Saúde & Beleza

Mulheres sofrem o dobro do risco de lesão nos ligamentos quando correm

Mulheres sofrem o dobro do risco de lesão nos ligamentos quando correm

A corrida é a categoria esportiva onde se aponta um problema que afeta mais mulheres do que homens.



Falamos do risco de lesão nos ligamentos e fraturas de estresse que são mais comuns no sexo feminino como comprovam as estatísticas de lesões atléticas, diz o site do Globo Esporte.

 

 

Maior taxa de gordura corporal, débito cardíaco inferior e menor consumo máximo de oxigênio e hemoglobina, bem como de massa muscular e força são as principais características das mulheres, por comparação com os homens, que as deixam mais expostas a lesões durante os treinos. Tais lesões são ainda mais propícias em exercícios de rotação do joelho, o que pode acontecer na marcha ou corrida, devido à rotação interna do quadril que obriga a um apoio em maior área do joelho, diz o site.

 

Treinar o reforço muscular e o fortalecimento articular é uma forma de reduzir o risco de lesões referido, já que a menor articulação é uma das características do corpo da mulher que a torna mais frágil. Além disso, uma alimentação equilibrada diminui o risco de fraturas ósseas.

 

Embora possa parecer que não há uma ligação direta, o baixo consumo de calorias – frequente quando se tenta obter uma alimentação saudável sem aconselhamento de especialistas – pode ter repercussões a nível hormonal, que se traduz em ausência ou diminuição da menstruação. O baixo peso influencia a densidade óssea, tornando-a mais exposta a lesões como fraturas de estresse.

 

 

 

Hashtag: |
SICREDI 02