Paraná

Professores estaduais decidem suspender greve

Professores estaduais decidem suspender greve

Os professores da rede estadual de ensino do Paraná decidiram suspender a greve da categoria, iniciada no dia 25 de junho. A decisão saiu de assembleia realizada no sábado dia 13, em frente ao Palácio Iguaçu.

 

De acordo com o presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Leão, os trabalhadores da educação aprovam a nova proposta de reajuste aos servidores estaduais. O texto foi apresentado na sexta-feira (12), pelo governador Ratinho Junior.

 

A nova proposta do governo é de pagamento parcelado, de 5,09% de aumento. A primeira parte, de 2%, seria paga em janeiro de 2020. As outras duas parcelas, de 1,5% cada, ficariam para janeiro de 2021 e janeiro de 2022, condicionadas ao crescimento de pelo menos 6,5% da receita líquida do Estado.

 

Entre as mudanças da nova proposta está a retirada da condicionante que acabaria com a licença-prêmio. Segundo o governo, as aulas da rede pública deverão ser repostas no recesso escolar. O ensino é considerado o serviço mais afetado pela greve.

 

Sem reposição, o governo informou que haverá desconto em folha pelos dias parados e lançamento de faltas. Também foi divulgado que haverá concursos públicos, para a contratação de 2.560 policiais militares, 400 policiais civis, 96 peritos e médicos para a Polícia Científica, 1.269 agentes de cadeia, 400 profissionais da saúde, 80 para a Adapar (Agência de Defesa Agropecuária) e 988 professores.

 

As demais categorias em greve decidem em suas assembleias, se aceitam ou não a proposta. (Com CBN)

 

 

 

Hashtag:
SICREDI 02