Como lidar (ou suportar) certos colegas de trabalho
Grande parte do dia é passado no trabalho, sendo os colegas uma constante na rotina, mesmo aqueles com quem não se dá bem – não há como evitar.
Para que seja produtivo, se foque no trabalho basta evitar e não leve para casa estresse desnecessariamente. E se a sua personalidade choca com a de algum colega, por vezes o melhor é não forçar uma amizade, e admitir que o melhor é manter a interação mínima possível.
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Para saber como lidar com a tensão, o Huffington Post aponta alguns aspectos a ter em conta. Quando chegar a casa, abstenha-se de tudo isso e deixe os problemas no escritório.
Há “inimigos” que não são assim tão negativos
Em inglês, a palavra que melhor descreve esta pessoa é “frenemy” (friend + enemy) e sugere aqueles colegas que são simpáticos num momentos, mas conflituosos noutros. Embora não seja agradável, alguém que o obriga a este misto de sensações pode ser benéfico para o seu trabalho, diz um estudo da Harvard Business Review.
Aprenda a criar boas relações com os colegas
Esqueça a ideia de “confiar mais nos outros” ou “abrir-se mais”. São noções irrealistas de se criar, se não houver conforto e segurança. Trabalhe para não criar um mau ambiente ao evitar deixar os seus colegas à espera ou criando ‘fofocas’, mas proteja-se, ao não confiar em todos.
Atenção a estes tipos de colegas
Colegas que se isolam quando há problemas, evitando enfrentá-los e deixando as situações por resolver pelos outros podem ser negativos, quando o fazem propositadamente para prejudicar o próximo. Pessoas que demonstram ser muito sociáveis, poderão ter um interesse indireto: embora sugiram ser um bom amigo, com quem se dá bem mesmo fora do trabalho, por vezes este tipo de colega não tem problemas em abandoná-lo perto de um prazo importante, se houver um interesse maior para ir atrás.
Também os colegas falsos são prejudiciais. Sugerem crises e criam grandes expectativas em torno deles próprios para “salvar o dia”. Outro tipo de colega que também gosta de atenção é aquele com ego bastante elevado, que tende a ser arrogante e não se importa em pisar os outros para se sentir superior. Por fim, o conflituoso é claramente um colega a evitar – pelas razões óbvias, é o caso mais tóxico e que deve mesmo evitar.
Siga as quatro regras para sobreviver ao escritório:
- Foque-se em si mesmo;
- Não se abra muito nem aceite conselhos sobre os seus problemas pessoais;
- Não caia na tentação do “jogo da culpa” que o leva a ser influenciado pelos tóxicos e a prejudicar outros colegas;
- Marque o seu território, assumindo o seu espaço e privacidade.