Paraná apresenta potencial turístico e programas de retomada no Festival das Cataratas
Na edição 2021 da Feira de Turismo e Negócios, o potencial do Paraná, Estado anfitrião do evento, é o grande destaque. A solenidade de abertura aconteceu nesta quinta-feira (02), em Foz do Iguaçu, com atrações que seguem até esta sexta (03).
A feira faz parte do 16º Festival das Cataratas, um dos maiores eventos do turismo nacional, com intensa programação de palestras, oficinas, workshops e rodadas de negócios. A abertura oficial do Festival aconteceu na noite de quarta-feira (01).
“O governador Ratinho Junior tem feito um trabalho enorme para alavancar o turismo”, disse o vice-governador Darci Piana, ao citar que o Paraná tem atrações em mais de 50 culturas diferentes.
Ele lembrou, ainda, investimentos e obras que contribuem para a atração de visitantes. “As obras da segunda ponte entre o Paraná e o Paraguai; o aumento da pista do Aeroporto de Foz do Iguaçu, sendo a maior pista do Sul do País, recebendo aviões internacionais; a duplicação da rodovia até a entrada das Cataratas – uma das Sete Maravilhas do Mundo –, e a concessão de parques estaduais são exemplos do trabalho conjunto entre o Governo e a iniciativa privada para melhorar ainda mais a recepção dos turistas”, destacou.
FEIRA – Representado pela Paraná Turismo em dois stands que somam quase 200 metros quadrados, o Estado leva seus produtos, destinos, empresas que promovem o turismo, além da mostra das regiões turísticas paranaenses.
A aposta do evento deste ano é na retomada do setor, especialmente com o avanço da vacinação no Estado. “Dentro do que já imaginávamos, o setor do turismo que mais vai crescer é o dos grandes negócios ligados à natureza, utilizando-se do turismo responsável”, disse o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes.
Ele lembrou que durante a pandemia a atuação do Estado foi voltada às políticas de apoio aos empresários para a retomada do segmento, que teve a economia bastante impactada.
“A capacitação dos profissionais que recebem os turistas é fundamental, pois a pessoa que viaja quer ser bem atendida, bem recepcionada e bem tratada. Queremos transformar o Paraná num grande destino, estimulando que as pessoas que visitam locais como Litoral e Foz do Iguaçu, possam também circular por outros atrativos e em cidades menores, atraídas pelo turismo rural e religioso, por exemplo”, destacou.
A área de exposição da Feira de Negócios e Turismo deste ano tem cerca de 7 mil metros quadrados, 40% maior que em 2020.
RETOMADA – De acordo com o analista de negócios do Grupo Macuco Safari, Marco Aurélio Gazzoni, a empresa sempre atuou no turismo de natureza e a expectativa para a retomada do setor não poderia ser diferente. “A retomada do turismo vem com muita força e estamos nos preparando para expandir ainda mais, com novos negócios e investimentos”, disse.
O plano de retomada do setor, desenvolvido pelo Governo do Paraná, foi dividido em três etapas e, entre as estratégias para preparar o setor frente aos novos desafios impostos pela Covid-19, estão as participações em eventos.
Também foram criados manuais de conduta segura, que oferecem apoio aos empresários no processo de segurança sanitária; apoio aos produtos e roteiros paranaenses, com a divulgação e comercialização no âmbito regional; e a criação de uma ferramenta em conjunto com a Invest Paraná: a campanha “Paraná para o paranaense”.
Na feira, a Paraná Turismo preparou, também, uma sala de reuniões para atendimento e um menu típico da gastronômica paranaense. “É um festival muito importante para o comércio do trade do turismo. Vemos quase todos os estados brasileiros aqui, muitas empresas, e estamos na expectativa de fechar o evento com bons resultados”, afirmou o diretor-presidente da Paraná Turismo, João Jacob Mehl.
Para o general João Francisco Ferreira, presidente da Itaipu Binacional, que esteve no evento, as atividades do Festival das Cataratas são tradicionais, porém este momento de retomada o torna ainda mais especial. “Depois de quase dois anos com restrição ao turismo e ao movimento das pessoas, estamos vendo uma nova procura por atrações turísticas e acreditamos que este é o momento da modificação, transformação e recuperação”, apontou.
Por - AEN