Devido à pandemia as atividades das oficinas ofertadas pela Secretaria de Assistência Social e CRAS estão paralisadas, o lanche que era servido nos intervalos se transformou em um kit alimentar destinado às famílias.
Toda semana conforme cronograma, 15 diferentes famílias são atendidas com os alimentos adquiridos por meio do programa Compra Direta Paraná, na qual produtores rurais do município de Virmond e região fornecem para a Cooperativa Caprivir e que repassam para o CRAS.
"Estamos felizes por poder atender mais pessoas ainda que precisam neste momento tão difícil de pandemia e por nossas crianças que uma alimentação saudável. Mais contentes ainda, por poder proporcionar aos nossos produtores rurais um destino de sua produção e consequentemente a renda para sua família", afirmou a Secretária de Assistência Social Marliza Schartz Granoski.
Segundo o prefeito Neimar Granoski, "são ações de comprometimento e de muito trabalho de diversos setores que proporcionam ações de incentivo como esta, famílias do nosso município são atendidas, produtores tem sua renda e a economia no município mesmo em crise faz girar", declarou.
Um capotamento foi registrado no final da tarde desta quarta dia (15) na PR-459 nas proximidades do Santuário de Nossa Senhora Aparecida (Passo da Reserva).
O acidente envolveu o veículo Gol cor branca conduzido por um jovem. Segundo informações apuradas o condutor do veículo gol ultrapassou um caminhão da Prefeitura de Reserva do Iguaçu na curva que fica a alguns metros da Ponte do Rio Reserva, como o mesmo estava em alta velocidade se perdeu na pista e capotou o veículo.
O condutor do caminhão e os demais ocupantes presenciaram o acidente e de imediato prestaram os primeiros socorros.
A vítima foi encaminhada para o Hospital Santa Clara onde recebeu os cuidados básicos, posteriormente foi transferido para Guarapuava.
A PRE esteve no local e registrou a ocorrência. (Com Diário Reservense).
Nesta quarta dia 15, a Polícia Civil de Laranjeiras do Sul, através do G.D.E. (Grupo de Diligências Especiais) da 2ª S.D.P., realizou ação na área do Campo do Bugre, Zona Rural de Rio Bonito do Iguaçu, com o objetivo de investigar um grupo criminoso que vinha realizando furtos transformadores e instalações clandestinas de energia elétrica na região.
Durante as diligências, a equipe conseguiu prender em flagrante dois indivíduos apontados como integrantes de tal grupo por furto qualificado, estando ambos em posse de um transformador recém subtraído.
Na sequência, a equipe se dirigiu até as residências dos demais comparsas, onde foi possível apreender diversos materiais possivelmente furtados, que eram utilizados para as instalações ilegais, além de uma espingarda e de munições. Infelizmente tais pessoas não se encontravam em tais locais, o que impediu a prisão deles em flagrante, contudo a ação serviu demonstrar a participação deles nos ilícitos mencionados, o que será importante para a continuidade das investigações.
Em outro local, apontado como um depósito de um dos integrantes do grupo, foi possível prender um parente de uma dessas pessoas por posse irregular de arma de fogo, já que ele se encontrava em poder de duas espingardas. Neste local também foram apreendidos objetos utilizados para a instalação clandestina de energia elétrica.
Enquanto a equipe realizava diligências em um desses locais, ouviu o barulho de motosserras sendo utilizadas em uma área de preservação ambiental próxima, efetuando a prisão em flagrante de dois indivíduos por crime ambiental, furto qualificado e posse irregular de arma de fogo, indivíduos estes que, em princípio, não fazem parte do grupo criminoso acima mencionado, mas que estavam em flagrante delito.
Diante do contexto, esses cinco indivíduos e os objetos mencionados foram trazidos até a 2ª S.D.P. para a lavratura dos respectivos autos de prisão em flagrante.
Para um deles foi arbitrada fiança, já recolhida, sendo tal indivíduo posto em liberdade, ao passo que para os outros quatro, os crimes por eles praticados não admitem arbitramento de fiança por parte do Delegado de Polícia, razão pela qual se encontram presos na Cadeia Pública local, á disposição da Justiça.
