Rio bonito - Saúde realiza o Dia “D” do Novembro Azul
Neste sábado dia 10, a Secretaria Municipal de Saúde de Rio Bonito do Iguaçu promoveu durante a manhã e a tarde, a última etapa do Dia “D” da Saúde do Homem, alusivo ao Novembro Azul, na Unidade UAPSF (Antiga Clínica da Mulher), na sede do município. Cerca de 160 homens foram atendidos.
Todas as etapas anteriores já foram feitas no interior do município nos meses de julho, agosto e setembro. De acordo com o coordenador da Saúde Bucal, o dentista Milton Saito, justamente no mês relativo a esta importante campanha, o fechamento foi feito num espaço maior aguardando-se fluxo maior de pacientes. “Isso é principalmente para atender aqueles que não conseguiram participar das etapas anteriores nas Unidades de Saúde”, disse Milton.
“Queremos agradecer a nossa secretária de Saúde, Elenice Silmara de Oliveira (Neguinha), que hoje se encontra em Curitiba e foi ela que encabeçou esse projeto junto com a Renata Zanelatto, pelo grande sucesso que é esse programa hoje”.
“Também agradecemos imensamente as equipes do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), que em parceria com as equipes da vigilância, com os médicos, dentistas e demais profissionais da secretaria, fizeram um excelente trabalho”, exalta Saito.
Os atendimentos disponibilizados aos os pacientes foram desde atualização do cartão SUS; - Pré-consulta, pressão alta, diabetes, testes rápidos como sífilis, HIV, hepatite B e C e também toda orientação médica com consultas, testes de PSA.
Também deve consultas e atendimentos odontológicos; atendimento da equipe da vigilância em saúde e palestras com orientações de prevenção.
Atividades e prevenção
A Secretaria Municipal de Saúde aproveitou a oportunidade e também promoveu animação com fantoches de dentes para orientação sobre escovação e prevenção de doenças bucais. Esses fantoches foram adquiridos para esse tipo de eventos e palestras preventivas que vem sendo realizadas em todos os segmentos da população.
Em um dos pacientes, foi diagnosticado um caso grave e encaminhado pra internação e tratamento. “Com certeza aqui a gente procura ser mais resolutivo possível perante a detecção de qualquer quadro de doença”, explica Milton Saito.
Por assessoria
Veja Também: