Laranjeiras - Polícia Civil dá orientações sobre trotes de falsos sequestros
Os conhecidos “trotes de falso sequestro” voltaram a ser registrados em Laranjeiras do Sul e região nos últimos dias. A equipe da Rádio Educadora FM foi procurada por várias vítimas que afirmaram receber as ligações nesta terça dia 05 e quarta dia 06. Nos telefonemas, homens afirmavam estar com parentes das vítimas e solicitavam uma recompensa em troca da liberdade do sequestrado.
Em contato com a Polícia Militar e com a Polícia Civil, segundo os orgãos não foram registrados Boletins de Ocorrência, porém é muito comum acontecer essas situações. O delegado chefe da 2ª SDP de Laranjeiras do Sul, Marcelo Trevizan, elencou algumas orientações de passos que devem ser feitos ao receber e identificar este tipo de ligação.
“Esse é um golpe em que os criminosos aplicam ligando para vários números aleatórios, até centenas de vezes por dia e fingem que estão com um familiar sequestrado. Eles dão dados e características das possíveis vítimas até que se encaixe com a pessoa que atendeu”, explicou o delegado.
Entre as indicações, Marcelo Trevizan pontuou que o primeiro e mais importante passo é manter a calma e tentar contato com o seu familiar. “Em casos de sequestro a maioria das situações são de golpes. Partindo deste pressuposto, a pessoa que recebe uma ligação dessas tem que, num primeiro momento, entender que se trata de um golpe, manter a calma e não fornecer qualquer dado sobre seus familiares”, esclareceu delegado chefe.
Orientações ao atender o telefone e ser informado sobre um possível sequestro:
- Manter a calma e não fornecer nenhum tipo de informação sobre seus familiares (geralmente os criminosos dão falsas características com o intuito de coletar informações);
- Desligar o telefone;
- Manter contato com o seu parente;
- Informar a polícia.
O Delegado da Policia Civil ainda afirmou que seguindo as indicações, o fato pode ser rapidamente desvendado e assim evitar o desfecho do golpe. “Geralmente, ao manter contato com os familiares já é possível identificar que se trata de um golpe, mas é sempre importante manter contato com a polícia para receber as orientações corretas. Além disso, nunca faça qualquer pagamento ou depósito antes de conseguir contato com a polícia”, finalizou.
Denúncias ou informações pode ser comunicado através do 190.