Segundo pesquisa. Mais da metade dos brasileiros prefere trabalhar em home office ou jornada híbrida
Mais da metade dos brasileiros gostaria de poder escolher trabalhar remotamente.
Pesquisa do Datafolha realizada entre os dias 19 e 20 de dezembro com DOIS MIL 26 trabalhadores apontou que 24 POR CENTO dos entrevistados preferem o modelo home office.
Outros 28 POR CENTO desejam trabalhar no sistema híbrido, tanto em casa quanto na empresa.
Ao todo, são 52 POR CENTO do mercado de trabalho que se adaptou bem ao modelo que ganhou mais solidez durante a pandemia de covid-19, pelo distanciamento social imposto pelo vírus.
Entre os ouvidos em 126 municípios de todo o país, 45 POR CENTO disseram que preferem o trabalho presencial e TRÊS POR CENTO não opinaram.
Mulheres são as que mais preferem a jornada em casa desde a faixa etária dos 16 aos 24 anos, como é ainda maior acima dessa idade, até 60 anos.
O sistema híbrido também tem preferência um pouco maior do público feminino, mas, neste caso, o percentual fica bem próximo também na opção dos homens.
No entanto, o modelo versátil, ora com jornada presencial na empresa, ora em casa, agrada mais aos jovens e cai à medida em que avança a idade do trabalhador.
Já a opção pelo trabalho 100 POR CENTO presencial é maior entre homens – 48 POR CENTO, contra 41 POR CENTO do público feminino.