Após passarem por todas as etapas, e, respeitando todo trâmite da lei e dos editais lançados pelo município, alguns projetos já se tornaram realidade.
A lei 14.017/2020 faz parte dos planos do Governo Federal para minimizar os impactos da pandemia do COVID-19, assim como foi com o auxílio emergencial. Esta lei tem como escopo a necessidade de ações emergenciais destinadas ao setor da cultura durante o estado de calamidade gerado pelo Coronavírus.
O município de Guaraniaçu, após cumprir a etapa de inscrições e depois o chamamento público, já tem os primeiros projetos daqueles que se inscreveram e se credenciaram como Pessoas Físicas ou Pessoas Jurídicas para receberem os recursos advindos pelas vias da lei Aldir Blanc.
Tiveram a oportunidade de se inscreverem, e, após, receberem os recursos, as PJ ou PF que, com microempresas, empresas culturais, cooperativas, organizações culturais comunitárias, projetos de arte, música e cultura que apresentaram seus projetos e foram enquadrados nos requisitos da lei e que, devido à pandemia, tiveram suas atividades interrompidas.
Entre os projetos que passaram pelo “crivo” da lei Aldir Blanc está o “Planalto Imponente”, um documentário alusivo à história da cidade de Guaraniaçu, e, por esta razão leva este título, pois, é parte da letra do hino do município.
Neste documentário, com a produção e direção de Wellington Sinhuri e Angelo Sluzala, é resgatada toda a história da nossa terra e da nossa gente guaraniaçuense, e que pode ser conferido neste link: https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=3394362434026862&id=100003594177699&sfnsn=wiwspwa
Além deste belo trabalho, há ainda um outro projeto cuja produção é do Grupo Gaitaço, um conjunto musical, estilo gaúcho e baileiro, nascido em Guaraniaçu.
Nesta terça-feira dia 22 de dezembro, o Grupo fará a “live Acústica”, também com amparo na lei Aldir Blanc. Assim, através das plataformas digitais, quem quiser terá a oportunidade de ver e ouvir o Gaitaço nesta Live “cultura, música e tradição” a partir das 20h.
Informações nos links:
https://www.facebook.com/334304666611795/posts/4818695611505989/
https://www.instagram.com/p/CI_H233sEf4/?igshid=3aydvvh3geb5
A base de Três Barras do Paraná iniciou suas operações em Novembro de 2013.
Conta hoje com 8 funcionários, possui uma ambulância (USB) e já atendeu mais de 742 casos desde a sua inauguração. (Com Consamu).
No dia 16 de dezembro, quarta foi realizada em formato digital, a diplomação do Prefeito Professor Moisés, vice-prefeito Tio Carlos e dos 09 vereadores que irão compor a legislatura 2021-2024.
O ato da diplomação ocorreu pela expedição dos diplomas e a disponibilização na Internet, dispensada a realização de cerimônia pública, em razão do alto índice de casos de COVID-19 no Estado do Paraná.
Na ocasião foram diplomados os eleitos e suplentes dos municípios de Catanduvas, Ibema e Três Barras do Paraná. (Com Catanduvas em Foco).
Nesta sexta dia 18, alunos da escola de Jiu-jitsu, RED LIONS, de Guaraniaçu viveram um dos momentos mais esperados, a graduação.
O Portal Cantu conversou com o Professor Hector Vallejos, faixa marrom, ele, que comanda a escola em Guaraniaçu há 4 anos, porém, como academia Red Lions International, há 2 anos, treinando essa arte para crianças e adultos.
Portal Cantu: Como surgiu a escola aqui na cidade?
Professor Hector: A academia de Red Lions foi fundada pelo meu Mestre, Rodolfo Garcia (Faixa preta 3° Grau), ele veio de Manaus para o Paraná no dia 2 de agosto de 2005 convidado para fazer seminários e auxiliar o desenvolvimento do jiu jitsu na região oeste. Após alguns anos de trabalho fundou a Red Lions no ano 2008.
Hoje a Red Lions conta com 48 filiais, sendo Brasil, Paraguai, Argentina, Suíça e futuramente em Portugal e Perú.
Portal Cantu: O que é exatamente o Jiu-jitsu?
Professor Hector: O jiu jitsu brasileiro é uma arte marcial considerada a mais eficiente do mundo pelo seu sistema de imobilização. É uma arte marcial que não discrimina idade, peso ou altura, qualquer um pode treinar. Muito indicado para crianças pelo seu desenvolvimento e auxilio na disciplina, formação do caráter e crescimento da autoestima.
Portal Cantu: Hoje tivemos esse evento, a graduação. Para o atleta e sua família representa muito. O que é a graduação?
Professor Hector: O sistema de graduação é chamativo e incentivador, o aluno tem que completar 4 graus na sua faixa antes de passar para a próxima, dando em média de 2 anos de treino entre cada faixa. O praticante de jiu jitsu (no caso dos adultos) passa pela faixa branca, azul, roxa, marrom e tão sonhada faixa preta. Quando o aluno começa treinar desde criança tem que passar por mais faixas antes de chegar na faixa azul, sendo a graduação de uma criança assim: branca, cinza, amarela, laranja, verde, azul, roxa, marrom e preta.
Principais benefícios do jiu-jitsu:
• Desenvolve a força, a resistência e a flexibilidade.
• Foca na luta e na movimentação no chão.
• Ajuda a perder peso e ter uma ótima condição física.
• Ensina também técnicas de defesa pessoal e desenvolve a autoconfiança.
• O estilo de vida que acompanha a prática do jiu-jitsu traz benefícios ao corpo por meio de alongamentos e alimentação saudável.
• Ajuda a combater o stress e a ansiedade, proporcionando bem-estar.
• Aumenta o reflexo.
• Proporciona ao praticante um corpo mais definido.
• Melhora a capacidade cardiovascular e respiratória do praticante.

A academia está na Rua José Humberto Fernandes, 292.
Telefone para contato: (45) 991141274
Facebook: https://www.facebook.com/Red-Lions-Guarania%C3%A7u-402199760551317
Nesta sexta dia 18, a equipe policial de Pinhão foi acionada via 190 para verificar uma situação de achado de objeto, onde segundo a solicitante que não quis se identificar teria uma tornozeleira de monitoramento eletrônico em um parque da cidade.
Deslocado até o local foi localizado a tornozeleira numero 0318080463 próximo a balança.
Diante dos fatos a mesma foi apreendida e encaminhada até a Polícia Civil do Pinhão.
O boletim epidemiológico divulgado às 21h30min desta sexta dia 18, pela Secretaria de Saúde de Pinhão traz o registro da 9ª morte no município em consequência da Covid-19.
O óbito ocorreu no Lar do Idoso, trata-se de um senhor de 72 anos com comorbidades.
De acordo com o boletim, o município de Pinhão já soma 649 casos confirmados com a doença, destes, 544 estão recuperados da doença e 96 casos estão ativos no momento.
Os casos suspeitos aguardando resultado de exames são 49 nesta sexta-feira.
A secretaria não está mais divulgando o número de pessoas que estão sendo monitoradas em isolamento domiciliar.
Cuide-se !!! Use máscara e evite aglomerações.




















