Novo bafômetro da PRF mede nível de álcool sem encostar na boca de motorista
Um novo tipo de bafômetro – o etilômetro passivo – já está sendo usado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). O equipamento, que é capaz de mostrar se o motorista ingeriu bebida alcoólica sem que este precise encostar a boca no aparelho, já está presente nas fiscalizações em 12 unidades da federação. Os últimos a colocarem em operação, segundo o órgão, foram o Piauí e o Distrito Federal.
O principal ganho será a agilidade nas operações. Um teste com um bafômetro tradicional demora, em média, um minuto para ser concluído, enquanto com o etilômetro passivo é de cinco segundos.
Em apenas alguns segundos, o etilômetro passivo é capaz de indicar se o condutor fez uso ou não de bebida alcoólica. Após o motorista assoprar na direção do aparelho, uma luz verde (foto) ou vermelha (vídeo) se acende. Com a luz verde, o motorista é liberado. Com a luz vermelha, o motorista é convidado a fazer o teste no etilômetro tradicional.
O novo aparelho funciona como uma espécie de triagem, liberando rapidamente o motorista que não apresenta nenhum vestígio de álcool e direcionando a fiscalização para aqueles motoristas com indícios de ingestão de álcool.
Veja Também: