Estado incentiva adesão a programa que agiliza exames e consultas especializadas
A Secretaria da Saúde (Sesa) reuniu os diretores de suas 22 regionais para incentivar a adesão de municípios ao Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), que pretende reduzir o tempo de espera por cirurgias, exames e tratamentos especializados no Sistema Único de Saúde (SUS).
A reunião, nesta sexta-feira (05), na sede da Secretaria em Curitiba, foi conduzida pelo secretário da Saúde, Cesar Neves, com a presença do secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde (MS), Adriano Massuda. Ele esclareceu dúvidas sobre a implantação do novo programa do governo federal, criado para ampliar e qualificar o cuidado, além de reorganizar o acesso à Atenção Especializada (AE)
“O foco principal é tornar o acesso do paciente às consultas e aos exames especializados mais rápido e assertivo, reduzindo a quantidade de lugares a que ele precisa ir. Também integra exames, consultas e acompanhamento da saúde durante o processo, otimizando e concentrando a jornada do usuário do SUS em toda Rede de Atenção à Saúde”, disse Neves.
A Sesa vem realizando discussões tanto internas quanto junto ao Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems) para alinhamento das estratégias e elaboração dos Planos de Ação Regionais (PAR).
“Este plano necessita da adesão e implementação dos municípios paranaenses, por isso, essa reunião com a presença dos diretores das 22 Regionais de Saúde é muito importante, pois eles precisam ser os principais incentivadores sobre a adesão deste importante programa para Atenção Especializada em Saúde”, completou o secretário.
De acordo com o secretário da pasta federal, Adriano Massuda, o programa traz a possibilidade de expandir a oferta de consultas e exames de forma integrada, organizando a fila de procedimentos cirúrgicos.
“Essa é a oportunidade de levar mais acesso à AE, que hoje é um gargalo do SUS no Brasil inteiro. Temos a possibilidade de construir isso com inovação. A expectativa é de que muito em breve, tenhamos uma excelente parceria com o Paraná e um belo plano para a Atenção Especializada, que irá beneficiar toda a população paranaense”, disse.
CUIDADO INTEGRADO – O PMAE propõe uma mudança na lógica de financiamento da atenção especializada por meio da Oferta de Cuidados Integrados (OCIs), que agregam um rol de consultas e exames, em cinco especialidades: Otorrinolaringologia, Ortopedia, Oncologia, Cardiologia e Oftalmologia. Além de centralizar o acesso ao diagnóstico, propõe também um financiamento maior do que o atualmente praticado pelo SUS.
Por - AEN