Rio Bonito do Iguaçu

Rio Bonito - Saúde em parceria com 16ª Regional de Apucarana e 5ª Regional de Guarapuava promovem prevenção à Doença de Chagas

Rio Bonito - Saúde em parceria com 16ª Regional de Apucarana e 5ª Regional de Guarapuava promovem prevenção à Doença de Chagas

A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Bonito do Iguaçu em parceria com a 16ª Regional de Saúde de Apucarana e com a 5ª Regional de Saúde de Guarapuava, promoveu no início desta semana atividades de prevenção ao mosquito barbeiro portador da doença de chagas.

 

Na última terça dia 23, os técnicos de entomologia da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), Cleofas Zilli e Nelio dos Reis, vinculados a 16ª Regional de Apucarana, fizeram uma palestra para os agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes comunitários de endemias (ACE), sobre como orientar a população de como identificar e capturar os insetos – no caso do percevejo barbeiro – e colocar dentro de recipientes adequados para ser encaminhado aos órgãos competentes para análise.

 

Todo esse trabalho foi acompanhado de perto pela secretária municipal Elenice Silmara de Oliveira (Neguinha) e sua equipe.

 

De acordo com o técnico Nélio dos Reis, a partir do momento que o inseto é capturado, deve ser encaminhada a secretaria de Saúde local, depois vai para a 5ª Regional e em seguida vai para o setor de entomologia da 16ª Regional de Apuracana que vai identificar se o inseto está infectado com o trypanosoma cruzi – causador da doença.

 

Após identificado, desencadeia-se uma nova fase de trabalho de pesquisa na residência, e uma vez encontrado qualquer tipo de exemplar. A partir disso é feito a borrifação para eliminar qualquer outro mesmo tipo de inseto que estiver na residência. Se o inseto barbeiro estiver contaminado, a epidemiologia do município faz uma visita, coleta sangue dos moradores, orienta e entrega a medicação adequada e encaminha para verificar se a família está infectada ou não.

 

Posto de Informação de Triatomíneo (PIT)

 

No ESF do Arapongas, os técnicos de entomologia foram promover e instalar um kit do Posto de Informação de Triatomíneo (PIT), que é a forma de divulgar a prevenção contra a Doença de Chagas e contem os recipientes adequados para coletar os insetos.

 

Logo após, acompanhados da secretária Elenice, os técnicos foram até a Escola Herdeiros do Saber, localizada no acampamento Herdeiros da Terra, para fazer um trabalho de divulgação e esclarecimento sobre a contaminação através do trypanosoma cruzi.

 

“Agradeço os técnicos da 16ª Regional que com apoio da 5ª Regional vieram até Rio Bonito orientar nossa população e também as equipes dos PSF, agentes comunitários e demais profissionais da saúde. É fundamental eles terem vindo e colocarem cinco pontos de apoio (PIT) para notificar casos sobre esse inseto e foi feito palestra com os agentes para alertar a população”, disse a secretária Elenice Silmara de Oliveira.

 

 

 

SICREDI 02