Paraná

Estado promove capacitação de servidores das 216 Agências do Trabalhador do Paraná

Estado promove capacitação de servidores das 216 Agências do Trabalhador do Paraná

O Departamento do Trabalho e Estímulo à Geração de Renda da Secretaria estadual da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) promoveu nesta quarta-feira (9), em Curitiba, o Encontro Estadual da Rede Sine (Sistema Nacional de Empregos) Paraná. O evento reuniu servidores das 216 Agências do Trabalhador do Estado que receberam capacitação para atendimento a população.

Além do secretário Ney Leprevost, deram palestras a gerente de Educação do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Jacielle Feltrim, que falou sobre a importância da qualificação profissional; e a chefe do Departamento do Trabalho e Estímulo à Geração de Renda da Sejuf, Suelen Glinski, que explicou sobre a gestão do sistema público de empregos.

Entre os palestrantes, também esteve o superintendente regional do Ministério do Trabalho no Paraná, Paulo Kroneis, que elogiou o modelo adotado no Estado. “O avanço da Rede Sine no País tem como modelo a rede do Paraná, com o maior número de agências e o maior número de empregos gerados em 2021”, disse.

DESTAQUE NACIONAL – Dados do Ministério do Trabalho e Previdência mostram que o Paraná foi o Estado que mais empregou via Agências do Trabalhador em 2021. No total, foram 110.101 colocações no mercado de trabalho, muito à frente de São Paulo, que foi o terceiro colocado, com 42.578. O segundo lugar ficou com o Ceará, com 46.743 colocados pelas agências.

“Nós temos Agências do Trabalhador em 216 municípios e mais os 183 Postos Avançados, cobrindo todo o Estado. Além disso, nós trabalhamos na qualificação do nosso pessoal para captar as vagas e orientar os trabalhadores. E na outra ponta temos cursos de capacitação para os trabalhadores atenderem aos requisitos das empresas que oferecem as vagas”, disse Ney Leprevost.

 “Não nos limitamos a atender os trabalhadores em busca de emprego. Nossos servidores realizam um trabalho junto às empresas para buscar vagas e encaminham a elas pessoas que tenham o perfil adequado”, acrescentou.

MASTER JOB PARANÁ – Ney Leprevost também explicou que a Secretaria lançou o serviço Master Job Paraná, que oferece vagas a trabalhadores com curso superior, tecnólogo ou técnico, e também o encaminhamentos de universitários para vagas de estágio.

O serviço está em funcionamento nas Agências do Trabalhador de Curitiba, Jacarezinho e Apucarana. Recentemente, foi firmada uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica (PUC), Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR), Unicesumar, Unifacear, Santa Cruz, Unopar, Unicuritiba, Estácio, Fapar e Inspirar.

 “A pandemia nos trouxe vários desafios e a retomada econômica exigiu muito esforço dos nossos servidores para atender o grande número de pessoas que perderam o emprego durante o período de isolamento social”, afirmou Suelen Glinski.

VAGAS PCD – A equipe do Departamento de Políticas para a Pessoa com Deficiência da Sejuf também esteve no Encontro Estadual passando instruções de como melhor atender esse público e as empresas que procuram por profissionais com essa característica.

 

 

 

 

 

 

 

Por - AEN

Hashtag:
SICREDI 02