Uma ação da Polícia Militar Ambiental constatou a derrubada ilegal de árvores nativas em uma propriedade localizada no município de Pinhão. A ocorrência foi registrada no último domingo, 21 de junho de 2026, após solicitação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
De acordo com as informações repassadas pela corporação, a equipe foi acionada para verificar uma denúncia de possível crime ambiental. Durante a vistoria no local indicado, os policiais encontraram evidências da supressão irregular de espécies protegidas da flora nativa.
Onze araucárias foram derrubadas
Na fiscalização, os agentes constataram o corte de 11 exemplares de pinheiro-araucária, espécie símbolo do Paraná e protegida por legislação ambiental específica. Também foi identificada a derrubada de uma árvore da espécie canela-branca.
Segundo a Polícia Ambiental, parte da madeira proveniente dos cortes já havia sido desdobrada com o uso de motosserra e retirada da propriedade antes da chegada da equipe.
Suspeito foi identificado
Após a constatação do dano ambiental, os policiais realizaram diligências e levantamentos na região para apurar a autoria do crime.
As investigações preliminares permitiram a identificação de um suspeito apontado como responsável pela derrubada das árvores. A identidade dele não foi divulgada pelas autoridades.
Caso será investigado pela Polícia Civil
Toda a situação foi registrada em Boletim de Ocorrência. O documento será encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Pinhão, que dará sequência às investigações e adotará as medidas legais cabíveis.
A derrubada de espécies nativas sem autorização dos órgãos ambientais competentes pode configurar crime ambiental, sujeitando os responsáveis a sanções administrativas, multas e responsabilização criminal.
Espécie símbolo do Paraná
O pinheiro-araucária é uma das árvores mais emblemáticas da região Sul do Brasil e possui proteção especial devido à redução significativa de suas áreas de ocorrência ao longo das últimas décadas.
A Polícia Militar Ambiental reforça que denúncias relacionadas a crimes contra a flora podem ser encaminhadas aos órgãos ambientais e às forças de segurança, contribuindo para a preservação do patrimônio natural e para a responsabilização dos infratores.
Por - Jornal Fatos do iguaçu
Na segunda-feira (22), um homem foi até do DPM e relatou que na presente data procurou uma pessoa para cobrar uma dívida, dado momento uma terceira pessoa puxou uma faca e tentou golpear o solicitante que caiu no chão.
Ainda de acordo com o solicitante quando estava caído, essa pessoa sacou uma arma de fogo e apontou para seu rosto. diante do fato a equipe efetuou patrulhamento porém o autor não foi localizado, o solicitante foi orientado quanto aos procedimentos cabíveis.
Durante confecção do boletim de ocorrência, foi constatado que havia uma mandado de prisão em aberto em desfavor do solicitante, sendo dado fiel cumprimento ao mandado de prisão e conduzido até a carceragem Depen Laranjeiras do Sul.
Na manhã de segunda feira (22), por volta das 10h30, a equipe da Polícia Militar prestou apoio à Diretoria de Saúde Animal de Três Barras do Paraná para averiguar denúncia de maus-tratos a um cão.
No local, foi constatado que o animal permanecia preso por corrente, em ambiente insalubre, sem acesso adequado a água, alimento e abrigo, apresentando sinais de negligência. A proprietária não foi localizada durante a intervenção.
Diante da situação, o cão foi recolhido pela equipe da Saúde Animal e encaminhado ao canil municipal para receber cuidados veterinários, ficando as medidas administrativas e legais a cargo dos órgãos competentes.
Na manhã de segunda-feira (22), por volta das 10h30, após receber informações sobre a existência de um mandado de prisão em aberto, a equipe realizou diligências e localizou o indivíduo procurado.
Durante a abordagem, foi realizada busca pessoal, não sendo encontrado qualquer material ilícito. Em consulta aos sistemas informatizados, foi confirmada a existência de mandado de prisão decorrente de regressão cautelar.
Após a ciência da ordem judicial, o indivíduo recebeu voz de prisão. Em razão do fundado receio de fuga, foi necessário o uso de algemas, conforme previsto na Súmula Vinculante nº 11 do Supremo Tribunal Federal (STF).
Na sequência, o detido foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais cabíveis.
Um jovem de 23 anos morreu em acidente de trânsito na PR-471, em Guaraniaçu, no oeste do Paraná, no fim da tarde de domingo (21).
De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, o sinistro foi registrado por volta das 18h25, no km 109+300 metros da rodovia. A equipe foi acionada às 20h.
A batida envolveu um Hyundai IX35, com placas de Guaraniaçu, e uma motocicleta Honda CG 150 Sport, de Cascavel.
O condutor do carro, homem de 59 anos, não sofreu ferimentos. Já o motociclista, de 23 anos, morreu no local.
Conforme informações apuradas no local, os veículos seguiam em sentidos opostos quando houve o abalroamento lateral.
Equipes do Samu estiveram no local e constataram o óbito. A Polícia Científica, Polícia Civil e o Instituto Médico-Legal (IML) de Cascavel foram acionados para os procedimentos.
As causas do acidente serão investigadas.
Por - Catve
Um caminhão boiadeiro carregado com cavalos tombou na manhã deste domingo (21) na BR-277, em Nova Laranjeiras.
O acidente aconteceu no quilômetro 481 da rodovia.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o tombamento não deixou vítimas. A carga de animais também permaneceu intacta.
As informações iniciais apontam que os cavalos participariam de uma cavalgada, mas as circunstâncias do acidente não foram informadas.
Apesar do tombamento, não houve interdição da rodovia e o trânsito seguiu normalmente no trecho.
Por CATVE







-PortalCantu-21-06-2026.png)













