Pinhão – Secretaria de Saúde divulga como será o funcionamento da Unidade Sentinela

Unidade Sentinela

 

A Secretaria de Saúde comunicou na tarde desta quarta-feira, que a Unidade Sentinela não terá expediente no dia 15, feriado de Aniversário do Município. Porém, no recesso de segunda dia 14, estará atendendo normalmente.

 

Exames agendados no ESF Mazurechen

 

Outro comunicado importante refere-se aos exames de Ultrassom de abdômen total, que estavam agendados no ESF Mazurechen. Estes exames foram cancelados, sendo realizados apenas exames de urgência, em Guarapuava.

 

 

 

 

 

 

Laranjeiras - Prefeitura retoma processo de higienização de vias públicas e locais de grande circulação

A Prefeitura de Laranjeiras do Sul, através do Departamento de Vigilância em Saúde, retomou nesta terça-feira, 8, o processo de higienização de vias públicas e locais de grande circulação. O trabalho, está sendo feito em todas as Unidades Básicas de Saúde, Terminal Rodoviário, Supermercados, Farmácias, Padarias, Postos de Combustível, agências bancárias e demais locais de serviços essenciais.
 
 
A pulverização é realizada com uma solução de água com hipoclorito de sódio, que neutraliza a ação do coronavírus. Porém, a Prefeitura destaca que a higienização é uma medida preventiva, mas não dispensa o distanciamento social. Portanto, todos devem continuar fazendo a sua parte. “Sabemos que esta é uma medida importante para tentarmos manter nosso município ao máximo longe do vírus. O produto que foi aplicado não faz mal à saúde e após alguns minutos de sua aplicação as pessoas já podem voltar a utilizar os espaços normalmente”, afirmou o Secretário de Saúde, Valdecir Valicki. 
 
 
“Estamos somando esforços para proteger a população. Já fizemos no início da pandemia, no início do mês de março. Mas nada disso terá importância se cada um não fizer a sua parte. As principais dicas de prevenção continuam valendo, que é a higienização constante das mãos, isolamento social e higienização dos ambientes e objetos de grande contato humano”, afirmou o prefeito Berto Silva. 
 
 
No retorno da higienização, a equipe foi coordenada pelo Valmir Barbosa Trindade (Sete) e contou com a participação dos agentes de endemias, Vinicius Gomes Peppes, Hictor Matheus Palhano e Paulo Palhano. Na quinta-feira, 10, a higienização será feita em outros locais de grande circulação de pessoas. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Laranjeiras - Secretaria de Educação define cronograma de Ordem de serviço para professores e pedagogos

A Secretaria de Educação de Laranjeiras do Sul, definiu o cronograma de entrega da Ordem de Serviço, distribuição de turmas e pedidos de permuta para o ano letivo de 2021. Os professores, incluindo de Arte, Educação Física e Inglês, além de pedagogos que desejam prestar serviço em instituição de ensino diferente de onde possui sua fixação poderá solicitar a “Ordem de Serviço”, na sexta-feira, 11, e segunda-feira, 14 de dezembro em horário normal de expediente na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo, através de ofício.
 
 
 A escolha de instituições de ensino será feita por meio da indicação, pelo candidato, no Ofício de Pedido, de 01 (um) até, no máximo, 03 (três) instituições de ensino (sendo Escolas, Cmeis ou APAE), relacionados conforme a ordem de prioridade. Não havendo vaga nas instituições, o profissional continuará na sua vaga de fixação.
 
 
Os pedidos de Ordem de Serviço serão analisados pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo respeitando o tempo de serviço no município de cada profissional, com concessão por tempo determinado, vinculada ao interesse da administração e o professor/pedagogo será comunicado via telefone sobre o parecer do pedido, até o dia 18 de dezembro. A Ordem de Serviço não será concedida em vagas provisórias.
 
 
Os professores concursados para as Escolas do Campo possuem sua fixação somente em escolas desta modalidade, não podendo, nessa linha funcional, pleitear ordem de serviço para escolas que não sejam do campo, conforme o constante do Edital do Concurso Público do ano de 2010. Os pedidos de Ordem de Serviço podem ser revogados a qualquer tempo, a pedido do servidor, mediante análise da Secretaria Municipal da Educação, ou por solicitação deste órgão, sempre prevalecendo o interesse da administração.
 
