Pinhão - Conselho Municipal de Saúde lança Nota reforçando os cuidados para evitar o contágio do Covid-19

Na manhã de sexta dia 27 de novembro, o Conselho Municipal de Saúde, através de seu representante legal, o Presidente José Lineu Ramos divulgou uma nota reforçando os cuidados necessários para evitar o contágio pelo vírus do Covid-19.

 

A nota chama atenção para a necessidade de não descuidar dos meios que podem impedir a disseminação e contágio do vírus. Também destaca que a estrutura da Saúde está no limite de saturação.

 

Um ponto importante destacado na nota, é que os profissionais de saúde, tem sido muitas vezes hostilizados e ameaçados, quando estão realizando o trabalho de conscientização e até mesmo de notificação nos locais em que há aglomeração. É necessário ressaltar que estes profissionais estão enfrentando estas dificuldades, na tentativa de evitar que haja um aumento maior nos casos de Covid-19, uma vez que nos últimos dias o número de casos confirmados, pessoas suspeitas e monitoradas teve um aumento expressivo.

 

As recomendações continuam as mesmas do início da pandemia: Usar máscara, evitar aglomeração, sair de casa somente se for necessário e o uso de álcool gel. Também é importante ressaltar que o comércio também tem deveres neste combate, fornecendo o álcool gel, não permitindo a entrada e permanência de pessoas sem máscara, e solicitando aos seus funcionários que também utilizem a máscara e respeitem todas as orientações repassadas pelos profissionais de saúde.

 

O Município nesta semana registrou o terceiro óbito desde que a pandemia iniciou, infelizmente uma das vitimas era profissional da saúde que, exercendo a sua profissão, foi contaminado e não resistiu as complicações. Muitos profissionais da saúde estão afastados de seu trabalho, como forma preventiva, enquanto os que ainda estão trabalhando tomam todos os cuidados necessários, para que não haja uma queda na equipe, o que prejudicaria ainda mais as ações realizadas por estes profissionais, para evitar que mais pessoas se contaminem.

 

Acompanhe o conteúdo da Nota.

 

 

 

Laranjeiras - Programa do Governo Municipal entrega mais uma remessa de óculos

Os problemas de visão não esperam. Pensando nisso, a prefeitura de Laranjeiras do Sul, através da Secretaria Municipal de Saúde, entregou na sexta-feira, 27, mais uma remessa de 52 óculos de grau a famílias de baixa renda. O Programa é custeado com recursos da Secretaria Municipal de Saúde, avaliados pelo Conselho Municipal de Saúde, desde a consulta do oftalmologista até custeio das lentes e armações apropriadas. A seleção das pessoas é feita pela Assistente Social da Secretaria Municipal da Saúde, Zilda Guerra. A solenidade de entrega contou com a presença do prefeito Berto Silva; vice-prefeito, Valdemir Scarpari e Secretário de Saúde, Valdecir Valicki.

 

Pelo Programa, são ofertadas as armações e lentes, com modelos variados, resistentes, modernos e atualizados. Para receber um óculos, é preciso se consultar com um oftalmologista do SUS. O processo é rápido, depois da consulta já é encaminhado para confecção e medidas do óculos. “Conseguimos abranger um grande público através deste programa. São idosos, jovens, adolescentes e idosos. Não adianta a Secretaria de Saúde disponibilizar uma consulta se a pessoa não ter condição de comprar os óculos, pois não seria efetivo”, adiantou o prefeito Berto Silva.

 

O vice-prefeito, Valdemir Scarpari, também acompanhou a entrega dos óculos. “Pude perceber nas pessoas a alegria de enxergar novamente. Sabemos da importância do recurso, atendendo pessoas que não teriam como adquirir um óculos”, afirma Scarpari.