O agronegócio é sem dúvidas um dos setores mais importantes do Brasil. Quando se pensa em Candói por exemplo, muitas pessoas fazem uma associação imediata com a produção agrícola.
Fundada em março de 2018, a Geseeve Alimentos LTDA tem como atividade principal a fabricação de óleos vegetais, comércio de cereais e varejo de sementes.
A extração do farelo vegetal de soja, canola, milho e gergelim são vendidos para diversas regiões do país, onde são utilizados pelas fábricas de ração para nutrição animal, já os óleos são para consumo humano. Atualmente, a empresa gera 08 empregos diretos e 20 indiretos.
Com o objetivo de garantir uma agricultura cada vez mais forte, o Governo Municipal de Porto Barreiro segue trabalhando em parceria com o CMDR (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural) em apoio as ações e patrulhas agrícolas.
Por meio de projetos elaborados junto ao setor de planejamento, na semana que passou mais de R$140.000,00 em equipamentos agrícolas, chegaram para atender as demandas das associações sendo; 1 Semeadeira hidráulica 17 linhas, 3 Carretas agrícolas basculante e, 2 Colhedoras de Forragem (ensiladeira). Para a prefeita Marinez Crotti, essa é mais uma das inúmeras conquistas já destinadas aos agricultores, com objetivo de proporcionar melhor desempenho nas atividades diárias junto de cada propriedade rural. “Nosso apoio junto a agricultura sempre foi mensurável por entender que nosso município é essencialmente agrícola e, por outro lado temos um conselho que trabalha em parceria com as associações, elegendo o destino certo para cada equipamento conquistado junto a nossa administração”, concluiu.
Nos próximos dias o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Porto Barreiro irá se reunir juntamente com os presidente das associações para deliberar a entrega dos equipamentos.
“Não podemos relaxar no cumprimento dos decretos municipais e do governo do estado. As pessoas precisam entender que ainda estamos na luta contra o coronavirus”. A orientação foi feita pelo coordenador do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19, Valdemir Scarpari, que participou na manhã desta segunda-feira, 1, de reunião com as forças de segurança formadas pelas polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros. O encontro aconteceu para unir forças e aumentar a fiscalização visando o distanciamento e fiscalização nos bares, lanchonetes e nas ruas de Laranjeiras do Sul, além do uso obrigatório de máscaras.
A reunião foi realizada no de setor de Vigilância em Saúde e contou também com a presença do Dr. Marcelo Luiz Trevizan, delegado chefe da 2ª SDP; Irwind Rudnick, tenente da Polícia Militar; Cabo Gilberto, do Corpo de Bombeiros; Valdecir Valicki, Secretário de Saúde; Luiz Aquiles, chefe da Vigilância Sanitária, os advogados do município, Nivaldo Belo e Mário Scarpari, além de servidores da Secretaria de Saúde.
O pedido feito aos integrantes das Forças de segurança é que os mesmos reforcem o auxílio junto a equipe da Vigilância Sanitária, para que se faça valer o cumprimento dos Decretos Municipais 030, 031, 038 e 045/2020, todos em vigor em Laranjeiras do Sul. Com relação ao decreto 036/2020, que torna obrigatório o uso de máscaras no município o mesmo vai ser revogado e o município vai acompanhar o decreto estadual 4692/2020, que regulamenta a lei estadual 20.189 que institui a obrigatoriedade do uso das máscaras no Estado enquanto durar a pandemia.
A fiscalização será realizada pelas vigilâncias sanitárias do Estado e dos municípios. No entanto, a Polícia Civil e Militar também estará auxiliando. O decreto estabelece que a abordagem inicial flagrada sem o equipamento de proteção deverá ser na forma de advertência verbal para instruir sobre a necessidade de adoção de medidas preventivas. No caso de aplicação dessa sanção, os valores variam entre R$ 106,60 (uma Unidade Padrão Fiscal do Paraná) a R$ 533,00 para pessoas fiscais; e entre R$ 2.132,00 a R$ 10.660,00 para pessoas jurídicas.
São considerados espaços de uso público ou de uso coletivo vias públicas; parques e praças; pontos de ônibus, terminais de transporte coletivo, rodoviárias, portos e aeroportos; veículos de transporte coletivo, de táxi e transporte por aplicativos; repartições públicas; estabelecimentos comerciais, industriais, bancários, empresas prestadoras de serviços e quaisquer estabelecimentos congêneres; e outros locais em que possa haver aglomeração de pessoas.
A Polícia Civil e Militar também vai auxiliar os profissionais da Secretaria de Saúde, nas denúncias de pessoas que estarão em quarentena ou isolamento domiciliar. De acordo com a legislação vigente, casos confirmados que não cumprirem a determinação serão autuados por se tratar de saúde pública. Todo caso positivo, a pessoa assina um termo se comprometendo em permanecer isolado em seu imóvel até a alta concedida pela equipe da Secretaria de Saúde. A medida tem como objetivo evitar que casos suspeitos, que possam se tornar positivo, transmitam a doença por onde estiverem.
Na noite deste domingo dia 31, a Polícia Militar recuperou no Bairro Melissa em Cascavel o veículo Gol placas ABA 2725 que havia sido furtado em frente a uma residência no dia 23, em Guaraniaçu.
De acordo com a PM o veículo foi recuperado após uma denúncia anônima.
O veículo foi guinchado ao pátio da 15ª SDP Cascavel para que o proprietário possa retirá-lo.
Nenhum suspeito foi preso.
Neste domingo dia 31, após denúncia de festa com som alto, a equipe da PM de Reserva do Iguaçu abordou um individuo que estaria de posse de uma arma de fogo.
A equipe se deslocou até a Rua Eugênio Caldas onde de imediato fez a abordagem ao suspeito, o mesmo colocou a mão na cintura na parte de traz, sendo verbalizado novamente com as ordens de colocar a mão na cabeça e virar de costas, o qual veio a deitar no chão, porém continuando sem colocar
a mão na cabeça, momento em que a equipe novamente deu as ordens de abordagem, não acatadas, sendo então que foi progredido para lograr êxito na abordagem, o qual levantou e correu para traz da porta, arremessando algum objeto que tirou da cintura.
Diante dos fatos e para segurança das equipes, foi adentrada a residência, sendo localizado um revólver
cal.32, sem munições, marca Taurus.
Em continuidade as buscas, foram localizadas 4 munições dentro do tênis do indivíduo.
O preso, arma e munições foram entregues na Delegacia de Polícia Civil de Pinhão para as providências judiciárias. (Com Diário Reservense).
Laranjeiras do Sul registrou mais um caso positivo do novo coronavírus Covid-19.
A confirmação foi emitida nesta segunda dia 01º de junho.
A sétima pessoa a testar positivo para Covid-19 no município é uma mulher de 49 anos. O contágio se deu em âmbito familiar. A mesma encontra-se em isolamento domiciliar.
Dos 07 casos confirmados no município, 02 já são considerados curados clinicamente. Com isso, Laranjeiras contabiliza 07 casos confirmados, 02 recuperados, 13 suspeitos e 32 casos já foram descartados. (Fonte :Secretaria de Saúde).










-PortalCantu-27-06-2026_large.png)
-1-PortalCantu-27-06-2026_large.png)
-PortalCantu-27-06-2026_large.png)
-PortalCantu-27-06-2026_large.png)
-PortalCantu-27-06-2026_large.png)
-PortalCantu-27-06-2026_large.png)







