Laranjeiras - ROTAM está sem previsão para ser reativada na cidade
A Ronda Ostensivas Tático Móvel (Rotam), está a mais de cinco meses desativada nas ruas de Laranjeiras do Sul.
A Força policial qualificada para dar atendimento a ocorrências de maior potencial de risco, além do reconhecimento de áreas urbanas e rurais, localização e prisão de quadrilhas do crime organizado, segurança de áreas conflagradas, tanto rurais quanto urbanas, roubos a banco, assaltos com reféns, latrocínio e homicídios, furtos e roubos de veículos, entre muitas outras alterações. Esse policiamento foi retirado das ruas em dezembro de 2018, por falta de efetivo.
O problema se estende em todo Paraná, a falta do efetivo de Policias Militares. Segundo o comandante do 16ºBPM Major Gilmar Golemba, a Rotam poderá ser reativada nos próximos meses em Laranjeiras do Sul, '' A luta não para, seguimos tentando fazer o possível para que retorne a Rotam em Laranjeiras do Sul, precisamos do apoio da comunidade para que intenda que estamos sem policiais, a falta do efetivo é grande, esperamos que nos próximos meses o governador publique um edital para suprir essas necessidades, sendo assim possível retornar com mais policiais nas ruas dos municípios do 16º BPM.’’ – Ressaltou o Major.
Os trabalhos dos Policiais Militares estão dando resultados, ainda de acordo com o Major o 16º BPM é o Batalhão que mais apreende drogas no Paraná, com a ajuda do Batalhão do Choque os resultados melhoraram, Golemba ainda confirmou que há possibilidades da cidade ganhar um batalhão de Choque, o qual serviria para ajudar e atuar ao lado da Ronda Ostensivas Tático Móvel (Rotam). (Com E103)