Fique por Dentro

Sexta-feira 13 é o dia do azar? Entenda o que a data significa

Sexta-feira 13 é o dia do azar? Entenda o que a data significa

Saiba o que a Numerologia, o Tarot e a Astrologia dizem sobre a data mística

Estamos vivendo Mercúrio retrógrado, acabamos de passar pelo primeiro eclipse de 2022 e, pouco antes de mais um eclipse (na segunda, dia 16 de maio), vamos ter uma Sexta-feira 13! Você sente medo ou teme o azar? Se sim, chegou a hora de entender o significado do número 13 e da data e — o melhor — aprender a usar o dia a seu favor.

Como surgiu o mito do 'Dia do Azar'?

Há várias teorias que sugerem o motivo da sexta-feira 13 ser considerada uma data negativa. O numerólogo Yub Miranda e a astróloga Naiara Tomayno, do Personare, compartilham duas hipóteses para a origem do mito de Dia do Azar.

  • Uma das mais fortes tem origem no século XIV, quando o rei da França, Filipe IV, considerou que a ordem dos Cavaleiros Templários era ilegal. No dia 13 de outubro de 1307, uma sexta-feira, o monarca decretou que os membros da ordem deveriam ser perseguidos, torturados e presos, culminando em muitas mortes. Essa seria uma das razões para que a data tenha uma conotação negativa para algumas pessoas.
  • Outra hipótese sobre a superstição da Sexta-feira 13 vem da Escandinávia. Quando as tribos nórdicas e alemãs foram obrigadas a se converter ao cristianismo, Frigga, a deusa da fertilidade e do amor, foi transformada em bruxa. Para se vingar, passaram a dizer que ela se reunia nas sextas-feiras com outras 11 bruxas e o demônio (13 entidades), para rogar pragas sobre os humanos. Nasceu, então, a Sexta-feira 13 como “o dia de azar para a humanidade”. Na verdade, foi mais uma demonização da força do feminino.

Qual o significado do número 13?

Tanto para a Numerologia quanto para o Tarot e a Astrologia, não há nada de especial em uma Sexta-feira 13. No entanto, há questões que podem ser consideradas nesta data. De acordo com o numerólogo do Personare, algumas pessoas podem se sentir desafiadas na Sexta-feira 13.

Enquanto os números 1 e 3 (que formam o 13) simbolizam coragem, liberdade, otimismo e festividade, o 4 (resultante da soma 1+3) indica justamente o oposto — praticidade, perseverança, determinação e planejamento.

"Então, o conflito está deflagrado dentro do próprio número 13. Há luta entre o risco e a segurança. Mas vale lembrar que isso vale para qualquer dia 13, e não apenas para a sexta-feira 13", explica Yub Miranda.

No Tarot, o 13 é o número do arcano “A Morte”. E essa carta representa a necessidade de mudanças, de sair da zona de conforto. Quem não se sente à vontade para mudar hábitos e situações em sua vida, tende a não gostar desta simbologia.

A Astrologia também não considera a Sexta-feira 13 como um dia de azar — ou qualquer outro simbolismo especial.

"Na Astrologia, nos guiamos pela influência dos astros apenas. Dias como o portal de 22/02/22 (relembre aqui!) ou a Sexta-feira 13 não possuem um significado específico", afirma Naiara Tomayno.

A Astrologia é baseada nos mitos gregos e romanos, enquanto o mito da Sexta-feira 13 nasceu na mitologia nórdica, com a deusa Frigga e Odin. Ou seja, são conhecimentos de diferentes origens.

 Mas existe uma semelhança: Frigga é a deusa da fertilidade, amor e união, assim como Vênus na mitologia romana (e Afrodite na grega). Sexta-feira é um dia regido por Vênus, portanto, trata dos mesmos assuntos de Frigga.

O que fazer na Sexta-feira 13

Deixando de lado as superstições sobre a data, podemos analisar o céu astrológico da Sexta-feira 13 de maio de 2022. Neste dia, Lua em Libra faz oposição à Quíron e trígono a Saturno em Aquário, por isso, é um bom momento para curar feridas sobre nós e aprender a arcar com as responsabilidades nos relacionamentos.

"Esta Sexta-feira 13, portanto, pode ser ótima para fazer rituais de aceitação, estabelecer compromissos nos relacionamentos e saber ouvir o outro, mas sem se anular", sugere Naiara.

Além disso, analisando a data pela Numerologia e pelo Tarot, fica evidente que, por trás dos medos, a mensagem é que é preciso saber arriscar com confiança e planejamento, rumo ao que precisa ser mudado e reestruturado em nossa vida. Tais mudanças pedem coragem e, ao mesmo tempo, pés no chão.

 

 

 

 

 

 

 

Por - Globo

SICREDI 02