 
Por outro lado, haverá distribuição de turmas no dia 11 de dezembro de 2020 às 13 horas na Secretaria Municipal de Educação para: professores lotados em Instituição de Ensino que não puder assumir aulas e/ou funções no turno ofertado, por incompatibilidade de horário devidamente comprovada, de acordo com a classificação gerada pela Secretaria de Educação. As 14h30, distribuição de turmas para professores da Língua Inglesa. Já no dia 14 de dezembro, às 8h, distribuição para os professores de Educação Física, às 10h para professores de Arte e às 13h, para professores e Pedagogos sem padrão fixo (voadores).
 
 
Já os pedidos de permuta deverão ser protocolados na Secretaria de Educação, no dia 14 de dezembro em horário de expediente. Entende-se remoção por permuta aquela que visa atender interesses dos profissionais e realizar-se-á neste período ou a qualquer momento do ano vigente, mediante comum acordo entre profissionais lotados em diferentes instituições de ensino, a qual deve ser requerida por ambos os interessados. A decisão sobre a concessão de remoção por permuta, de uma instituição educacional para outra, atenderá prioritariamente aos interesses do ensino e da educação municipal, observando o princípio da equidade. Os professores deverão aguardar oficio da Secretaria de Educação, deferido ou indeferido, sobre os pedidos de permuta. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Guaraniaçu - Município adia a Etapa I do Processo Seletivo, que aconteceria neste sábado, dia 12

O edital nº 118/2020, assinado pela Presidente da Comissão Especial Organizadora e Examinadora, Sra. Ana Rosa Gregório, e lançado nesta quarta-feira, dia 09 de dezembro, torna público o adiamento temporário da prova escrita.

 

De acordo com o edital, o motivo pelo qual ocorreu o adiamento foi um parecer desfavorável para a realização de qualquer atividade que haja aglomeração. Este parecer foi proferido pelo Conselho Municipal de Saúde, através do ofício nº 002/2020, em virtude do aumento do número de casos do Coronavírus Sars Cov2, tanto a nível federal, estadual e municipal.

 

Ainda, conforme o edital desta quarta-feira, no mês de janeiro de 2021, a Comissão Especial Organizadora e Examinadora fará nova consulta ao Conselho de Saúde, sobre a possibilidade de marcar uma nova data e em número maior de lugares minimizando a possibilidade de aglomeração.

 

A prefeitura municipal, através da Presidente da Comissão Especial Organizadora e Examinadora, Ana Rosa Gregório, reitera que “não se trata de cancelamento e sim de adiamento temporário do Processo Seletivo, e, que, uma nova data será marcada e será amplamente divulgada pelos meios de comunicação. A prioridade é preservar vidas e manter os cuidados no combate ao vírus.” Por fim, ela ressalta que “todas as pessoas inscritas não serão prejudicadas pois, mantém-se a inscrição já realizada”, finaliza a Presidente.

 

Mais detalhes podem ser conferidos no próprio edital, disponível na página oficial da prefeitura municipal de Guaraniaçu.

 

 

 

Guaraniaçu - Cidade está preparada para o natal e a tradicional árvore natalina é o centro das atenções

Em tempos de pandemia e com as celebrações canceladas, devido as recomendações da saúde para evitar as aglomerações, a prefeitura municipal de Guaraniaçu concluiu os trabalhos de enfeites e iluminação da cidade. O auge da iluminação é a tradicional árvore natalina, que dá um show de cores, luzes e no seu ponto mais alto, a estrela que simboliza a grandeza daquele que nasce: Jesus. A árvore, colorida e iluminada, encanta crianças e adultos, e assim, mostra um pouco da magia do natal.

 

Com a impossibilidade da vinda do Papai Noel, em virtude da COVID-19, o Prefeito, Osmario Portela, fez questão de realçar ainda mais a iluminação e os enfeites das praças e prédios públicos, pois, de acordo com ele “as nossas crianças que, nesta época do ano já estão ansiosas pela chegada do bom velhinho, agora, mais do que nunca estão também apreensivas quanto à impossibilidade de sua vinda, e, por essa razão, com o trabalho incansável dos profissionais da empresa que presta serviços ao município, redobramos os esforços para, minimizar os impactos desse período de isolamento. Uma das nossas ações foi a de embelezar a cidade com a iluminação. E que essa luz represente a esperança de cada um de nós neste natal, para sairmos juntos e fortalecidos nesta luta.”

 

Ainda, de acordo com o Prefeito “é importante ressaltar que todo esse trabalho foi prestado pela empresa HDC ELÉTRICA, cuja base é da nossa cidade, gerando emprego e renda e demonstrando qualidade no serviço”, finaliza.