Saúde promove capacitação de profissionais e mutirão da pessoa idosa na região Oeste
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizou nesta quarta e quinta-feira (26 e 27) uma capacitação para profissionais que integram a 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu e a 10ª Regional de Cascavel, no Oeste do Paraná.
Os encontros são voltados para o cuidado e atenção às pessoas com mais de 60 anos, mais uma ação do Governo do Estado direcionada a esta faixa etária, seguindo as políticas públicas para idosos atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Mais de 500 pessoas participaram do evento que aconteceu nos municípios de Cascavel e Medianeira. As equipes da Rede de Atenção à Saúde das regiões visam a expansão do conhecimento sobre a Linha de Cuidado da Pessoa Idosa.
Os eventos estão previstos como etapa do PlanificaSUS Paraná, discutido no Planejamento Regional Integrado e programados na agenda estratégica do projeto “Envelhecer com Saúde no Paraná”.
“As ações de saúde para a pessoa idosa precisam estar voltadas para a manutenção e a recuperação da autonomia e da independência. Não basta só cuidar de doenças, precisamos promover o envelhecimento com autonomia, independência e qualidade de vida”, ressaltou a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes.
“Esses encontros ajudam a colocar em prática essas mudanças inovadoras no processo de trabalho das equipes de saúde e no perfil assistencial”, acrescentou.
MUTIRÃO – Além da capacitação técnica, os profissionais participaram também do Mutirão de Saúde da Pessoa Idosa. Em Cascavel, a ação contou com a presença de aproximadamente 60 pessoas, que puderam colocar em dia a caderneta de saúde da pessoa idosa e ainda serem atendidas pela equipe multiprofissional. Em Medianeira, a iniciativa reuniu 150 pessoas.
O mutirão é uma das estratégias utilizadas no Paraná para identificar os riscos de saúde das pessoas idosas, capacitar as equipes de saúde e educar o público-alvo da região sobre cuidados necessários à saúde e sobre seus direitos.
Os profissionais de saúde colocam em prática muitos dos conteúdos abordados durante o encontro, como, por exemplo, a estratificação de risco, que permite definir priorizações necessárias para o cuidado ideal.
“O cuidado individualizado é uma das diretrizes do Projeto Envelhecer com Saúde no Paraná, que tem na Atenção Primária a porta de entrada da assistência, e por isso a necessidade de qualificação e atualização de todos os profissionais envolvidos, sejam dos municípios ou do Estado. Um trabalho conjunto refletirá em melhores atendimentos e maior resolubilidade”, destacou a chefe da Divisão de Atenção à Saúde do Idoso da Sesa, Giseli Rocha.
Por - AEN