Laranjeiras - SAMU poderá ter base no município, devido a grande demanda do serviço
A reunião entre lideranças estaduais e regionais da área de Saúde, que ocorreu em Guarapuava firmou a necessidade e concordância dos prefeitos da região em dar continuidade aos estudos e projeto de implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Regional, nos municípios abrangidos pela 5ª Regional de Saúde de Guarapuava.
De acordo com o diretor da 5ª Regional de Guarapuava, Márcio Brunsfeld de Oliveira, os prefeitos que participaram da reunião nessa terça dia 12, afirmaram a necessidade de implantação que irá padronizar e integrar os serviços do convênio.
Na proposta apresentada está previsto que em quatro municípios micro sedes atendidos pela Regional de Saúde (Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Prudentópolis e Pitanga), haja a instalação de salas de estabilização para agilizar o processo de transferência e atendimento dos pacientes. Além disso, ambulâncias referenciada devem estar disponíveis aos municípios, sendo cinco veículos de Unidade de Suporte Avançado (USA) e 12 de Unidade de Suporte Básico (USB).
“Em nosso encontro de ontem os prefeitos autorizaram as discussões para Implantação do Samu Regional por meio de um grupo técnico que fará o estudo de viabilidade e apresentará à eles nas próximas semanas. Aguardamos, então, a confirmação”.
Segundo Márcio, a comissão técnica será definida na próxima semana, pelo Conselho da Secretaria de Saúde, ao qual caberá a elaboração do mapeamento da rede de urgência e emergência dos 20 municípios da 5ª Regional de Saúde de Guarapuava, adequada aos serviços do Samu. Devem integrar esse grupo técnico os prefeitos das micro sedes, secretários de saúde e integrantes do Comitê Gestor do Samu de Guarapuava, além de outros representantes políticos da região.
Com a Comissão formada, reuniões semanais devem ser organizadas, com a inserção de hospitais da região nos encontros.
Entre as principais melhorias da implantação do Samu regional estão a melhoria de qualidade e agilidade no atendimento aos pacientes e a redução nos gastos municipais com o transporte. Além disso, O Samu Regional é também um pré-requisito do Ministério da Saúde para recebimento de uma base do transporte aeromédico na região. (Bruno Silveira/Portal Cantu com RSN)