Paraná

Novo bafômetro da PRF mede nível de álcool sem encostar na boca de motorista

Novo bafômetro da PRF mede nível de álcool sem encostar na boca de motorista

Um novo tipo de bafômetro – o etilômetro passivo – já está sendo usado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). O equipamento, que é capaz de mostrar se o motorista ingeriu bebida alcoólica sem que este precise encostar a boca no aparelho, já está presente nas fiscalizações em 12 unidades da federação. Os últimos a colocarem em operação, segundo o órgão, foram o Piauí e o Distrito Federal.

 

O principal ganho será a agilidade nas operações. Um teste com um bafômetro tradicional demora, em média, um minuto para ser concluído, enquanto com o etilômetro passivo é de cinco segundos.

 

Em apenas alguns segundos, o etilômetro passivo é capaz de indicar se o condutor fez uso ou não de bebida alcoólica. Após o motorista assoprar na direção do aparelho, uma luz verde (foto) ou vermelha (vídeo) se acende. Com a luz verde, o motorista é liberado. Com a luz vermelha, o motorista é convidado a fazer o teste no etilômetro tradicional.

 

O novo aparelho funciona como uma espécie de triagem, liberando rapidamente o motorista que não apresenta nenhum vestígio de álcool e direcionando a fiscalização para aqueles motoristas com indícios de ingestão de álcool.

 

 

 

 

 

Hashtag:
SICREDI 02