Nesta quinta dia 16, a Secretaria de Saúde de Diamante do Sul, confirmou a 1ª morte por Covid-19 no município.
O óbito trata-se de um idoso de 86 anos, que estava há 24 dias internado na UTI do Hospital de retaguarda em Cascavel.
Ele tinha histórico de comorbidades como diabete, hipertensão e outros.
De acordo com a Secretaria de Saúde uma filha do idoso que não sabia que estava infectada em Cascavel e veio visitar os familiares e transmitiu o vírus para outras cinco pessoas da família, 04 já estão curados e o idoso infectado estava hospitalizado e não resistiu e veio a óbito.
A saúde segue em alerta, pois há ainda no município 08 casos suspeitos.
A Secretária de Saúde Eliane Tirelli reforça para que a população tome os devidos cuidados, usando máscara e evitando aglomerações. (Fonte Boletim Secretaria de Saúde).
Os moradores de Laranjeiras do Sul, na Região Centro-Sul do Paraná, contam os dias para chegar julho de 2021. O mês é emblemático. É quando o Governo do Estado vai entregar um novo sistema de abastecimento, tratamento e reservação de água para a cidade, com captação diretamente no Rio Tapera.
O investimento de R$ 17,6 milhões por parte da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) vai colocar fim a um antigo tormento da população local: a falta de água em alguns pontos do município, especialmente nos dias mais quentes de verão.
“Investimentos como esse são fundamentais para modernizar o Paraná, resolver gargalos que travam o setor produtivo e melhorar a qualidade de vida dos paranaenses”, afirma o governador Carlos Massa ratinho Junior. “Há muito tempo que os moradores de Laranjeiras sofrem com essa questão da água. Água limpa e saneamento básico significam mais saúde para a população”, completa.
AUDACIOSA - A obra é audaciosa, destaca a gerente-geral da Sanepar para a região, Jeanne Schmidt. Ela explica que serão instalados 12 quilômetros de tubulação para fazer com que a água captada no rio chegue à cidade. Além disso, será construído um novo reservatório com capacidade de mil metros cúbicos e reforçado os espaços existentes.
Com isso, a capacidade de captação, tratamento e reservação de água em Laranjeiras do Sul vai mais do que dobrar, passando dos atuais 200 metros cúbicos por hora para cerca de 540 metros cúbicos por hora. “Com esse investimento resolvemos o problema de forma definitiva. A cidade não vai mais sofrer com estiagem ou falta de água nas partes mais altas. É algo para mais de 30 anos”, ressalta a gerente.
De acordo com Jeanne, a ação vai permitir à Sanepar desativar parcialmente os dois poços usados atualmente para ajudar no abastecimento de Laranjeiras do Sul. “Serão utilizados somente em situações críticas, isso se necessário. Teremos folga, tranquilidade e água suficiente”, diz.
PRÓXIMAS ETAPAS – O planejamento estratégico da companhia, porém, já prevê os próximos passos do investimento. A segunda etapa, com processo de licitação concluído, vai ampliar a distribuição da água com reservatórios e interligações.
A terceira fase fará a interligação com Rio Bonito do Iguaçu, município localiza
do a 24 quilômetros de Laranjeiras do Sul. A previsão é que as obras sejam concluídas até o fim de 2022, resolvendo também a questão da distribuição de água na cidade. O investimento nas duas ações é estimado em R$ 15 milhões. “Com a conclusão, teremos água para mandar para Rio Bonito do Iguaçu também”, conta a gerente.
COMEMORAÇÃO – A obra é comemorada por todos na cidade. Lucineli da Silva, que trabalha em posto de combustível na entrada de Laranjeiras do Sul, conta que sempre sofreu muito com a torneira seca, especialmente no período de férias escolar, entre o fim e o começo do ano.
“Ficamos sem água direto. Acaba na sexta e volta só no domingo. Aí temos de apelar para buscar água na casa de alguma pessoa próxima”, diz. “Muitos conhecidos meus também sofrem, ficam totalmente sem água. Por isso essa obra é tão importante”, completa Paula Freitas, que trabalha no setor administrativo do mesmo posto de combustível.
