Saúde & Beleza

Conheça os principais mitos sobre o cuidado com a pele no verão

Conheça os principais mitos sobre o cuidado com a pele no verão

Criada há quatro anos pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a Campanha Naiconal de Prevenção ao Câncer da Pele, chamado Dezembro Laranja, traz neste ano o tema “Se exponha, mas não se queime”. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o melanoma responde por 33% de todos os diagnósticos de câncer no Brasil e, a cada ano, são cerca de 180 mil novos casos.

 

Aproveitar a época do verão, de acordo com a dermatologista Cíntia Cavalin Calvet, da Peleclin, não precisa ser um problema: pode se expor ao sol sim, mas com a devida proteção e cuidado. Dicas como usar o boné com abas mais largas, roupas com filtro solar no tecido ou tramas mais fechadas podem ajudar neste período de temperaturas altas.

 

Para não ter mais dúvidas, conheça os principais mitos relacionados a proteção solar e se previna!

 

“Na sombra estou protegida”
Você provavelmente disse ou já ouviu essa frase de alguém, mas é um grande engano. De acordo com Cíntia, a incidência de raios solares também acontece na sombra, mesmo que em menor quantidade. Além disso, o próprio raio reflete no guarda sol na praia, na água e na areia, e rebate na pessoa.

 

“Em dias nublados não precisa usar protetor”

É importante lembrar que existem dois tipos de radiação: ultravioleta A - que passa pelas nuvens - e a ultravioleta B - barrada pelas nuvens. Nos dias nublados, com aquela sensação de mormaço, a ultravioleta A pode queimar a pele. “Quando as pessoas deixam de usar o protetor porque o dia está nublado, elas sofrem pequenas queimaduras que viram bolhas e descascam a pele. Essa repetição de queimadura é um grande fator de risco para o melanoma, que é o câncer de pele mais grave”, alerta a médica.

 

“Passei protetor de manhã, estou protegida o dia todo”

Outro erro é achar que usar filtro solar uma vez ao dia está resolvido. A dermatologista Leila Cavalin Alves explica que em dias comuns é preciso usar protetor três vezes. Já nos dias de verão é importante repassar o filtro a cada duas horas. Outro ponto comprovado é que não existe protetor solar à prova d'água, e essa nomenclatura está em desuso. Os produtos podem até ser mais resistentes à água, mas, mesmo assim, perdem seu efeito.

 

“Em dias quentes prefiro roupas leves e transparentes”

Apesar do tecido transparente dar uma sensação de frescor, a trama mais aberta deixa passar radiação ultravioleta. O ideal são as tramas mais fechadas. Existem, ainda, roupas com protetor solar no tecido. “Acessórios como boné com abas largas, protetor labial e protetor solar nas orelhas, pés e mãos nas regiões mais “escondidas” são cuidados essenciais e que merecem atenção nesse período”, orienta Cíntia.

 

“Ficar sem protetor de vez em quando não tem problema”

Apesar da incidência do câncer de pele ser mais comum depois dos 40 ou 50 anos de idade, ele pode ser efeito de uma exposição cumulativa ao sol. Com o passar da idade as defesas da pele diminuem e aparecem outros problemas que, somados, causam o câncer de pele. (Com Massa News)

 

 

 

 

Hashtag: |
SICREDI 02