O Ministério Público Estadual de Quedas do Iguaçu e Policiais Federais da Delegacia de Cascavel/PR realizaram na tarde desta quarta dia 25, busca e apreensão em quatro postos de combustíveis;do município de Quedas do Iguaçu/PR.
Nos dias 13 a 15/11/2020 diversas denúncias chegaram ao conhecimento do Promotor de Justiça Eleitoral, Rafael Alencar Rodrigues, informando que candidatos ao cargo de prefeito do município estariam oferecendo o abastecimento de veículos de eleitores em postos de combustíveis da cidade em troca de recebimento de votos na eleição que ocorreu no dia 15/11.
Conforme as denúncias, há suspeita de que mais de um candidato a prefeito teria distribuído “vales” para abastecimento de 10 litros de combustível no veículo de cada eleitor que prometesse seu voto ao candidato.
Outra forma de cometimento do crime teria sido colocar uma pessoa de confiança do candidato diretamente nos postos de combustíveis para autorizar o abastecimento dos veículos dos eleitores.
Participaram da operação de hoje 14 policiais federais. O Promotor Eleitoral de Quedas do Iguaçu Dr. Rafael também acompanhou a realização das buscas. Foram apreendidos computadores e documentos que serão submetidos à perícia técnica e posteriormente analisados.
Além do material apreendido, foram ouvidos pela PF os empregados que trabalharam nos postos nos dias 13 a 15/11. O resultado das diligências será juntado ao inquérito policial instaurado para obter provas da materialidade e identificar os autores dos crimes.
Caso as investigações confirmem o teor das denúncias, as pessoas que participaram da compra de votos irão responder por crime de corrupção eleitoral, punido com até quatro anos de prisão e multa.
As condutas investigadas, além de configurarem prática de crime eleitoral, caracterizam captação ilícita de sufrágio e abuso do poder econômico, podendo levar à cassação do registro ou do diploma do candidato e pagamento de multa, além de tornar o candidato inelegível pelo período de oito anos.
O nome da operação, “CIBUS”, que significa combustível em latim, é uma referência à forma de pagamento usada pelos candidatos para a compra dos votos.
A operação faz parte de um conjunto de diversas notícias de crime eleitoral encaminhadas pelo Ministério Público à Polícia Federal e que estão sendo investigadas pela Delegacia da PF em Cascavel.
O Secretário de Saúde de Pinhão, Ivonei Lima anunciou em seu perfil a morte por Covid-19 do médico Carlos Brandão.
Em sua rede social o Secretário emitiu uma nota de pesar:
“É com imenso pesar que informamos o falecimento do nosso grande amigo, o Médico Dr. Carlos Brandão, a 3ª vítima do Covid. Que grande falta vc nos fará Dr. Brandão. Que Deus o receba de braços aberto por tudo o que fez pela população de Pinhão, descanse em paz!!” finalizou.
Casos:
Segundo os dados divulgados no boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde de Pinhão, desta terça dia 24, o município confirmou nas últimas 24 horas 16 novos casos de contaminação pelo vírus da Covid-19, totalizando 259 casos, destes, 220 recuperados.
Outro número que chama atenção são os 89 casos suspeitos que aguardam resultado de exame. Estão sendo monitoradas em isolamento domiciliar 93 pessoas e 909 casos já foram descartados no município.
Nos últimos 15 dias foram confirmados 56 novos casos no município. No momento são 38 os casos ativos. (Fonte Secretaria de Saúde/Fatos do Iguaçu).
Na manhã desta terça dia 24, compareceu no Destacamento Policial de Reserva do Iguaçu uma servidora municipal relatando que na data do dia 21/11 deu falta em aproximadamente 60 metros de fiações elétricas que estavam instaladas em frente à prefeitura e tinham por objetivo ligar a iluminação dos enfeites natalinos.
A servidora relata ainda que a mais de 20 dias foram colocados os enfeites e todos os dias pela manhã se depara com a lâmpadas (Piscas-Piscas) quebrados e as flores dos jardins pisoteadas.
A mesma destaca que câmeras foram instaladas para conter os atos de vandalismos que são registrados todos os dias. “A partir de agora o que for pego vandalizando o patrimônio público vai ter que arcar com as consequências.
Se for menor de idade os pais serão indiciados e se for maior de idade a justiça tomará as medidas cabíveis.
Buscamos deixar nossa cidade bonita para as datas natalinas, porém o que é feito com amor e carinho durante o dia é todo destruído a noite pela ação dos vândalos.” Relato da Servidora Municipal.
O boletim foi confeccionado e a mesma foi orientada quanto aos demais procedimentos cabíveis. (Com Diário Reservense).
Penalidades:
Art. 163 – Destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia: Pena – detenção, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Pena – detenção, de 6 (seis) meses a 3 (três) anos, e multa, além da pena correspondente à violência.
Na manhã desta quarta dia 25, aconteceu um acidente próximo do trevo principal de Laranjeiras do Sul na BR 277.
O acidente envolveu duas viaturas uma da Polícia Militar, e a outra da Polícia Federal.
Houve danos materiais em ambos os veículos, não houve feridos com gravidade. (Com Cantu em Foco).





















