A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou, no fim da tarde desta segunda dia (16), ocorrência policial envolvendo uma equipe PRF e centenas de indígenas da etnia Kaingang, na BR-277, em Nova Laranjeiras. O fato ocorre na mesma semana em que quatro índios foram presos após o saque de um caminhão e o pisoteamento do corpo do motorista.
Um grupo estimado em cerca de quatrocentos indígenas, dos quais muitos estavam armados com facões, cercou e tomou uma viatura policial que fazia o policiamento no trecho de Rio das Cobras. Após investirem contra os policiais, os indígenas reivindicaram a soltura dos quatro índios presos após saque de carga transportada por veículo envolvido em acidente na última quarta-feira (11), também na BR-277, quando o motorista, que faleceu no acidente, teve seu corpo pisoteado pelos saqueadores.
Após a interdição do trânsito no local, a PRF mobilizou reforço policial e acionou o Grupo de Choque. Durante as negociações, os indígenas atacaram aos policiais e apedrejaram as viaturas, sendo necessário o uso de gás lacrimogênio para controlar a situação, que foi normalizada por volta das 19h15 sem que houvesse registro de policiais ou indígenas feridos.
Com a normalização do fluxo viário no local, a PRF passa a empregar seu efetivo de Pronta Resposta Federal, Grupo de Choque, Suporte Aero-tático e demais meios táticos necessários para garantir que a rodovia não volte a ser interditada pelo grupos indígenas, preservando a mobilidade, logística e integração regional, assim como permitir que os índios retornem às suas aldeias sem que haja o cometimento de qualquer ato criminoso contra a sociedade paranaense e demais usuários das rodovias federais. (Com Assessoria).
Uma viatura da PRF foi "sequestrada" por indígenas na região de Nova Laranjeiras, no fim da tarde desta segunda dia (16).
De acordo com informações, a manifestação ocorreu devido a prisão de indígenas no último dia 11, quando uma carga foi saqueada na BR 277 e agredido com pedra um Policial Rodoviário Federal. Um dos motoristas mortos chegou a ser pisoteado no trecho.
Policiais Militares informaram que a ocorrência foi registrada no trevo de acesso à Quedas do Iguaçu, no KM 477, onde ficaram de prontidão aproximadamente 15 viaturas da PRF. A situação já estaria controlada.
Nesta segunda dia (16), as Polícias Civil e Penal de Laranjeiras do Sul comunicam que, em razão da ação de indígenas contra Policiais Rodoviários Federais ocorrida no município de Nova Laranjeiras, determinou-se a remoção dos três indígenas para outro estabelecimento prisional do Estado.
Por questões de segurança, o destino dos presos não foi divulgado até que a situação de crise fosse solucionada. Segundo as informações, a Polícia agiu preventivamente para evitar a escalada de eventuais ações.
A PRF (Polícia Rodoviária Federal) vai se pronunciar por meio de nota que será elaborada pela CGCOM de Brasília e enviada à imprensa. (Catve).
Nota Funai:
Fundação Nacional do Índio se pronunciou sobre o caso que envolve indígenas e policiais rodoviários federais em Nova Laranjeiras.
A Funai esclarece que " não coaduna com qualquer conduta ilícita".
Ainda segundo o comunicado, a Fundação acompanha o caso e está disposta à colaborar com a polícia.
"A fundação acompanha o caso ocorrido no Paraná e está à disposição das autoridades policiais para colaborar com as investigações".
As Polícias Civil e Penal de Laranjeiras do Sul comunicam que, em razão da ação de indígenas contra policiais rodoviários federais que está ocorrendo neste momento no município de Nova Laranjeiras, determinou-se a remoção dos indígenas que foram presos saqueando peças automotivas em um acidente na última quarta dia 11, para outro estabelecimento prisional do Estado.
A PRF mantém a ordem e os crimes cometidos pelos indígenas serão tratados pela Polícia Federal.
A uma grande mobilização de Viaturas da PRF na Aldeia Indígena de Rio Guarani em Nova Laranjeiras. A PRF faz policiamento para manter a ordem.


(Fotos: Redes Sociais).
Por questões de segurança, o destino dos presos não será revelado ao publico até que a situação de crise seja solucionada.
Por volta das 07h20min deste domingo dia a equipe da PM foi acionada a deslocar até a subestação 138, na PR-459, Vila Copel, após a equipe de vigilância ter notado picos de energia, possivelmente por uma tentativa de furto na subestação.
A equipe foi até o local, onde foi feito contato com os vigilantes, os quais informaram que houve uma tentativa de furto de cabos de cobre, porém, o autor do fato, utilizando de uma serra manual acabou por cortar um cabo que estava energizado, recebendo uma descarga elétrica de aproximadamente 35kwa.
No local ficaram as marcas da descarga elétrica, a qual queimou parte da fiação.
Em ato continuo, a equipe efetuou buscas em um caminho localizado na mata com vestígios recentes de que pessoas haviam passado pelo local, caminho este que seguiu até a rodovia PR-459, inclusive cruzando por baixo da mesma por um duto de escoamento de água e, as margens da rodovia foram encontradas marcas de pneus de um veículo, possivelmente utilizado pelos autores para fuga.
Ainda, em contato com funcionários da Copel que estiveram no local, estes relataram que mesmo utilizando equipamentos de proteção, o autor teria ficado com queimaduras por todo o corpo.
Na tarde deste domingo dia 15, por volta das 15h00min; a equipe do Choque foi solicitada para prestar atendimento a ocorrência de disparo de arma de fogo na Localidade de Charqueado.
Conforme relato de um senhor, por volta das 3 horas da manhã um veículo VW/ Gol cor branca, modelo novo parou em frente a sua residência e ocupantes efetuaram disparos de arma de fogo contra os pneus dianteiros do ônibus, ocasionando danos, e que o referido ônibus estava credenciado na Justiça Eleitoral para ser empregado durante as eleições e ainda dispensaram no local quatro estojos deflagrados de cal.38.
A vítima não soube informar que seriam os autores.
Foram apreendidos estojos deflagrados para serem entregues na 2ª SDP.
Neste domingo dia 15, a equipe da Rotam deslocou em apoio a PRF de Laranjeiras do Sul, após uma solicitação de roubo a mão armada, onde três indivíduos teriam solicitado o serviço de táxi na cidade de Cantagalo até Laranjeiras do Sul, e na localidade de Campo Mendes teriam dado voz de roubo ao motorista, utilizando-se uma arma de fogo, sendo subtraído um celular Xiaomi Redmi de cor azul e uma certa quantia em dinheiro.
Durante diligências para localizar os autores, a equipe veio a realizar a efetiva abordagem na Av. Santos Dumont, próximo ao trevo de acesso na Br 277, sendo que em identificação posterior foi constatado se tratar de 02 maiores de idade e 01 menor.
No momento que na abordagem foi constatado que um dos maiores de idade dispensou uma camiseta sobre o solo e que embolado na mesma uma pistola Beretta calibre .22 com numeração suprimida carregado com uma munição intacta e alimentada com um carregador contendo 10 munições intactas.
Ainda no bolso do calção se encontrava uma sacola plástica contendo uma carteira com o Rg e a quantia de R$ 1.130,00 roubada da vítima.
No bolso do outro indivíduo estava o celular Xiaomi de cor azul também roubado da vítima.
Os mesmos acabaram assumindo a autoria do roubo.
Diante dos fatos foi necessário o uso de algemas para preservar a integridade dos envolvidos, sendo que foi acionado o Conselho Tutelar por ter o efetivo envolvimento do menor.




















