Reserva do Iguaçu - Caminhão carregado com leite perde o freio e atinge o paredão de pedra na PR-459
Um caminhão do Laticínio Vila Nova de Mangueirinha, carregado com leite atingiu o paredão de pedra na PR-459 próximo ao trevo de acesso para a Usina de Segredo na tarde de sábado dia 05.
A Polícia Militar foi acionada e no local o condutor identificado como Marciano Prestes relatou que o caminhão ficou sem freios, fator que ocasionou o acidente.
O passageiro do caminhão identificado como Vagner Luiz Lauchen sofreu um corte na mão e foi conduzido até o Hospital Santa Clara de Candói.
A Polícia Rodoviária Estadual esteve no local e registrou a ocorrência. (Com Diário Reservense).
Na segunda dia 30 de Novembro, o coletivo de coordenação do Programa Escola da Terra, juntamente com a coordenadora estadual, Michelle Borsatto, se reuniu, de forma virtual, com os tutores dos três polos do estado do Paraná a fim de socializar as demandas de formação das escolas às quais estão vinculados.
Entre as demandas identificadas, destacou-se a necessidade de retomar as bases teóricas da Educação do Campo, aprofundar o entendimento sobre a identidade camponesa, sobretudo na sua relação com a escola, e discutir a natureza das escolas localizadas no campo enquanto espaço de formação das novas gerações.
O início das atividades de formação está previsto para março de 2021, sendo que, até esse período, os cursistas e tutores foram orientados a estudar textos referentes aos eixos norteadores do programa: a organização do trabalho pedagógico; práticas educativas; cooperação e agroecologia.
O programa Escola da Terra está em sua quarta edição no Paraná e atenderá 200 cursistas organizados em Ciclos de Formação Humana, Multiano e Multisséries, entre eles docentes da Educação Infantil e Ensino Fundamental que atuam em escolas localizadas em comunidades camponesas.
Com oferta desde 2016, o programa já contribuiu com a formação continuada de mais de mil professores que vivem e trabalham no campo paranaense. O programa é desenvolvido por docentes da Universidade Federal da Fronteira Sul, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Universidade Federal do Paraná, Universidade Estadual do Oeste do Paraná e Universidade Federal de Santa Catarina. A coordenação do programa é realizada pelos professores Ana Cristina Hammel, Roberto Antônio Finatto e Marcos Gehrke.
A Secretaria de Saúde recebeu na manhã desta sexta-feira, denúncias de que uma pessoa está ligando para outras pessoas dizendo ser da Unidade Sentinela e pedindo para que se dirijam até a unidade pára consultar.
A Secretaria esclarece que os telefonemas não tem sido realizados pela equipe da unidade Sentinela e que já foi feito Boletim de Ocorrência e estão sendo tomadas as medidas para descobrir quem é o autor das ligações.
Algumas pessoas, inclusive do interior, já procuraram a Unidade dizendo que receberam uma ligação solicitando que comparecessem para uma consulta.
O telefone oficial da Unidade Sentinela é (42) 98403-0625, que atende segunda a sexta, das 8h às 17h. Também pelo telefone (42) 8403-0800, da Epidemiologia podem ser adquiridas informações sobre o Covid-19.
“A orientação é que se receber uma ligação que não seja dos telefones oficias da Unidade Sentinela, solicitando que compareça na Unidade, denuncie e não se dirija à Unidade sem que esteja com sintomas do Covid-19“. Destacou a Enfermeira Ana Lurdes Charnoski.
No inicio da manhã deste domingo dia 06, o condutor de um veículo Corsa acabou perdendo o controle da direção na PR 471 no Km 190+400m, saiu da pista e colidiu violentamente contra árvores as margens da rodovia.
O veículo ficou totalmente destruído.
O condutor de 27 anos teve muita sorte, sofreu apenas ferimentos leves.
A Polícia Rodoviária Estadual de Quedas do Iguaçu registrou o acidente.
Pelos menos três ônibus escolares da Prefeitura Municipal de Campo Bonito foram destruídos por um incêndio nesta manhã de domingo dia 06.

Segundo informações preliminares os três ônibus foram adquiridos recentemente e eram usados para o transporte escolar, os ônibus estavam estacionados junto com demais veículos da frota do município.

(Fotos: Bombeiros).
Um outro ônibus ficou parcialmente destruído pelas chamas.
Graças a ação rápida de funcionários do município o incêndio não atingiu outros ônibus que estavam estacionados ao lado.
A Guarnição dos Bombeiros de Guaraniaçu e Cascavel foram acionados.
A Polícia Militar e Civil estão fazendo os levantamentos.
De acordo informações de funcionários públicos do município, os três ônibus destruídos estavam com a manutenção em dia e prontos para a entrega da próxima gestão.
Câmeras de monitoramento das proximidades serão analisadas.
As causas estão sendo apuradas.




















