Nesta quarta dia 15, a Assessoria do Hospital Universitário de Cascavel informou que a Catanduvense moradora no Bairro Alto Alegre Aline Stabeline Rocha vítima de disparo de arma de fogo, depois de mais de 20 dias de internamento recebeu alta nesta terça.
Familiares e amigos estão felizes com a recuperação e alta da jovem. É uma Vitória para a jovem.
Uma campanha de doação de sangue para Aline foi realizada no município.
Investigações:
O Delegado Dr. Thiago Teixeira informou a reportagem do Portal Cantu que instaurou um inquérito onde serão ouvidas a vítima (Aline), testemunhas, familiares e Policiais Militares que atenderam a ocorrência, sendo assim, após as oitivas será apurado o que realmente aconteceu e o inquérito será finalizado.
A educação é uma das áreas públicas que recebem maior atenção do governo municipal de Ibema nos últimos quatro anos. E os resultados dessa política de valorização já aparecem. É isso o que mostra avaliação do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) referente ao exercício de 2019 e que acaba de ser divulgada. Os números são comemorados por autoridades, professores, pais e alunos.
Os indicadores melhoram gradualmente no município. Porém, o maior avanço foi registrado em apenas três anos, do período de 2017 a 2019. Na avaliação da 4ª série e 5º ano dos colégios Getúlio Vargas e Octavio Simioni o desempenho saltou, nos dois casos, de 6.0 em 2017 para 6.2 agora. A previsão para 2021 é de a nota alcançar, respectivamente, 6.5 e 6.4.
O avanço foi importante também na aferição desenvolvida considerando todas as séries e escolas em atividade no município. De 2017 para 2019, o desempenho saltou de 6.1 para 6.4 e a meta para 2021 é subir dois pontos. “Essa é uma clara demonstração de um projeto bem elaborado, no qual todos oferecem o seu melhor para aprimoramentos constantes e consistentes no ensino público no nosso município”, observa o prefeito Adelar Arrosi.
Fatores
A secretária de Educação, Cultura e Esportes de Ibema, Josiane Portolan, identifica 17 fatores como determinantes para a evolução no ensino público no município. São eles: informatização das escolas (laboratórios de qualidade e internet eficiente), valorização profissional, formação continuada dos professores, número de alunos por turma, salas de recurso multifuncional, merenda de qualidade, transporte acessível, distribuição de material escolar a todos os alunos, uniforme de qualidade.
E mais: parceria do município com os projetos Itaipu e Detran (escola no trânsito), organização e realização de projetos nas escolas – Semana do Meio Ambiente e outros -, reuniões com pais e responsáveis pelos alunos, projetos de contra turno social (balet, capoeira e aula de música), momentos de lazer proporcionados para todas as crianças, desfiles em datas comemorativas, Semana da Saúde e investimentos em material didático (apostilas), disponibilizando para todos, o Aprende Brasil. “Todos se dedicaram muito e estão de parabéns por essa grande conquista”, segundo a secretária Josiane.

Psicóloga com ênfase na psicanálise e Palestrante, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Especialista em Psicologia do Trânsito. Possui experiência com atendimento clínico com ênfase na Psicanálise, na Ciretran na realização de Avaliação Psicológica de candidatos para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Atuou como docente na pós-graduação em Psicopedagogia na Faculdade de Educação e Tecnologia da Região Missionária – FETREMIS. Tem experiência na escola de ensino fundamental como Psicóloga e Psicopedagoga nas avaliações com alunos. Tem experiência em Arteterapia.
Paciência ???:
Como a gente faz? Atualmente muitas pessoas me perguntam: o que fazer para termos paciência, de onde tiramos a paciência, dá pra ir buscar, comprar em algum lugar, o que fazer?
Como é que faz pra ter a “tal” paciência, geralmente as pessoas falam: “eu já sei de tudo, eu sei como é que faz, eu já entendi, eu já li, já reli, já procurei, já procurei de novo, já compreendi mais uma vez”, mas na hora de agir, falta quem? Falta a tal paciência.
Referimo-nos a paciência como se fosse “um negócio que a gente” vai até uma loja e compra, pronto comprou, estou cheio de paciência, estou com uma “sacola” cheia de paciência, vou lá e pego um pouquinho de paciência, e está tudo certo, pois penso que estou cheio de paciência para poder lidar com a situação. Infelizmente, não é assim que acontece, e ainda bem que não é assim que funciona.
Segundo a nossa ordem, que tipo de mãe que eu deveria ser, que tipo de pai eu deveria ser, que professora que eu deveria ser, que psicóloga que eu deveria ser?Tema que escuto todos os dias dos meus pacientes, amigos e familiares. A gente exige aquele conjunto de respostas, a perfeição de resultados, queremos atenção máxima, queremos resposta efetivas, ou seja, exigimos e cobramos de nós mesmos.
Porém,na hora que entramos em contato com “esse ser humano”, que sente tristeza, raiva, irritação, medo, cansaço, insônia, falta de sono, que, aliás, é uma forte fonte da falta de paciência, exaustão, fome, dor no corpo entre outros. Esse mesmo ser humano dificilmente dará conta de fazer o que a princípio essa mente fantástica, extraordinária que vive dentro de nossa cabeça colocou como meta.
Na minha meta, vou responder calmamente sempre, eu vou ser ótima, eu vou responder muito bem para os meus filhos, pro meu marido, aliás, para todos que convivem comigo, porque afinal de contas eu tenho essa meta fantástica, colocada para realizar. Então, a gente se dá conta que não é sobre só o querer, não é sobre o querer ter paciência, é sobre eu ter consciência de como eu estou, quem eu sou naquele momento, e sobre muitas vezes ser real.
