Paraná é líder nacional em áreas verdes nas escolas; número de quadras esportivas bate recorde

Mais uma vez, a Educação do Paraná é destaque entre os demais estados do Brasil. Segundo o Anuário Brasileiro da Educação Básica 2025, divulgado na última semana, a educação estadual é líder nacional em índices que abrangem desde a aprendizagem até a infraestrutura das escolas.
Considerada uma das principais referências em base de dados referentes aos principais norteadores educacionais (como acesso, aprendizagem, infraestrutura escolar, carreira docente, etc.), o Anuário compila e analisa os principais dados educacionais do Brasil, tanto das instituições de ensino públicas quanto das privadas.
Para o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, os resultados reforçam a seriedade do trabalho desenvolvido. “Temos muito orgulho de ver o Paraná reconhecido nacionalmente pela qualidade da sua educação. Esse resultado mostra que estamos no caminho certo, investindo de forma responsável e eficiente no futuro dos nossos meninos e meninas”, afirma.
Segundo o levantamento, o Paraná está na vanguarda educacional pública na quantidade de quadras esportivas dentro da rede, salto de 37 pontos percentuais desde 2024. Em porcentagem, neste ano, 92,9% das escolas do ensino médio possuem quadras de esportes, contra 75,6% das escolas públicas do Brasil. Nos anos finais do ensino fundamental o número paranaense salta para 91,3%, enquanto a média nacional nas escolas públicas é de 58,6%.
No ensino fundamental a média paranaense é a segunda melhor do País, atrás apenas do Mato Grosso do Sul com 92,8%, e no ensino médio está entre os quatro estados acima de 90% – no Acre, por exemplo, esse indicador é de apenas 22,3%.
As escolas paranaenses também atingiram um padrão de universalização de estruturas como banheiros (em 100% das escolas), ao lado apenas de Distrito Federal e Goiás, acima da média nacional de 97,3%.
Outros insumos, como água potável (99,8%) e energia elétrica (99,9%), na rede pública, também apresentaram altos índices em comparação com outros estados. Além disso, sistemas de esgoto chegam a 69% das escolas públicas e privadas (em 2024 o saneamento estava presente em 61,9% dos espaços).
O Paraná também lidera em um aspecto cada vez mais valorizado nas políticas educacionais: a presença de áreas verdes nas escolas. De acordo com o anuário, 71,6% das instituições de ensino do Estado contam com espaços ecológicos, índice muito superior à média nacional (35,3%). O segundo colocado, Distrito Federal, registra menos de 61,5%, e os demais estados ficam em patamares muito inferiores. No Piauí esse índice é de apenas 14,5%. Em Santa Catarina, 53,3%. Em São Paulo, 23,4%.
O Estado também se destaca na infraestrutura das instituições de ensino quando comparado com os vizinhos da região Sul, superando os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul em instalações, como quantidade de cozinhas, e coleta de lixo. Em todas as categorias o Paraná supera a média nacional e está acima das médias regionais em cinco dos seis itens analisados.
Para o secretário Roni Miranda, os investimentos aplicados de forma eficiente fazem com que o Estado figure em posições de destaque. “Conseguimos colher resultados positivos com investimentos frequentes e direcionados, colocando a rede pública do Paraná como referência em infraestrutura e aprendizagem no Brasil. Isso se deve a um trabalho que sabe elencar prioridades e que dialoga diariamente com as comunidade escolares”, explica.
TECNOLOGIA E LABORATÓRIOS – Entre os grandes destaques do levantamento, os investimentos em novas estruturas estão diretamente relacionados à excelência cada vez maior nos níveis de aprendizagem entre alunos da rede estadual.
Nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, o Paraná é líder nacional em escolas com laboratório de informática e ciências, destacando o compromisso do Governo do Paraná com uma educação ainda mais completa, com componentes curriculares com foco em robótica, tecnologia e aprendizado científico.
Em termos de infraestrutura, o Paraná também está no topo do ranking nacional. O número de salas de informática, segundo o levantamento, mais que dobraram em um ano. Ao todo, 89,6% das instituições de ensino contam com espaços destinados à tecnologia e inovação. Em 2024, 43,8% dos colégios contavam com esse tipo de ambiente.
No mesmo período, o Estado supera os vizinhos Rio Grande do Sul e Santa Catarina em instituições com biblioteca e quadra de esportes.
Além dos laboratórios de informática, as ampliações em infraestrutura incluem também os laboratórios de ciências que estavam disponíveis em 22,6% das escolas e agora estão estruturados em 80,3%. Ou seja, a cada cinco escolas, quatro contam com ambientes destinados à prática científica e aulas de experimentação científica.
SOBRE O ANUÁRIO – O Anuário Brasileiro da Educação Básica reúne os principais indicadores da Educação no país, apresentando dados sobre acesso, aprendizagem, infraestrutura, financiamento e equidade. A publicação funciona como ferramenta de acompanhamento e transparência, permitindo que gestores, educadores e a sociedade monitorem os avanços e identifiquem os desafios mais urgentes da área. Com base nesse retrato abrangente, é possível planejar políticas públicas mais eficazes, corrigir rotas e orientar ações que garantam maior qualidade, equidade e permanência dos estudantes na escola.
Por -AEN