Nova lista para repatriação de brasileiros vindos de Gaza já tem 50 nomes
O Itamaraty já selecionou e aprovou 50 nomes de moradores da Faixa de Gaza para serem incluídos na nova lista que será enviada aos governos de Israel e do Egito para serem autorizados a deixar o território palestino em guerra rumo ao Brasil.
Outras seis pessoas estão com seus documentos sob análise, e o grupo final poder ter ainda mais 20 ou 30 pessoas, devido ao agravamento na situação de segurança na fatia sul da região, que deverá ser objeto de uma operação terrestre de Israel assim que a destruição da infraestrutura do grupo terrorista Hamas na metade norte de Gaza satisfizer Tel Aviv.
A primeira leva retirada pelo Itamaraty de Gaza chegou ao Brasil na terça (14), após uma saga de um mês entre remoções, espera por autorização de saída e, por fim, da abertura da fronteira no posto de Rafah, que liga Gaza ao Egito.
Ela tinha 32 pessoas, 22 das quais brasileiras e as restantes, palestinas em processo de imigração e seus parentes. O trabalho agora é muito mais complexo e desafiador para a diplomacia brasileira, que quer enviar a lista pedindo a permissão de saída até o começo da próxima semana.
O motivo é a natureza da lista, que terá mais palestinos do que brasileiros. Foram incluídos diversos parentes do grupo que já foi repatriado, inclusive irmãos maiores de idade, avós e avôs. Não há a certeza de que essas pessoas serão autorizadas a sair.
Por Valor Investe