Paraná

Educação profissional é o caminho para mercado de trabalho

Educação profissional é o caminho para mercado de trabalho

No Paraná, os setores de construção, alimentos, derivados de petróleo e biocombustíveis, serviços industriais de utilidade pública e veículos automotores são os que mais contribuem para o desenvolvimento do estado. Juntos, esses segmentos representam 88,1% da indústria paranaense. O setor emprega mais de 674 mil trabalhadores.

 

Os dados são da Confederação Nacional da Indústria (CNI).Segundo a coordenadora da Gerência de Educação Básica e Continuada do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Paraná (SENAI-PR), Jacielle Ribeiro, a educação profissional é o caminho mais rápido para ingressar em um destes setores e permanecer no mercado de trabalho.

 

Para o diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Rafael Lucchesi, o sistema educacional é decisivo para o reconhecimento profissional e, consequentemente, para o crescimento do país. Lucchesi também afirma a importância de investir em pilares fundamentais para a educação como ciência, tecnologia e inovação.

 

As mudanças são necessárias para acompanhar os impactos da Indústria 4.0, que trará a integração do mundo físico e virtual, por meio de tecnologias digitais. De acordo com a Confederação Nacional da Indústria, atualizar o currículo da Educação Básica, investindo em educação profissional, é fundamental para a consolidação da “indústria do futuro” no país. (Com CBN)

 

 

 

SICREDI 02