O faz-tudo, como se auto intitula Adão Ribeiro da Silva, é vizinho da construção que está sendo erguida no Rio Tapera. Dia sim outro também ele está lá para espiar a obra. Já virou amigo dos operários e sempre que pode tem um “causo” na ponta da língua para contar sobre o rio.
Como mora desde que nasceu na região, há 59 anos, ele reforça o pedido por cuidados com o vizinho famoso. “Vai resolver o problema da falta da água na cidade, mas precisamos ter muito cuidado com o rio para não ficar sem. Água é tudo”, afirma.
ESGOTO – Paralelamente, a Sanepar reforça os cuidados com o esgotamento sanitário de Laranjeiras do Sul. A meta é fazer com que o índice de saneamento salte de 45% para 70% nos próximos três anos.
A primeira etapa já começou. Com investimento de R$ 2 milhões estão sendo construídos 19 quilômetros de rede pela companhia, o que vai significar 765 novas ligações em unidades habitacionais.
Na sequência, também com o processo de licitação encerrado, outros 25 quilômetros de rede e mais 1.100 novas ligações vão começar a ser implementados na cidade. O investimento é de R$ 10 milhões.
“Mesmo nesse período de pandemia, a Sanepar não para. Além de garantir o funcionamento de seus serviços, a empresa está mantendo os investimentos em obras que ampliam os sistemas e garantem mais qualidade de vida à população”, destaca o diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile.
Companhia vai investir R$ 1,3 bilhão em 2020
A crise provocada pela pandemia do coronavírus não alterou a programação da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) para manter serviços, projetos e obras previstos em seu planejamento anual.
Para 2020, a programação é de R$ 1,3 bilhão para assegurar o abastecimento com água tratada a 100% da população urbana e ampliar o esgotamento sanitário no Estado.
A empresa mantém caixa para sustentar os projetos. Os recursos foram garantidos em uma estratégia financeira que reuniu recursos próprios, gerados pelo lucro da Companhia, de linhas de financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Caixa Econômica Federal e do banco alemão KfW.
A emissão de debêntures, realizada no primeiro trimestre deste ano, é outra fonte de recursos. A empresa captou R$ 350 milhões com a emissão de Debêntures Incentivadas a partir de três projetos aprovados pelo Ministério de Desenvolvimento Regional.
Esses R$ 350 milhões estão destinados a investimentos em obras abastecimento de água em 87 municípios e de esgotamento sanitário em 20 cidades.
Além da implantação de reservatórios e obras de melhorias operacionais em captações de água, vão atender a ampliação e renovação da rede de distribuição e de estações de tratamento. (Com AEN)
Foi assinada na manhã desta terça dia 14, a Ata de Partida para a execução das obras de melhoria s no Colégio Estadual Arnaldo Busato.
O valor contratado foi de R$ 97.199,00 (noventa e sete mil, cento e noventa e nove reais), sendo que a Ágile Construtora Eireli, de Taubaté foi a vencedora do pregão e terá o prazo de 150 dias para a entrega.
A reunião aconteceu com a presença da diretora do Colégio, Elizangela Kurek, os representantes do NRE, professor Lidio dos Santos (chefe) e a professora Andréia Zanin, bem como a coordenadora regional da Cohapar de Francisco Beltrão, Vanessa de Gois, os representantes da empresa Alexandre Pires e Franklin Cardoso, o engenheiro de apoio Antonio Cortivo e o engenheiro fiscal da Obra Gerson Luiz Werlang.
De acordo com o Chefe do NRE, Lidio dos Santos, “esta é uma grande conquista para a escola”. “Serão quase cem mil reais investidos em uma Instituição que aguardava, há muito tempo por estas melhorias, visto que a mesma atende parte de seu alunado em espaços improvisados”.
Os recurso liberado pelo Governo do Estado, Fundepar e Casa Civil. “Esta verba certamente será muito bem aplicada, proporcionando melhor qualidade no espaço físico da instituição e por consequência é um avanço no processo de ensino” concluiu. (Com Jornal Expoente)




















