Rio Bonito do Iguaçu - 80% dos imóveis foram destruídos pelo tornado

Levantamentos preliminares divulgados pela Prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu, na região Centro-Sul do Paraná, e pela Defesa Civil do Paraná, os ventos com rajadas entre 180 km/h e 250 km/h, a chuva intensa e o granizo teriam derrubado cerca de 80% das construções da cidade, além de postes e árvores no final da tarde de sexta-feira.
A Defesa Civil do Paraná confirmou cinco mortes e pelo menos 130 feridos em consequência do tornado que atingiu a cidade. Outros municípios da região Oeste do Paraná também registraram estragos devido aos temporais, como Cantagalo, Candói, Laranjeiras do Sul, Nova Laranjeiras e Porto Barreiro.
“Há muito feridos e os hospitais estão superlotados”, disse o prefeito Sezar Augusto Bovino. Segundo ele, um hospital de campanha foi montado para atender as vítimas.Entre os 130 feridos, 30 estão em estado grave e 100 sofreram ferimentos leves ou moderados. Rio Bonito do Iguaçu tem aproximadamente 14 mil habitantes e fica a cerca de 400 quilomêtros de Curitiba.
O governador Ratinho Junior seguirá para Rio Bonito do Iguaçu na manhã deste sábado. "Vamos atender de maneira emergencial todos que precisarem de ajuda. E a partir deste sábado já vamos fazer o levantamento necessário para ajudar a cidade e toda a região na reconstrução", disse. O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, afirmou que o governo fará o "reconhecimento sumário da situação de calamidade" e enviará equipes da Defesa Civil Nacional para auxiliar as autoridades locais.
Góes afirmou que um plano de ajuda humatária será montado para atender os atingidos. Já a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, prestou solidariedade às famílias de Rio Bonito do Iguaçu e de outros municípios paranaenses afetados pelos temporais. "Este é um momento de união e de soma de esforços entre governos e sociedade para apoiar a população e reconstruir o que foi perdido. O governo do presidente Lula, por meio da Defesa Civil e do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, não medirá esforços para amparar as famílias atingidas", disse a ministra no X.
O governo do Paraná deslocou 50 bombeiros e ambulâncias para o local e colocou todas as equipes de salvamento à disposição para atendimentos emergenciais em municípios próximos: Laranjeiras do Sul, Cantagalo, Porto Barreiro e Candói. O subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros do Paraná, c coronel Jonas Emmanuel Benghi Pinto, afirmou que o trabalho está focado na localização e salvamento das vítimas, na triagem e atendimento hospitalar, assim como no policiamento.
Capacidade máxima
O Hospital São Vicente, em Guarapuava (PR), informou, por meio de nota, que está operando em capacidade máxima e fez um apelo para que a população procure atendimento apenas em casos graves ou de urgência. "Esta colaboração é fundamental para que possamos concentrar nossos esforços em quem mais precisa neste momento. Estamos trabalhando de forma integrada com as autoridades locais e regionais, garantindo assistência contínua e segura a todos que necessitam de atendimento emergencial", diz a nota. Segundo o Corpo de Bombeiros, cinco ambulâncias com vítimas foram encaminhadas a hospitais em Laranjeiras do Sul e Cascavel.
Por - Correio do Povo