E a pergunta vem novamente, eu estou sempre certinha? Eu faço sempre de acordo com o que é proposto? Ou na hora de agir eu me manifesto erroneamente,e posterior me arrependo.
Se na verdade eu estou num processo onde eu deveria estar,contudo não me encontrei,faltam hábitos para originar consciência de que eu estou no que deveria ser, necessito descobrir como eu me sinto comigo, sem a obrigatoriedade de justificar-me. Deveria ser muito tranquila,ser uma pessoa muito calma, que possui um diálogo sereno, um exemplo de pessoa,portanto, eu me sinto desta forma, eu me sinto pronta tranquila para sentar agora e brincar, não, mas eu deveria ser essa mãe que senta e brinca.
Mas, como é que eu vou fazer pra sentar e brincar, se eu não me sinto em condições pra fazer isso?Então quando eu não tenho condições de fazer isso e me forço a fazer porque eu deveria ser, estou exatamente nesse mundo hipotético, da ordem do que eu deveria ser, estou forçando o meu sistema para entregar uma ilusão, e na hora em que estou forçando esse sistema, o que acontece, é que em algum momento eu vou estourar em cima de alguém. E normalmente é em cima de alguém que nem sabe que você está forçando o seu sistema, porque esse alguém não te pediu pra você fazer isso, ou até te pediu, mas ele te pediu imaginando que você é alguém que sabe sobre si, e que sabe dizer sim ou não, mas ele não imagina que você é essa pessoa que tem esse nível de alta exigência e que se coloca nesse tipo de armadilha.
Entretanto,quando falta paciência, na verdade faltou contato com você mesmo, quando falta paciência na verdade, faltou exatamente você olhar para você, perceber como você está, perceber, não eu não tenho condições de fazer isso agora, tenho condições de fazer isso agora, e na verdade localizar em si mesma, localizar você para os outros. Que pode ser inclusive dizendo, que é contar do seu estado interno, neste momento eu tenho que levar vocês a fazer tal coisa ou tenho que fazer o almoço para vocês, porque tem coisas que não temos saída, temos que fazer, mas eu preciso da colaboração de vocês, eu preciso do silencio de vocês, porque estou completamente exausta, sem condição de fazer isso agora, então preciso da colaboração de vocês.
E no momento em que isso acontece às crianças nos enxergam, porque talvez pela primeira vez, nós nos damos à chance de nos enxergarmos. E, assim sendo, a paciência ela não é algo que eu fico esperando, eu preciso ter, porque eu tenho que ter para atingir meus objetivos.
A paciência é na verdade, algo que vou vivendo e vai me dando oportunidade de me reconhecer e de reconhecer o outro, que nessa experiência o outro também tenha a possibilidade de perceber como é que ele está, nesta troca, começamos a se encontrar de outro lugar, não mais do lugar que eu devo fazer pra você, para o seu bem estar, ou você deve fazer para o meu bem estar, mas onde nos encontramos na condição que devemos se encontrar.
Desta forma,todos podem surpreender, porque na verdade, quando a gente está falando de humanidade, nos referimos às exigências do mundo, sobrecarregados, avaliados, e cobrados, logo, nos sentimos aliviados quando podemos ser real, e quando podemos colocar para o outro as nossas limitações.
Os “homens de ferro e as mulheres de ferro” podem apenas se tornarem só homens e mulheres, iniciantes todos os dias, assim não precisamos mais comprar paciência, exigir ter paciência, correr atrás de paciência, ficar frustrado que não tem paciência, porque na verdade nós temos nós mesmos.
Note-se, acolha-se e acolha aos outros.
Eliane Bruger Racoski
(45) 99966-3648
Um acidente do tipo capotamento foi registrado na tarde desta quarta dia (16) no município de Cantagalo.
Conforme informações, uma camionete subia uma rua lateral de uma creche da cidade quando começou a voltar de ré.
O veículo despencou de um barranco e veio a tombar, parando dentro do pátio da creche.
A equipe da Secretaria de Saúde Municipal foi acionada, socorreu a vítima que foi encaminhada para a casa hospitalar.
Nesta manhã desta quarta dia 16, o Hospital Universitário de Cascavel emitiu uma nota de pesar comunicando a morte de uma idosa que testou positivo para Covid-19. Ela era moradora em Três Barras do Paraná.
Atualização: Chega agora a 05 mortes no município por Covid-19.
Confira a Nota:
É com pesar que o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop) comunica a morte de um paciente com exame positivo para Sars-CoV-2.
A paciente, de 86 anos, moradora de Três Barras do Paraná, estava internada desde o dia 09/09 na unidade, e evoluiu a óbito nessa quarta dia 16.
O exame que confirma a doença foi entregue pelo Laboratório Central do Paraná (Lacen). (Fonte Assessoria H.U Cascavel).
O cartorário, ex-prefeito e pré-candidato a prefeito de Ibema Aramitam Fortunato de 58 anos, sofreu uma queda de moto na última sexta dia 11, e em casa teve febre e posteriormente procurou atendimento médico no Hospital Municipal.
Após o diagnóstico de insuficiência respiratória com sua capacidade pulmonar reduzida em 75% Aramitam foi encaminhado para a UTI do Hospital Universitário em Cascavel.
De acordo com familiares no último boletim clínico divulgado no início da noite de ontem terça dia 15, Aramitam continua internado na UTI, teve uma leve melhora, não está entubado, mas respira com ajuda de oxigênio, seu quadro clínico ainda é grave.
Foram realizadas as coletas para os exames de Covid-19, porém aguarda-se os resultados.
Nas redes sociais familiares e a comunidade Ibemense se mobilizaram em orações para a recuperação de Aramitam.























