Polícia Civil apresenta dados do 1º semestre de 2022 da 15° SDP

A Delegada Chefe da 15ª SDP, Mariana Vieira, juntamente com Delegado de Homicídios, Diego Valim e o Delegado Adjunto, Fernando Zamoner, apresentaram os dados estatísticos do 1º semestre de 2022.
Vale lembrar que a 15ª SDP (Subdivisão Policial) atende 22 municípios, a sede é em Cascavel, a população atendida passa de meio milhão de habitantes.
A delegada chefe, Mariana Vieira, apresentou alguns dados na questão de homicídios desse 1º semestre de 2022. "No ano de 2022, tivemos 39 homicídios confirmados, 22 tentados e elucidação até agora em 72% e tentados em 82%. Muitos desses casos ainda estão em processo de investigação."
Homicídios na região: Capitão Leônidas Marques, duas ocorrências que seguem em investigação; Catanduvas, três ocorrências, todas elucidadas; Corbélia, uma em investigação; Guaraniaçu nenhum; Matelândia um homicídio e Quedas do Iguaçu, houve 15 mortes dolosas com 47% de elucidação, o que fez a polícia implantar uma força tarefa para elucidar os casos e saber os motivos desses homicídios.
Na Delegacia de Cascavel, 32 pessoas foram presas, houve uma operação policial, 58 investigações instauradas e dois kg de cocaína apreendidas.
GDE: 32 mandados de busca e apreensão cumpridos, 164 pessoas presas, 53 medidas cauteladas e 7 operações policiais, a maioria vinculadas a crimes patrimoniais.
Em Cascavel, uma pessoa é presa na cidade a cada 22 horas, que são ações resultadas de investigação da Polícia Civil.
Capitão Leônidas Marques: 51 pessoas presas, uma operação policial, 44 flagrantes, nenhum roubo ou latrocínio registrado no semestre.
Catanduvas: 40 pessoas presas, 42 medidas protetivas, 34 flagrantes e diminuição de 67% no número de roubos.
Corbélia: 4 pessoas presas, 54 flagrantes, 55 medidas protetivas e 80% menos roubos.
Guaraniaçu: 12 pessoas presas, 21 flagrantes, 43 medidas protetivas, e aumento de 40% na elucidação dos roubos.
Matelândia: 85 flagrantes, 62 medidas protetivas e 30% menos roubos.
Quedas do Iguaçu: 78 presos, 72 flagrantes, 4 operações policiais, 34 % menos roubos.
Apreensão de drogas em Cascavel, de todas as forças de segurança, não só da Polícia Civil, foram mais de 5 toneladas de drogas apreendidas. Todas as drogas apreendidas estão sendo incineradas.
"Não conseguimos apontar uma causa específica dos homicídios e nem motivação principal, foram homicídios diversos e de causas diversas, único vínculo com ano passado foi de motivação banal, briga de trânsito e o caso do Mc Donalds, foram situações banais e que infelizmente não temos como evitar. A criminalidade já tinha arma de fogo nas mãos. Mas houve situações como a do CAC mas é específico. Em diversas regiões aumentou o número de crime, não dá pra falar se tem vínculo com a pandemia, não há como apontar a causa efetiva desse aumento, diversas regiões aumentaram o número de violências. O que podemos fazer é trabalhar para poder elucidar os casos, não há como evitar.", disse o delegado de homicídios, Diego Valim.
"O aumento não é algo restrito a Cascavel ou a nossa região, é de maneira estadual ou até interestadual. A economia sendo afetada pela pandemia ajudou a aumentar os crimes principalmente os patrimoniais, mas seguidos trabalhando para elucidar todos os casos", disse o delegado adjunto Fernando Zamoner.
Por - Catve























