Porto Barreiro - Ambiental realiza grande apreensão no Porto Santana
Na tarde desta quarta dia 14, a equipe da Polícia Militar Ambiental, em atendimento a denúncia anônima de caça e de prisão de pássaros silvestres em cativeiros, a equipe constatou na propriedade do Sr. M. S.P., no Porto Santana em Porto Barreiro as seguintes irregularidades.
A existência de 03 (três) pássaros pretos, nome cientifico (Ggnorimopsar chopi), o proprietário não possuía registro dos animais;
Também em sua propriedade foi constatado o corte de uma Araucaria angustifolia, espécie da flora ameaçada de extinção no Paraná categoria vulnerável, onde também foi apreendida 0,5 m³ de toras de pinheiro, ficando o proprietário como depositário fiel do material devido a equipe não ter meios de transportar, e nem o estado dispor de local para o deposito das toras.
Veja Também:
Também foi constatado a existência de uma pocilga de (porcos) nos tanques que foram construídos em área de preservação permanente, área do dano em área de preservação permanente de 0,45 hectares, conforme resolução do conama 02/94, não sendo apresentado durante a fiscalização autorização do órgão ambiental competente para os crimes ambientais ali constatado durante a fiscalização.
Foi encontrado uma armadilha ferro para captura de animais silvestre (paca), duas peles de jaguatirica, oito guizos de cobra, quatro rabos de tatu, três gandolas do exercito, uma calça, um apito de chama de animais silvestre, material este que era usado na caça de animais silvestre.
Em seu paiol foram encontradas três espingardas, e em sua residência foram encontrado mais quarto espingardas e dois revolveres, além de varias munições de diversos calibres.
Ao proprietário do imóvel, as armas, munições e equipamentos, foram dadas voz de prisão.
Lido e orientado sobre os seus direitos, e encaminhado a delegacia de Laranjeiras do Sul para a elaboração do fragrante de delito.
Ainda foi informado verbalmente que fica embargado a continuidade do dano em área de preservação.
Uma cópia do boletim de ocorrência confeccionado foi enviado ao IAP para as devidas providências.