A Polícia Rodoviária Federal (PRF), desencadeou nessa terça dia (14) a primeira Operação Serra Segura em Candói.
De acordo com a assessoria de imprensa da PRF, as atividades ocorreram no Serviço de Atendimento ao Usuário, na BR-277, da Concessionária Ecocataratas. Esta foi a 6ª edição da ação no Estado.
Assim, a operação tem como objetivo conscientizar os motoristas sobre a importância da manutenção dos veículos a fim de evitar que defeitos mecânicos possam ser a causa de acidentes. Desse modo, durante a abordagem os policiais fazem a fiscalização do veículo, motorista, notas fiscais e carga, enquanto equipes de mecânicos da concessionária fazem uma inspeção em alguns itens de segurança como sistemas de freios.
Além de iluminação, sinalização, suspensão e direção, que, em caso de falhas podem causar acidentes graves. Ainda de acordo com as informações da assessoria, foi feito atendimento aos motoristas, verificando a temperatura e sintomas característicos de pessoas com Covid-19, além de orientações das formas de prevenção, como forma de combate a disseminação do vírus.
Desse modo, quase a metade dos 104 veículos fiscalizados (47,7%) apresentaram algum tipo de problema. Além disso, as principais irregularidades encontradas foram: sinalização (22,3%), pneus (13,4%) e tacógrafo (11,9%). Outros, 19 veículos tiveram seus documentos recolhidos para regularização de problemas encontrados e cinco veículos ficaram retidos por comprometerem a segurança ou por problemas de documentação.
Além dos expressivos números relativos à fiscalização, por ocasião da pandemia do Covid-19, a equipe de enfermeiros da Concessionária Ecocataratas atendeu 67 usuários. (Com RSN/PRF).
A Sanepar informa que, nesta quarta dia 15, a falta de energia afeta o abastecimento em Quedas do Iguaçu.
A normalização do sistema está prevista para o final da noite (dia 15) de forma gradativa.
Só ficarão sem água os clientes que não têm caixa d’água no imóvel, conforme recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A Sanepar sugere que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros. Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo.
A orientação é evitar desperdícios. A Sanepar conta com a participação de todos! O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.
Para consultar esta e outras informações, utilize o aplicativo para celular e tablet Sanepar Mobile ou acesse o site da Sanepar: www.sanepar.com.br. (Com Assessoria Sanepar).
A UAD (Universitários Associados do Dinão), associação dos estudantes que estudam em Cascavel e Guarapuava e que utilizam o transporte em Laranjeiras, abre hoje o período de recadastramento para os estudantes que já são sócios. O prazo segue até dia 31 deste mês.
De acordo com o presidente da associação, Luciano Junior, os acadêmicos que não tiveram mudanças em estado civil ou de endereço não é necessário levar nenhuma documentação, mas deve estar em dia com a intituição.
Já quem teve mudança de endereço ou de estado civil deve levar documento que comprove.
A sede da associação fica anexo à secretaria de Educação e o atendimento estará acontecendo das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16 horas.
Na última semana, o projeto de extensão “Gestão coletiva em associação de pequenos produtores da agricultura familiar”, da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul em parceria com o curso de Engenharia de Alimentos, promoveu capacitação para agricultores familiares integrantes da Associação Resistência Camponesa.
O projeto, que visa apoiar a produção de alimentos saudáveis e fortalecer os pequenos produtores da agricultura familiar, é coordenador pelo professor Luiz Carlos de Freitas e conta com a colaboração da professora do curso de Engenharia de Alimentos Eduarda Molardi Bainy na área técnica de produção de alimentos.
Para o treinamento, os camponeses improvisaram uma sala audiovisual em um barracão da Associação, e o coordenador do projeto realizou a transmissão de vídeos, elaborados pelo curso de Engenharia de Alimentos, com orientações e cuidados com a higiene, manuseio e manipulação de alimentos, especialmente, sobre as medidas preventivas para evitar a transmissão do coronavírus entre os trabalhadores e para garantir a segurança dos alimentos. A participação dos agricultores no treinamento seguiu as recomendações sobre a prevenção da Covid-19.
Um dos vídeos reproduzidos foi "Conversa em tempos de coronavírus: cuidados na produção de alimentos em pequenas propriedades rurais", elaborado especificamente para o treinamento e que pode ser utilizado livremente para outras iniciativas com pequenos produtores de alimentos. Além desse, também foram exibidos vídeos com orientações sobre o uso correto das máscaras de proteção, elaborados pela professora Cátia Francisco, entre outros.
A capacitação também possibilitou responder questões como: O vírus é transmitido por alimentos? Por que me preocupar? O que pode ser feito para reduzir a chance de contaminação? Quais cuidados preciso ter com alimentos e outros produtos do mercado? Qual é a forma adequada de usar a máscara? Quais cuidados os manipuladores de alimentos devem ter com o uso da máscara? Como higienizar os alimentos e embalagens de forma correta?.
Confira a playlist com 14 vídeos que podem ser utilizados livremente para capacitação de manipuladores de alimentos. Os vídeos foram produzidos pelo curso de Engenharia de Alimentos para a iniciativa Contribuições da Engenharia de Alimentos no combate à Covid-19, promovida pelo curso de Engenharia de Alimentos da UFFS.
Confira os vídeos usados na capacitação:
1) Conversa em tempos de coronavírus: cuidados na produção de alimentos em pequenas propriedades rurais;
2) Como usar a máscara de forma adequada?;
3) Uso de máscara por manipuladores de alimentos e proteção à Covid-19;
4) Higienização e conservação de frutas e hortaliças durante pandemia;
5) Procedimentos de higienização de alimentos e cuidados no mercado durante pandemia de Covid-19.
Durante toda a manhã desta quarta dia 15, a equipe da Defesa Civil de Guaraniaçu composta pelos Bombeiros Comunitários Wagner e Peretti realizaram os trabalhos de limpeza no KM 504 da BR 277, no perímetro onde houve a colisão de um caminhão carregado com PVC e uma carreta tanque carregada com óleo vegetal.
A guarnição operacional com apoio da Ecocataratas, realizaram todos os procedimentos para a limpeza do óleo vegetal na pista e as margens da rodovia.
Foi necessário o uso do desencarcerador para corte de uma parte da estrutura do tanque.
O local foi devidamente sinalizado para a fluidez do trafego.






(Fotos: Defesa Civil).
A administração realizou revitalização da Praça Osvaldo Zibetti, na Avenida Paraná no centro, através da equipe de Urbanismo comandada pelo Diretor Sergio Panho.
O ambiente recebeu limpeza em geral, pinturas nos bancos e muros, troca total da areia e reforma dos brinquedos, ficando completamente renovado para os adultos se achegarem e os brinquedos para as crianças brincarem, depois que a pandemia passar.
O prefeito Toninho disse que o perímetro urbano está recebendo melhorias em todos os setores e agora também proporcionamos a população, o aconchego da Praça Osvaldo Zibetti, com a revitalização, a beleza e o conforto em um ambiente central da cidade.




















