está apta para ser encaminhada para a Defensoria Pública, que dá início a ação de usucapião. O trabalho do IAT é a parte mais cara de todo o processo e não custa nada para as famílias participantes.
OUTROS MUNICÍPIOS:
Em seis meses, a iniciativa atingiu famílias de produtores rurais de Ribeirão Claro, Ortigueira, Guaraqueçaba, Imbaú, Rosário do Ivaí, Morretes, Agudos do Sul, Piên, Cândido de Abreu, São Mateus do Sul, Candói, Grandes Rios e Mandirituba. E com o avanço do Programa, a ampliação para outros lugares é essencial. Assim, trazendo estabilidade para os proprietários e fomentando a economia local de cada município. Com RSN/AEN).























